Rastreio Ambicioso Descobre Maternidades Estelares

eso1033

Uma imagem espectacular da Nebulosa da Tarântula, situada na nossa vizinhança galáctica, na Grande Nuvem de Magalhães, foi obtida pelo VISTA, telescópio de rastreio do ESO.
Esta vista panorâmica no infravermelho próximo capturou a própria nebulosa em grande detalhe, assim como o seu meio envolvente.
A imagem foi obtida no início dum rastreio bastante ambicioso das nossas galáxias vizinhas, as Nuvens de Magalhães, e do seu respectivo meio circundante.

A líder da equipa de rastreio, Maria-Rosa Cioni (Universidade de Hertfordshire, Reino Unido) explica: “Esta imagem é de uma das mais importantes regiões de formação estelar no Universo Local – 30 Doradus, a região de formação estelar também conhecida por Nebulosa da Tarântula.
No seu centro encontra-se um grande enxame estelar chamado RMC 136, onde se situam algumas das estrelas de maior massa conhecidas.”
A imagem de campo largo mostra uma quantidade de objectos diferentes.
A área brilhante acima do centro é a própria Nebulosa da Tarântula, com o enxame de estrelas de grande massa, RMC 136, no seu centro.
À esquerda encontra-se o enxame estelar NGC 2100.
À direita está o pequeno resto da supernova SN 1987A (eso1032).
Por baixo do centro situam-se uma série de regiões de formação estelar incluindo NGC 2080 – também chamada “Nebulosa Cabeça de Fantasma” – e o enxame estelar NGC 2083.

Leiam todo o artigo, na página do ESO.