Etimologia: PLANETA

Planeta vem do grego planetai e quer dizer “errante”. Os antigos astrónomos gregos se deram conta que certos objetos celestes não se mantinham fixos. Estes objetos foram chamados de asteres planetai, ou seja, “estrelas errantes”, vindo de planasthai (“passear”, “vagar”) de origem desconhecida. Depois simplificaram seu nome para Planetai.

Os planetas eram associados a deuses e vários dias da semana levam seus nomes em vários idiomas, o que não acontece com a Língua Portuguesa.

Originalmente incluidos também a Lua e o Sol, o significado científico moderno “mundo que orbita uma estrela” é de 1640.

1. Exitem várias afirmações de que o planeta terra é plano, ligeiramente convexo. Isso procede ?

1. Obviamente que não.

Aristóteles provou a esfericidade da Terra há quase 2500 anos…

As evidências que ele utilizou na altura, e que ainda se utilizam, convencem qualquer um.
      Isto já está explicado em alguns posts e comentários.

2. Essa explicação etimológica é meio estranha…. a palavra plano (que vem de planus) é um antônimo da palavra “planeta” (que vem de planetai).

“plano” é algo organizado ( como planejar, planejamento…), porque “planetai” seria o oposto (algo errante, logo, o contrário de organizado ) ? Meio sem sentido…

1. Não vejo sem sentido, pelo contrário. Se para os antigos eram objetos, astros que não se mantinham fixos, pareciam errantes em relação aos demais observados, eram, então, errantes, na concepção ainda simples naquele tempo.

1. […] – Etimologia: Planeta. Satélite. […]