ATALAIA – 350 encontros desde 2002

É verdade.

No sábado, dia 16 de Outubro de 2010, ocorreu o encontro nº 350 na Atalaia.

Na realidade houve bastantes mais.

Mas,  da página www.atalaia.org constam 350 encontros, e começam em 2002.

Mas já havia encontros na Atalaia desde 2000 e alguns encontros não foram objecto de reportagem.

De qualquer forma, a página www.atalaia.org é um repositório histórico.

Desde simples relatos de presença, às tentativas de obter as primeiras imagens, às idas a Serpa, à Serra da Estrela, às idas aos observatórios do Roque de los Muchachos em La Palma, a Calar Alto, aos trânsitos de Mercúrio e de Vénus, ao eclipse anular do Sol em Bragança, ao eclipse total do Sol na Turquia, à captura das primeiras imagens do asteróide Portugal, ao aperfeiçoamento das técnicas de captura e processamento de imagens astronómicas, aos espectros, aos exoplanetas, aos relatos de convívio, aos relatos de tertúlias, às brincadeiras, ao apadrinhamento de novos observadores, à participação na campanha da WR 140, à realização do workshop sobre a WR 140,  etc., etc., etc. de tudo há neste extenso rol de relatos, absolutamente único.

Não há fenómeno observável nesta área que não tenha sido objecto da actividade deste grupo, a menos que a meteorologia não o tenha permitido.

A Atalaia tem passado por períodos altos e baixos.

A Atalaia não é uma instituição; é simplesmente um grupo de astrónomos amadores.

Neste momento está em clara fase de crescimento, com observadores fiéis e com o aparecimento constante de novos frequentadores.

Cultiva-se o espírito de convívio, de partilha de material e de conhecimentos, o espírito de tertúlia, o acolhimento caloroso e sem preconceitos a todos os visitantes, quer sejam ocasionais, quer venham para ficar.

No encontro nº 350 tivemos cerca de 15 presenças, 3 pela primeira vez.

E todos os sábados, verão e inverno, desde que o tempo o permita, haverá sempre alguém naquele pequeno rectângulo gentilmente facultado pelo proprietário Sr. António Zorro para local de observação do Grupo Atalaia.

Alberto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights