Ficção Científica aprovada

Físicos e demais cientistas, incluindo estudantes de áreas científicas, aprovam as séries de ficção científica, sobretudo a espectacular The Big Bang Theory (que já temos falado bastante aqui no blog).

Folha:
“Físicos aprovam “séries nerds” de TV como cientificamente precisas.
“Todo mundo na faculdade de física adora “The Big Bang Theory”, a gente fala “bazinga!” toda hora, pra tudo”, diz Luiza Maurutto, 19, aluna de física na USP.
“Bazinga!” é a marca registrada de Sheldon Cooper, físico nerd que é protagonista dessa série de televisão. Ele usa a expressão sempre que quer deixar claro que está sendo irônico –físico estereotipado, entre as suas limitações sociais está o fato de ele não compreender o sarcasmo, e por isso achar que ninguém mais consegue.
Impressiona, então, que, em vez de irritar os físicos, a nerdice e a incapacidade de Sheldon de se relacionar com outros seres humanos normalmente tenham feito que ele ganhasse uma vasta legião de fãs nos departamentos de física.
Paulo Nussenzveig, professor de física da USP, conta, por exemplo, que é fã da série e já ter até levou cenas para a sala de aula.
A admiração pelo personagem e pelo programa de TV, que já vai para a sua quarta temporada nos EUA, tem ao menos dois grandes motivos.
O primeiro é que os físicos consideram –e eles se importam tremendamente com isso– que a série é cientificamente precisa. Os personagens, dizem, não cometem uma única impropriedade, e mesmo as piadas não perdem o rigor científico.
No caso de “The Big Bang Theory”, o segundo motivo pelo qual os físicos gostam da série é que, afinal, eles têm mesmo muitos colegas que lembram o Sheldon.
“Tenho vários amigos assim, a série é muito verdade. Bem nerds, que só falam de física. Amigos que, quando todos estão almoçando, ficam fazendo conta num papelzinho, que têm dificuldade para se relacionar, para abraçar, até para falar com mulher”, diz Maurutto.
“Todo mundo diz conhecer um Sheldon, mas ninguém diz ser um. A matemática não bate”, brinca. “Mas talvez surpreenda que aqui na minha universidade, a UCLA, eu tenho visto muitas jovens mulheres totalmente apaixonadas pelo Sheldon.”
Os físicos apontam, ainda, mais fatores que agradam nessas séries.
“Os nerds em “The Big Bang Theory”, por exemplo, são arrogantes o suficiente para estarem por cima. É diferente de Friends, em que o cientista, o paleontólogo Ross, era um coitado… embora ele tenha ficado com a Jennifer Aniston”, diz Kinouchi. “E acho que os físicos gostam também porque (quase) todos estamos procurando nossa Penny, não?”, brinca, em referência à atraente garçonete loira que é personagem da série e acaba se envolvendo com o físico que mora com Sheldon. (…)”