Bactérias criam roupa

roupa

Se as bactérias na Terra já são “designers de moda”… quais serão os “poderes” de bactérias extraterrestres?

Revista Galileu:
Designer britânica cria roupa “tecida” por bactérias.
Suzanne Lee usou as bactérias que causam a fermentação do chá verde para criar tecidos aparentemente “do nada”. (…)
As fibras do tecido começaram a brotar da mistura de micróbios e propagaram-se. Até que, no final, transformavam-se em finas e húmidas folhas de celulose bacteriana, ideais para serem moldadas no formato de roupas. O experimento e – obra de arte – ganhou o nome de BioCouture.”

• Carlos Oliveira on 19/07/2010 at 14:54

Filipe,

Pois… tens razão com os teares mecânicos 🙂

Também tens razão com os bolsos, etc. Mas imagino que se possam fazer “formas” que já saiam assim… 😉

Quanto às bactérias extraterrestres… tens toda a razão! 🙂

1. Carlos,
    No passado já houve quem se pasmasse ao antever que não precisavam de ter trabalhadores em grandes números e bastava ter teares mecânicos! 🙂

De qualquer maneira, acho que as bactérias só substituem a parte de “geração” de “tecido”. Ainda é preciso alguma inteligência extra-bacteriana para cozer bolsos, colarinhos e botões 🙂

A minha dúvida é porque razão as bactérias extraterrestre serão mais capazes que as nossas? É certo que são essas bactérias que vamos querer procurar primeiro; e são as que o nosso espírito humano de resolução de problemas imagina primeiro. Mas bem que podemos ter o “azar” de começar a encontrar as outras mais “primitivas”.. Primeiro a “bactéria do lenço”, e só depois a “bactéria do kispo” 😀

• Carlos Oliveira on 19/07/2010 at 14:02

Eu sei que fui eu que escrevi este post… mas não posso deixar de deixar o comentário que fiquei completamente pasmado com isto.

Comecei logo a pensar que, no futuro, é escusado ter pessoas a trabalhar ou grandes máquinas a trabalhar para fazer roupas… basta ter bactérias…