Vidente não viu as críticas

tribunal

Lembram-se do Mourinho ter colocado um bruxo em tribunal, por o bruxo querer retirar mérito ao Mourinho com mentiras? Leiam aqui.
Agora passou-se quase o contrário…

O vidente brasileiro Jucelino Nóbrega da Luz faz previsões ridículas deste género: (1) Um atentado a bomba matará mais de 30 pessoas no Iraque; (2) Duas pessoas morrerão em um hospital público. (3) Forças Israelitas atacarão Palestinianos. (4) Planos de atentado na Indonésia. (…) Entre muitas outras previsões generalistas, e que qualquer pessoa pode fazer, como podem ler aqui.
Neste tipo de previsões, algumas são mais específicas, como ter previsto que o Papa actual seria assassinado em Março de 2006, que um avião que partia de Inglaterra ia cair em África a 23 de Dezembro de 2009, que um avião que partia de São Paulo ia cair nos EUA a 19 de Agosto de 2010, etc, etc, etc, numa provável lista onde tem mais previsões falhadas por linha do que eu desde que nasci!
Enfim, vive do medo, de inventar desgraças sobre os acéfalos que acreditam nele.

O mesmo vidente faz outro tipo de previsões, faz incríveis previsões para o passado!!! Ou seja, já se sabe o que se passou, e a seguir “prevê-se” o que se passou. Como exemplos dessas previsões que ele diz que fez: atentados de 11 de Setembro em Nova Iorque (se eu tivesse 1 euro por cada “vidente” que diz que previu estes atentados, estava rico!), captura de Saddam Hussein, entre outras que podem ler aqui.
Mas neste último caso, das previsões para o passado, ele diz que enviou cartas autenticadas no cartório aos destinatários a informar antecipadamente dessas previsões. Só existe um problema: esses destinatários afirmam que nunca receberam nada. Ou seja, afirmam que o “vidente” está a mentir.

jucelino

Ora, o excelente site brasileiro Cepticismo Aberto escreveu um texto onde faz uma análise crítica a estes feitos do “vidente” (nem percebo como o “vidente” não viu este texto antecipadamente…).
Nesse texto (leiam aqui), o site diz que ele é uma fraude, acusando-o inclusivé de falsificar e adulterar cartas, de modo a enganar as pessoas e os media que lhe dão cobertura.
Ora, o Jucelino colocou o site, e o seu fundador, Kentaro Mori, em tribunal, por “danos morais” exigindo um pedido de indemnização.
Felizmente que a justiça no Brasil funcionou correctamente, e percebeu que o que o site fez foi simplesmente uma análise crítica baseada nos factos, e que o Jucelino realmente não tinha de que se queixar. Leiam aqui.

A minha pergunta final: porque será que o “vidente” não “viu” este desfecho?

1 comentário

1 ping

  1. um cartoon divertido sobre como os videntes fazem as coisas:
    http://fossaceptica.blogspot.com/2011/01/como-ser-um-vidente-fantastico.html

  1. […] no céu, fazer pipocas com telemóveis, astrologia, fim do mundo pelo LHC, fim do mundo em 2012, videntes, bruxos, psíquicos, e demais parvoíces que só servem para burlar quem prefere ignorar o […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights