Oceano em Marte

Mars ocean

Ainda há 1 semana atrás falamos de mais evidências para água em Marte no passado (leiam aqui), e temos que voltar ao mesmo tema agora.

Público:
“Há 3,5 mil milhões de anos Marte pode ter sido um planeta azul.
Um modelo feito a partir da informação sobre as marcas geológicas de deltas de rios e redes hidrográfica sugere ter existido uma massa de água que cobria um terço do planeta.
O oceano ficaria no Norte de Marte, teria o tamanho do Atlântico e continha um décimo da água existente na Terra. O artigo sobre o estudo foi publicado ontem na Nature Geoscience.
(…)
Segundo os cálculos, 36 por cento do planeta estaria coberto por água num único oceano que conteria 134 milhões de quilómetros cúbicos de água. Haveria ainda vários lagos com tamanhos diferentes e um ciclo hídrico com chuva, evaporação e neve. O planeta também poderá ter tido vida.
No entanto, há cientistas que contestam esta conclusão. Apesar de tudo indicar ter havido uma grande quantidade de água no Norte de Marte, muitos dos deltas não estão à mesma altitude. Os autores argumentam que a variação da altitude dos deltas é maior na Terra. Mesmo assim, são necessárias mais provas para sustentar a teoria.”
Leiam aqui.
mars ocean
Ciência Hoje:
“O oceano terá coberto 36 por cento da superfície de Marte, contendo 124 milhões de quilómetros cúbicos, ou seja, um volume dez vezes menor do que todos os oceanos terrestres actuais.
Mas Marte é mais pequeno do que a Terra. É como se toda a superfície do planeta vermelho tenha sido coberta por 550 metros de água, na altura em que apareceram as primeiras formas de vida unicelular nos oceanos da Terra.”
Leiam aqui.
mars global ocean

As minhas críticas:

– o salto para VIDA, é mal feito, porque o mesmo modelo não diz nada sobre isso.

– isto é “baralhar e dar o mesmo”. É que basicamente a mesma coisa (vejam essa hipótese aqui) já foi dita em 2007 (aqui e aqui), 2008 (aqui), e 2009 (aqui, aqui, e aqui). E tenho a certeza que podem ver ainda mais notícias basicamente iguais (oceano a norte e nas partes baixas), aqui no nosso blog.

3 comentários

1 ping

  1. Olá,

    Tem razão.

    Devido a Marte ser pequeno, pouco massivo, não teve força para conservar a sua atmosfera.
    Daí ela ter desaparecido, e ter durado tão pouco tempo, em termos geológicos.
    Mas existiu no início.

  2. hum… Nao costumo ver comentário a cerca disto entao vou comentar:
    Alguém já considerou como haveria pressão num planeta com tão pouca força gravitacional para manter uma atmosfera mais densa?

  1. […] AstroPT: Oceano em Marte […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights