Kepler Descobre Primeiro Sistema com Dois Planetas em Trânsito

A equipa da missão Kepler acaba de anunciar numa teleconferência a descoberta do primeiro sistema planetário em que são observáveis os trânsitos de mais de um planeta. A descoberta resulta da análise de cerca de 7 meses de observações praticamente contínuas pelo observatório espacial, complementadas com observações da velocidade radial efectuadas no observatório Keck. Os dois planetas do sistema Kepler-9, como é designado, têm massas na mesma ordem de grandeza de Saturno (Saturno = 90 vezes a massa da Terra, Neptuno = 17 vezes a massa da Terra). O Kepler-9b tem um período orbital de 19 dias, um semi-eixo maior de 0.14 unidades astronómicas e uma massa de 80 vezes a da Terra. O Kepler-9c tem um período orbital de 38 dias, um semi-eixo maior de 0.22 unidades astronómicas e uma massa de 54 vezes a da Terra. Como termo de comparação, Mercúrio tem um período de 88 dias e um semi-eixo maior de 0.38 unidades astronómicas. Ambos os planetas efectuam trânsitos e a equipa da missão Kepler conseguiu inclusivé detectar pequenas variações na periodicidade dos trânsitos de cada planeta devidas à interacção gravitacional entre os mesmos. O refinamento destas medições vai permitir o cálculo das massas dos planetas com elevada precisão.

Um terceiro sinal detectado nas observações do sistema Kepler-9 parece corresponder a trânsitos de uma Super-Terra, um possível Kepler-9d, com um raio de 1.5 vezes o da Terra e um período orbital de 1.6 dias. A verificação da realidade física deste planeta demorará ainda algum tempo devido à dificuldade em detectar um planeta com uma massa tão pequena, através de medições da velocidade radial, numa estrela hospedeira tão débil (magnitude 13). A confirmar-se, o sistema Kepler-9 terá 3 planetas com trânsitos observáveis!

Podem ver a notícia original aqui e o resumo do artigo publicado na revista Science aqui. Vejam todos os planetas descobertos pelo Kepler aqui.