Astronomia Europeia vem a Lisboa em Setembro

Semana Europeia de Astronomia e Ciências Espaciais

A Joint European and National Astronomy Meeting (JENAM) 2010, uma das mais importantes reuniões científicas na área da astronomia na Europa, terá lugar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa de 6 a 10 de Setembro de 2010.

Uma iniciativa da Sociedade Astronómica Europeia (EAS), este será um importante evento científico, abrangendo temas na linha de frente da astronomia, ciências espaciais e tecnologia, espalhados pelo Simpósios da EAS, Sessões Plenárias, Sessões Públicas, Sessões Especiais e Posters. O programa da JENAM 2010 irá abranger um grande número de assuntos que vão desde os aspectos evolutivos das galáxias anãs, o estudo dos agrupamentos estelares, Interferometria óptica e no infravermelho, o papel do ambiente na formação de estrelas e galáxias, o planeamento estratégico da Astronomia na Europa, colaboração entre astrónomos profissionais e amadores e as novas tendências na educação global da Astronomia
Nesta 18 ª edição da JENAM, grandes instituições científicas europeias como o Observatório Europeu do Sul (ESO) e a Agência Espacial Europeia (ESA) irão apresentar os seus resultados mais actuais. Pela primeira vez, o CERN vai participar no JENAM com uma importante contribuição.

Mais de 400 artigos para apresentações orais e posters foram submetidos e espera-se que cerca de 600 astrónomos de todo o mundo estejam presentes neste encontro.

Esta é a segunda vez que a JENAM é realizada no nosso país e organizada pela Sociedade Portuguesa de Astronomia. Desde a sua última edição em Portugal, que teve lugar no Porto em 2002, a astronomia tornou-se a área mais competitiva da investigação científica em Portugal, segundo um estudo divulgado recentemente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (http://www.gpeari.mctes.pt/archive / doc/Producaocientificanacional_fev2010_aa.pdf).

Mais informações sobre a conferência podem ser encontrada no site oficial: http://www.jenam2010.org

O programa provisório da conferência pode ser encontrado em: http://www.jenam2010.org/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=13&Itemid=26

A JENAM 2010 é organizada pela Sociedade Portuguesa de Astronomia com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT),Fundação Calouste Gulbenkian, OPTICON, RadioNet, ESO e ESA.

Mais informações serão divulgadas antes e durante a conferência, incluindo notas de imprensa sobre as apresentações que podem ser de especial interesse (sujeito a embargo).

Acreditação de jornalistas

Os representantes dos meios de comunicação social são convidados a participar. Um Gabinete de Imprensa estará disponível durante o período da conferência, a partir das 09:00h de Segunda-feira 6 de Setembro até às 17:00h de Sexta-feira 10 de Setembro. O Gabinete dispõe de Internet sem fios.

A acreditação de jornalistas é gratuita, podendo um pré-registo ser feito online no website da conferência ou por correio electrónico para [email protected] (a inscrição antecipada não é obrigatória, mas encorajada).

Bloggers de ciência são bem-vindos para participar da conferência ou para fazer parte da nossa mailing list.

Notas para os editores

A JENAM é organizada a anualmente num país Europeu, numa colaboração entre a Sociedade Astronómica Europeia (EAS) e uma das sociedades astronómicas nacionais. O JENAM 2010 é a 18ª Reunião Anual da Sociedade Astronómica Europeia e a 20ª Reunião Portuguesa de Astronomia e Astrofísica.

A Sociedade Astronómica Europeia (EAS) foi fundada em 1990 e sua finalidade é contribuir para e promover o avanço da astronomia na Europa, no seu sentido mais lato, proporcionando um fórum independente para a discussão de temas de interesse comum e pela disponibilização de meios pelos quais podem ser tomadas medidas sobre as questões que pareça ser desejável  tratar  a nível europeu. A EAS reúne 24 Sociedades Astronómica Europeias e mais de 700 astrónomos profissionais.

Ligações

JENAM: http://www.jenam2010.org

European Astronomical Society (EAS): http://eas.unige.ch/

Sociedade Portuguesa de Astronomia: http://www.sp-astronomia.pt/

Observatório Europeu do Sul (ESO): http://www.eso.org/public/

Agência Espacial Europeia: http://www.esa.int

Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT): http://alfa.fct.mctes.pt/

Fundação Calouste Gulbenkian:http://www.gulbenkian.pt

RadioNet: http://www.radionet-eu.org/

OPTICON: http://www.astro-opticon.org/

Contactos:

Comité Organizador Local e Científico

Sociedade Portuguesa de Astronomia

André Moitinho ([email protected])

European Astronomical Society

Joachim Krautter ([email protected])

Gabinete de Imprensa

The Science Office

Mariana Barrosa ([email protected])

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights