“WiTricity” – adeus, fios!

Estamos próximos de uma revolução a nível da distribuição da energia eléctrica. Imagine um mundo em que a electricidade sem fios se torne realidade. Tal já teria sido imaginado pelo grande Nikola Tesla, engenheiro sérvio. Essa realidade está mais próxima do que se possa pensar. Telemóveis, consolas, portáteis, robots móveis, e mesmo veículos eléctricos capazes de se recarregarem sem ter nenhuns fios conectados será uma realidade já muito próxima.

Os inventores da tecnologia são investigadores da equipa de Massachusetts Institute of Technology. Os elementos da equipa pertencem ao departamento de Física, Engenharia Mecânica, Ciência dos Computadores, e Instituto para Nanotecnologias. Os membros que compõem a equipa Andre Kurs, Aristeidis Karalis, professor Peter Fisher, Robert Moffatt e professor John Joannopoulos. O termo WiTricity terá sido usado para um projecto liderado pelo professor Marin Soljacic em 2007. (1) (2) A tecnologia já tem nome e foi apelidada de WITRICITY que resulta de uma aglutinação das palavras “WIreless elecTRICITY” (in litteris: electricidade sem fios).

A tecnologia permite fornecer energia eléctrica, a melhor qualidade de energia conhecida, a objectos remotos, sem uso de fios, usando campos magnéticos em oscilação.

Entender o que é a tecnologia é bastante simples: transferência de energia eléctrica sem fios ao longo de distâncias. Perceber como funciona é um pouco mais complicado, mas tal não requer um curso de engenharia para compreender o essencial. A seguir ilustra-se de uma forma simples como tal funciona.

O esquema a seguir ilustra o conceito de WiTricity. As linhas a azul representam o campo magnético induzido pela fonte de alimentação. As linhas a amarelo representam o fluxo de energia da fonte para a bobina (normalmente fios de cobre enrolados em hélice) de captura. Notar que este diagrama mostra como é que o campo magnético (linhas a azul) pode contornar um obstáculo condutor entre a fonte de alimentação e o dispositivo de captura.

Uma imagem que complementa o supracitado:

O vídeo a seguir poderá ser ainda mais claro na explicação da tecnologia, tendo também visado os temas da segurança que certamente serão questionados pelas pessoas.

O futuro está aí….

Links a visitar:
1. http://web.mit.edu/newsoffice/2006/wireless.html
2. http://web.mit.edu/newsoffice/2007/wireless-0607.html
http://www.witricity.com/
http://www.witricitypower.com/

3 comentários

    • Luis Barreiros on 02/07/2011 at 15:30
    • Responder

    No ano passado fiz uma pequena investigação (mais um dos meus personal projects 🙂 ) sobre este assunto, é extremamente interessante, e existe apenas uma questão que compromete a viabilidade da aplicação de witricity em larga escala … a eficiência: existe ainda uma perda significativa de energia entre o emissor e receptores. Principalmente nesta altura em que a investigação no sector energético se encontra numa direcção oposta, que é de um maior aproveitamento de energia. De resto teria tremendas aplicações. E sim, Tesla foi mais uma daquelas pessoas que estava um pouco à frente do seu tempo … houvessem mais como ele.

    cumps,

    Luis Barreiros

    • Manel Rosa Martins on 01/07/2011 at 13:58
    • Responder

    Belo artigo, com uns links de grande qualidade, gostei…de tudo. :))

  1. Fantástico!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights