Projecto de João Vieira venceu concurso

joão vieira

Correio do Minho:

“A Escola Secundária D. Maria II arrecadou este ano lectivo o maior prémio escolar atribuído em Portugal.
Um projecto, coordenado pelo professor João Paulo Vieira, venceu a edição 2010 do concurso ‘Ciência na Escola’, na secção do Ensino Secundário, promovido pela Fundação Ilídio Pinho.
O prémio, cujo valor pecuniário é de 12.500 euros, será entregue à escola no próximo dia 30, no decurso de uma cerimónia presidida pela ministra da Educação, Isabel Alçada. A entrega decorrerá no Porto, na Escola Rodrigues de Freitas.
Astrofísica experimental na área da Fotometria — Detecção de planetas extra-solares e estrelas duplas’ foi o tema do trabalho desenvolvido por um grupo de alunos oriundos de diferentes turmas, coordenados por João Paulo Vieira.
Ana Machado, José Lopes, Lino Fernandes, Tomé Gouveia, Leonor Keating, Virgínia de Andrade, Joana Paulo e Ana Carvalho são os alunos que constituem o núcleo duro que, ao longo dos últimos seis meses trabalhou neste projecto, que contou ainda com a participação dos alunos do Clube de Artes da escola na ilustração científica.
Este projecto contou também com a colaboração das professoras Maria Tavares, Cidália Freitas e Engrácia Martins.
“O objectivo principal do nosso projecto foi a detecção de planetas que orbitam estrelas fora no nosso sistema solar, usando telescópios de pequena dimensão e câmaras digitais de baixo custo para fins astronómicos”, explicou o docente João Paulo Vieira ao ‘Correio do Minho’.
(…)
Todos os recursos, técnicos e equipamentos, utilizados no desenvolvimento deste projecto foram cedidos pela ORION — Sociedade Científica de Astronomia do Minho através de protocolo de trabalho estabelecido com o Observatório Astronómico de Gualtar-Braga.
Neste projecto colaborou ainda a Universidade do Minho, através do Departamento de Física, nomeadamente na revisão e acompanhamento científico das várias fases do trabalho.
O concurso ‘Ciência na Escola’ é destinado a talentos ‘embrionários’ das ciências exactas, como a Matemática, Física, Química e Biologia, áreas pouco apelativas para a maioria dos estudantes.
‘As Artes da Física’ foi o tema proposta pela Fundação Ilídio Pinho para a edição deste ano do concurso a que concorreram cerca de duas mil escolas de todo o país. (…)”

Para lerem o resto do texto da jornalista Marlene Cerqueira, cliquem aqui.

foto joao vieira

Parabéns João Vieira, a ti e a todo o grupo!!!

3 comentários

  1. Olá Carlos e Jorge,

    O prémio não é para mim nem para os alunos.
    É um prémio atribuído à escola. Tem que ser investido nesta área.
    Vamos a aproveitar as obras para fazer um observatório e continuar a estudar exoplanetas.

    Um abraço
    Vieira

    • Jorge Almeida on 23/07/2010 at 21:22
    • Responder

    talvez 12000 euros. 🙂 Pedes pouco, Carlos.

    • Carlos Oliveira on 23/07/2010 at 19:59
    • Responder

    João, já que o astroPT tem um acordo de colaboração com a ORION, presumo que desses 12.500 euros, cerca de 10 mil euros serão para nós aqui no astroPT, certo? 😛

    Temos que ser justos 😛

    ehehehehe 🙂

    Parabéns 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights