6 Novos Planetas e uma Anã Castanha

A equipa da missão CoRoT anunciou hoje a descoberta de 6 novos exoplanetas (CoRoT-8b, -10b, -11b, 12b, -13b e -14b) e uma anã castanha (CoRoT-15b).

Os novos planetas são todos do tipo “Júpiter Quente” excepto o CoRoT-8b que tem apenas 70% da massa de Saturno (ou aproximadamente 60 vezes a massa da Terra). O CoRoT-10b tem a particularidade de ter uma órbita bastante excêntrica pelo que no periastro passa muito próximo da sua estrela hospedeira. Ao longo dos 13 dias do seu período orbital, a temperatura das camadas superiores da atmosfera do planeta varia entre os 250 e os 600 graus (Celsius). O CoRoT-11b tem a particularidade de orbitar uma estrela hospedeira que tem uma rotação extremamente rápida, 40 horas em vez dos 26 dias do nosso Sol. Os planetas -12b, -13b e -14b são aparente mais “normais” mas uma análise mais detalhada revela características interessantes. O CoRoT-12b é um “Júpiter Quente” com a atmosfera inchada muito para lá do que os modelos teóricas para as atmosferas destes planetas prevêem. Ainda não se sabe porque é que alguns destes planetas têm as atmosferas tão distendidas. O CoRoT-13b é duas vezes mais maciço que Júpiter e parece ter um núcleo de rocha e gelo no seu interior com cerca de 16 vezes a massa da Terra. Finalmente, o CoRoT-14b tem 7.5 vezes a massa de Júpiter e 6 vezes a densidade do mesmo, orbitando a sua estrela hospedeira em 1.5 dias ! Trata-se assim de um planeta fortemente irradiado e muito maciço, uma combinação rara.

Para além destes planetas, a anã castanha CoRoT-15b tem cerca de 60 vezes a massa de Júpiter e 40 vezes a sua densidade. As anãs castanhas têm todas sensivelmente o mesmo tamanho de Júpiter (e portanto grandes densidades) pois o mecanismo que as suporta contra a sua própria gravidade é a pressão de degenerescência, uma força de origem quântica produzida por electrões confinados num volume de espaço limitado.

Podem ver a notícia aqui, um comunicado aqui e as características dos planetas aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights