Dinossáurios e Aves

Ultimamente tenho lido alguns livros sobre uma das mais espectaculares (em minha opinião) descobertas da paleontologia, a possibilidade forte de as aves serem descendentes dos dinossáurios. A ideia não é nova, tendo sido avançada pelo influente biólogo e anatomista Thomas Henry Huxley, um acérrimo defensor das ideias evolucionistas de Darwin, em 1870. Huxley notou as semelhanças notáveis entre o esqueleto do então recentemente descoberto Archaeopteryx lithographica e os esqueletos de dinossáurios conhecidos e das aves. Foram no entanto necessários quase 150 anos para esta tese ser demonstrada de forma conclusiva. Para tal contribuiram fortemente as descobertas, nos últimos 15 anos, de vários dinossáurios emplumados na região de Liaoning no nordeste da China.


(Archaeopteryx lithographica. Imagem: Wikipedia)


(Esqueleto de Archaeopteryx. Imagem: Scott Hartman, www.skeletaldrawing.com)

Vejam este vídeo muito bem feito e divertido que descreve sucintamente as evidências que corroboram a tese de que as aves são na realidade dinossáurios.

http://www.youtube.com/watch?v=3wqJzEd4DLM&feature=related

Para além disso, encontrei esta preciosidade disponível online; um artigo que resume o estado da arte nesta área de uma forma legível mesmo para leigos como eu e escrito por um dos maiores especialistas mundiais no tópico, o argentino Luis Chiappe.

1 comentário

  1. Quando comer galinha ou perú, vou imaginar que matei e tou a comer um dinossauro
    🙂

    o vídeo realmente é genial 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights