Nova explicação para interacção entre Quarks e Gluões

quarks e gluoes

Ciência Hoje:
“Um novo fenómeno na interacção entre Quarks e Gluões (substância enigmática que une um quark e um anti-quark para formar o mesão) identificado por uma equipa de investigadores liderada pelo físico Eef Beveren, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), compromete alguns conceitos da actual Teoria das Interacções Fortes entre Quarks, misteriosas partículas subatómicas constituintes de toda a matéria – a interacção não gera novas partículas subatómicas, como se pensava, mas um mero efeito dispersivo, segundo foi hoje anunciado.
(…)
Através de um método pioneiro de análise, uma espécie de “ver ao contrário”, os cientistas revelam que alguns processos que ocorrem nas interacções entre quarks e gluões, ao contrário do que se assumia até aqui, não geram novas partículas (mesões), mas sim um mero efeito dispersivo que apenas confirma os mesões já existentes. Assim, o novo método de análise dos três investigadores permitiu explicar a misteriosa estrutura chamada X(4260) como um efeito secundário e não como um novo mesão e ainda confirmar a existência dos mesões previamente descobertos por eles.
(…)
Fazendo uma analogia com um exemplo do quotidiano, podemos descrever o fenómeno agora descoberto da seguinte forma: “alguém está a tomar um duche quando, de repente, outro membro da família abre a torneira da cozinha, causando perturbações no caudal da água do chuveiro e, em consequência, protestos de quem está no banho. Se decidirmos continuar a brincadeira, abrindo e fechando a torneira da cozinha sucessivamente, durante um certo tempo, formam-se picos de caudal que nos permitem analisar o que permanece depois de se mexer nas torneiras”, ilustra o físico Eef van Beveren. (…)”
Leiam o resto, aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights