Noite dos Investigadores – Cientistas ao Palco 2010

A Noite dos Investigadores de 2009 foi um sucesso na promoção do contacto dos cientistas com o público.

Vejam uma amostra do Cientistas ao Palco, Cientistas de Pé – Stand-Up Comedy, neste vídeo:

Gostei das piadas à astrologia, Newton, e Bruno Alves.

Hoje, 24 de Setembro, as actividades são muitas, mas o objectivo é só um: aproximar os cientistas do público em geral.
Qual é o impacto da ciência na nossa sociedade? Em que consiste o quotidiano dos investigadores? Para o saber, nada melhor do que falar directamente com os cientistas.

No dia 24 de Setembro, a partir das 15h e até à meia-noite, o país acolhe mais uma «Noite dos Investigadores» e uma nova performance dos «Cientistas ao Palco» no Porto, Coimbra, Lisboa, e Olhão.

PORTO

No Porto, o Cientistas ao Palco contará com a participação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, que irá promover as seguintes actividades:
Observação do Sol: 15h às 17h
Oficina de Construção de Relógios de Sol: 15h às 17h
Starlab – Planetário Portátil: 15h às 17h30 e 20h30 às 21h30
Oficina de Construção de Luneta Astronómica: 22h às 22h30
Observação Nocturna com telescópio: 21h às 22h30

Entre as 15h e a meia-noite, na Praça Gomes Teixeira (Praça dos Leões), terá oportunidade de conhecer vários cientistas que, para além da Ciência, dominam outras áreas como a música e o teatro.
A combinação entre arte e ciência será feita com concertos (só de bandas de cientistas) e duas peças de teatro: «Esferas», pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora, e «Sobre o Futuro… não sabemos!», da Associação Cultural Sem Palco.
Os visitantes vão poder ainda aprender ciência com diversas experiências, ter sessões de speed-dating com investigadores, construir um relógio de sol, fazer observações astronómicas a bordo do Starlab ou beber um “café científico”, servido por “biotecnológicos especializados em cocktails”.

Leiam todo o programa, no Porto, aqui.

COIMBRA

Muitas actividades no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, desde as 15h até à meia-noite.
Leiam o programa, aqui e aqui.

Além de conversas com cientistas, palestras, speed-dating, experiências científicas ao vivo, observações astronómicas, etc, têm também teatro e cientistas no palco.

Às 18h00 e 21h30 têm o Método Bosão de Higgs, no Largo Marquês de Pombal.

“O Método do Bosão de Higgs é uma sátira à pseudociência, à chalatanice mascarada de ciência. Pretende ser um convite à reflexão sobre o uso de linguagem aparentemente científica no marketing, muitas vezes induzindo no consumidor convicções que não têm sustentação científica.
Todos temos que fazer decisões de consumo e o espectáculo faz várias referências à utilização de argumentos científicos no marketing, esperando despertar um cepticismo saudável em relação a auto-proclamadas propriedades fantásticas de um determinado creme ou iogurte.
O Método do Bosão de Higgs é um texto original de David Marçal, encenado por Amândio Pinheiro e interpretado por Sara Paz. Conta ainda com a participação especial de cientistas através de videos que intercalam a acção ao vivo.”

“Venha conhecer um método desenvolvido nos melhores e maiores aceleradores de partículas do mundo e que o pode ajudar a viver melhor. O método do bosão de Higgs contempla uma dieta que segue os mais avançados princípios da física de partículas, uma farmacologia quântica que permite tratar a maioria das patologias (incluindo a melancolia invernal), um creme anti-rugas relativista com partículas à velocidade da luz e um escudo iónico que protege da radiação cósmica (tão prático como um vulgar guarda-chuva). Um espectáculo que aumenta a sua longevidade média, recomendado por 9 em cada 10 físicos teóricos. Os espectadores deste espectáculo têm menos 0,5% de probabilidades de partir uma perna.”
Vejam este powerpoint.

Às 21h30 e 23h00 têm a peça de teatro, As Moscas são Ratos que Voam, sobre como a ciência e as relações com os outros, são vistas pelos próprios cientistas.

LISBOA

Desde as 17h até à meia-noite, têm no Jardim Botânico Tropical, Largo dos Jerónimos, este programa, onde constam experiências científicas, café de ciência, speed-dating e uma exposição.

Destaco também, às 22h, a peça de teatro, Os Últimos dos Texugos.
E às 23h, Cientistas de Pé – Stand-Up Comedy.

OLHÃO

No Ria Shopping, das 10h às 23h.
Leiam o programa, aqui, com oficinas, experiências, teatro, entre outras actividades.
Leiam também, este artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights