Ariane-5ECA lança Arabsat-5A e COMS-1

Após dois adiamentos consecutivos devido a problemas técnicos registados a 24 e 25 de Junho, a missão V195 da Arianespace foi finalmente lançada às 2141UTC do dia 26 de Junho de 2010 a partir do Complexo de Lançamento ELA3 do CSG Kourou, Guiana Francesa. A bordo do Ariane-5ECA (L552) seguiam os satélites Arabsat-5A e COMS-1.

O satélite Arabsat-5A tinha uma massa de 4.939 KG no lançamento e foi construído em conjunto pela EADS Astrium e pela Thales Alenia Space, sendo baseado no modelo Eurostar E3000. O satélite deverá estar operacional durante 15 anos. Transporta 26 repetidores em banda C e 24 repetidores em banda Ku, e será utilizado para fornecer serviços comerciais e sinal de televisão ao mundo árabe.

O satélite sul-coreano COMS-1 (Communication, Ocean and Meteorological Satellite) tinha uma massa de 2.460 kg no lançamento. O COMS-1 foi construído pela EADS Astrium para o Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia e é baseado no modelo Eurostar E3000S. O satélite deverá ter uma vida útil de 10 anos. A bordo transporta uma carga experimental de banda Ku, um sistema de observação meteorológico e equipamento para o estudo dos oceanos e dos ecossistemas marítimos para auxiliar a industria pesqueira do país.

Todas as fases do lançamento decorreram sem problemas e o estágio superior criogénico foi colocado numa órbita com um apogeu a 35.972 km de altitude, perigeu a 249,9 km de altitude e inclinação orbital de 2,0º.

A próxima missão da Arianespace, V196, deverá ter lugar no dia 3 de Agosto quando um foguetão Ariane-5ECA colocar em órbita os satélites de comunicações Nilesat-201 e Rascom-QAF 1R.

Imagens: Arianespace

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights