Mercúrio acabará com a vida na Terra

planet size

A ideia que se tem é que o Sistema Solar é estável, sem modificações.
Mas isso não corresponde à ideia certa, se atentarmos em anos galácticos…

Utilizando simulações de computador, dois estudos independentes concluíram que o efeito gravitacional de Júpiter na órbita de Mercúrio vai fazer com que este atravesse a órbita de Vénus.
Quando isso acontecer, o planeta Mercúrio: irá contra Vénus, irá contra o Sol, será ejectado do Sistema Solar, ou virá contra a Terra.

Se acontecer o último cenário, então a vida acabará na Terra.
O asteróide que dizimou os dinossauros há 65 milhões de anos atrás tinha cerca de 10kms de diâmetro. Mercúrio tem quase 5000 kms de diâmetro. Foi uma colisão com um objecto deste tamanho que deu origem à Lua…

Claro que antes disto acontecer, o Sol vai-se tornar uma estrela gigante vermelha, e assim vaporizará a água na Terra, acabando com a vida neste ponto azul-claro.
A probabilidade de Mercúrio provocar o caos no sistema solar interior, antes do Sol se tornar uma gigante vermelha, é cerca de 1%. Ou seja, não se preocupem com isto.
🙂

Quem viver mil milhões de anos (bilhão, no Brasil) já terá mais certezas no que irá acontecer a Mercúrio… e quiçá até poderá “levar” com um espectáculo magnífico nos céus…

Fonte: Daily Galaxy.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights