Vida no Universo

alien insects

Não, não vou dizer que os ETs parecem-se com insectos… se bem que faria mais sentido, já que os insectos dominam em termos de número a vida complexa na Terra.
Também não vou dizer que muitos insectos se parecem com ETs.
Nem sequer vou entrar pela ideia que se ETs nos quisessem vigiar, enviariam pequenos robots que para nós se pareceriam pequenos insectos (logo, nem os detectávamos).

Vou falar de 15 artigos, em inglês, que saíram recentemente no mesmo site sobre extraterrestres:

– abiogénese: a vida começou de material não vivo. Leiam aqui, aqui, e aqui.

– RNA terá sido extremamente importante no início da vida. Leiam aqui.

– a descoberta de vida na Antárctica poderá ser similar à descoberta de vida extraterrestre. Leiam aqui.

– a vida poderá precisar de fósforo e eventos catastróficos para começar. Leiam aqui.

– os extraterrestres podem não ter DNA, nem sequer serem baseados no carbono. Leiam aqui.

– ou será o DNA constante no Universo? Leiam aqui.

– os ETs podem não ser inteligentes, já que a evolução não leva necessariamente a inteligência, apesar de que o SETI espera que haja convergência na evolução de inteligência. Leiam aqui e aqui.

– pode haver extraterrestres inteligentes há 2 mil milhões de anos, ou então extinguiram-se rapidamente. Leiam aqui, aqui, e aqui.

– será a vida no Universo similar ao DNA no nosso corpo? De todos os possíveis Universos, aqueles que terão “reprodução” são aqueles que têm vida. Leiam aqui.

– a teoria final do Universo poderá ser descoberta pela biologia. Leiam aqui.

– Hacker acede ilegalmente a informação militar, para procurar evidências de ETs e conspirações governamentais. Leiam aqui.

– Jim Benford diz que os ETs nos podem estar a enviar um género de Tweet. Leiam aqui.

– Supernovas podem acabar com a vida na Terra, e noutros planetas, e pode ser essa a razão de não existirem ETs. Leiam aqui.

– Supernovas podem acabar com a vida em vários sistemas solares. Hipernovas são muito mais poderosas. Ambas podem ser a razão de não vermos vida extraterrestre inteligente em todo o lado. Leiam aqui.

– Paul Davies diz que a Inteligência no Universo é um fenómeno temporário: “I think it very likely – in fact inevitable – that biological intelligence is only a transitory phenomenon, a fleeting phase in the evolution of intelligence in the universe.”