2010 RK53: outro intruso nos domínios da Terra

2010 RF12

Animação composta por 4 imagens obtidas através de um telescópio reflector de 0,25 m, com exposições de 30 segundos cada, mostrando a rápida passagem no céu do asteróide 2010 RF12, nas primeiras horas do dia 8 de Setembro.
Crédito: Associazione Friulana di Astronomia e Meteorologia.

Aparentemente, 2010 RX30 e 2010 RF12 não foram os únicos asteróides a visitar a Terra na passada quarta-feira. Segundo os dados preliminares publicados no Minor Planet Electronic Circular, um terceiro objecto ligeiramente maior que 2010 RF12 terá passado a cerca de 76.300 km da superfície terrestre, pelas 23:30 UTC (00:30 de 9 de Setembro, pela hora de Lisboa). Provisoriamente designado 2010 RK53, este pequeno objecto terá sido descoberto ontem de manhã por astrónomos do programa americano de vigilância de NEOs (objectos próximos da Terra) Catalina Sky Survey. Como a sua aproximação à Terra foi realizada de um ponto no céu muito próximo do Sol (a apenas 34º de elongação), zona proíbida para qualquer telescópio óptico terrestre, não foi possível uma detecção mais precoce.
Estima-se que exista uma população de mais de 50 milhões de objectos com diâmetros na ordem dos 10 metros a cruzar a órbita terrestre. Em média, a Terra é atingida por estes objectos a cada 10 anos. A grande maioria desintegra-se na atmosfera terrestre, sem causar qualquer dano na superfície.

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Thiago Francisco on 14/01/2013 at 10:45
    • Responder

    http://pt.wikipedia.org/wiki/2012_DA14

    É realmente verdade que esse asteroide vai passar a 14500 km da Terra?

  1. É curioso. Este asteróide não recebeu tanta atenção nos media como os outros dois, e no entanto, este não foi detectado a tempo e poderia ter atingido a Terra mesmo antes de sabermos da sua existência.
    Dá que pensar… Os asteróides próximos da Terra mais preocupantes não são aqueles cuja a órbita conhecemos bem, mas sim aqueles que desconhecemos e que passam imperceptíveis aos sistema de vigilância. Ou seja, temos alguns milhões de objectos com que nos preocupar! Felizmente, o espaço interplanetário é ENORME.

  2. Ou seja, se este tivesse “batido”, tinha-se visto um “OVNI”, a passar na atmosfera, e não se sabia o que era… até hoje
    🙂

    Qualquer dia recebe-se um twitter deste género: asteróide com alguns kms bateu na Terra. Não se conseguiu detectar.
    🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights