Índia lança 5 satélites

Após o desaire com o lançamento do GSLV-D3 no dia 15 de Abril de 2010, a ISRO levou a cabo o lançamento do foguetão PSLV-C15 que colocou em órbta cinco satélites. O lançamento teve lugar às 0353UTC do dia 12 de Julho de 2010 a partir do Complexo de Lançamento FLP do Centro Espacial Satish Dawan SHAR, Ilha de Sriharikota.

O satélite CartoSat-2B tinha uma massa de 694 kg no lançamento e é o 10º satélite de detecção remota da série IRS. As imagens obtidas serão utilizadas para planeamento urbano, estudos de transportes, monitorização da água e inventariação das colheitas.

O satélite AlSAT-2A é um satélite de detecção remota argelino que foi construído pela EADS Astrium. Transporta uma câmara de observação com uma resolução máxima de 2,5 metros. A sua massa do lançamento era de 116 kg.

O satélite AISSAT-1 é um satélite que será utilizado para demonstrar tecnologias de detecção de embarcações marítimas. O satélite tinha uma massa de 6,5 kg no lançamento e foi construído pelo Instituto para os Estudos Aeroespaciais da Universidade de Toronto para o governo norueguês.

O satélite TISAT-1 foi construído por estudantes suíços e o satélite STUDSAT foi construído por estudantes indianos.

Imagem: ISRO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights