Plantas pensam e memorizam

plants

Segundo um estudo da professora Christine Foyer, as plantas pensam, têm sentimentos, e têm memória (lembram-se).
Eu sou sincero, não percebo muito bem as experiências, mas pelo que percebi, penso que colocaram demasiado peso nas interpretações, que assumem padrões e reacções “animais”.
Por outro lado, pelo que parece, as divisões entre plantas e animais são cada vez menores… daí que quiçá cada vez será mais difícil classificar vida extraterrestre.

Blog:
“Karpinski considerou em pesquisas anteriores que os sinais químicos poderiam percorrer a planta inteira, permitindo sobreviver e responder às mudanças e tensões em seu ambiente. Mas neste novo estudo, sua equipe descobriu que a reação química estimulada pela luz em uma célula da folha, causou uma “cascata” de eventos imediatamente sinalizada para o resto da planta por meio de um tipo específico de célula.
A descoberta desse tipo de células foi comparada ao descobrimento de um “sistema nervoso” nas plantas. “E as mudanças prosseguiram quando a luz foi desligada… Isso foi uma surpresa completa” disse Karpinski, assumindo a possibilidade de que as plantas podem “lembrar” a informação codificada na luz.
O Professor Christine Foyer, botânico da Universidade de Leeds na Inglaterra, considerou o estudo “um passo a frente” em nosso entendimento do assunto. “As plantas têm de sobreviver a estresses, como seca ou frio, conviver com ele e continuar crescendo. Isso requer uma avaliação da situação e uma resposta adequada – que é uma forma de inteligência”. (…)”

BBC:
“Plants are able to “remember” and “react” to information contained in light, according to researchers.
Plants, scientists say, transmit information about light intensity and quality from leaf to leaf in a very similar way to our own nervous systems.
These “electro-chemical signals” are carried by cells that act as “nerves” of the plants.
In their experiment, the scientists showed that light shone on to one leaf caused the whole plant to respond.
And the response, which took the form of light-induced chemical reactions in the leaves, continued in the dark.
This showed, they said, that the plant “remembered” the information encoded in light. (…)”

1. Tenho encontrado em minhas caminhadas, ao meio da grama verde uma plantinha minúscula, chamada (no Brasil) de sensitiva: quando se toca nela, imediatamente ela se contrai. Fecha as pequenas folhas e até o caule (bem pequeno) que é levemente duro, amolece. É uma experiencia fascinante tocar nelas com a ponta do dedo.
    Parabéns por mais este texto.
    Toninho Claro – Lins, SP – Brasil

2. Eu, como vegetariano, começo a ficar preocupado…

3. Ocorreu uma confusão nisto, uma coisa é ver sentimentos igualmente presentes em pedaços de borracha, outro é interpretrar reações adaptativas comuns a todos os seres que demonstra um tipo de inteligência não consciente, similarmente quando nós não exercitamos determinados músculos estes dentem atrofiar, similar ao desenvolvimento espontaneo do corpo mediante o habitat.

• Agostinho Magalhães on 28/07/2010 at 12:26