Peixes que não congelam

ciencia hoje

Há realmente vida bastante curiosa na Terra, o que faz com que os ETs devam ser muito mais imaginativos do que aquilo que se vai lendo “por aí”…

Ciência Hoje:
“Os peixes que não congelam no Oceano Árctico.
(…)
um anticongelante natural funciona de forma a evitar que os peixes congelem até à morte, nas águas geladas do Oceano Árctico.
A proteína anticongelante (AFP – Antifreeze Protein) existente no sangue do peixe afecta as moléculas da água, em redor do seu corpo, de modo a que permaneça fluida. Não existe nenhuma ligação química entre a proteína e água – a mera presença da primeira é suficiente.
(…)
Temperaturas de menos 1.8º Graus Centígrados (ºC) deveriam ser suficientes para congelar qualquer peixe – o sangue do ser aquático gela a partir de menos 0.9 ºC, geralmente. (…)”

1 comentário

  1. Aqui no Brasil tem um resort, em Goiás, chamado Pousada do Rio Quente. O rio que corre dentro desse resort, evidentemente, é quente, chegando a mais de 40 graus. Alguns peixes chegam a ter mais de 2 m de comprimento, mas o que eu sempre fiquei impressionada é ter peixe naquela água quente e não estar cozido depois de 20 min.! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights