Será a Terra redonda?

Enquanto estava a escrever este enorme comentário sobre os Extraterrestres chegarem em 2014, o Paulo Pires, membro da nossa lista de discussão, enviou um link de um Fórum que defende que a Terra é plana.
Eu já falei disto, neste post.

Basicamente, existem muitas Igrejas Cristãs, que acreditam literalmente na Bíblia, e dizem que a Terra é plana. São visões Criacionistas que também acham que a gravidade não existe, que a Evolução é mentira, e que a Terra só tem 6000 anos.
Vejam este site que “prova” que a Terra é plana lendo a Bíblia. O site explica porque a Bíblia está mal: porque foi escrita com os conhecimentos da altura, que eram limitados (apesar de antes da Bíblia já se saber que a Terra era redonda…).

Dizia-nos o Paulo Pires que: “eu ainda estou boquiaberto com tamanha ignorância e incrível credibilidade destas palavras. E muito mais me admira a quantidade de seguidores que acreditam cegamente nisto.”
Ora, lendo o Fórum, o que vi?

O Fórum é de uma Igreja Batista (Cristã) que segue literalmente a Bíblia.
Há seguidores com comentários puramente racistas. Ou seja, só os brancos são bem-vindos nessa Igreja, e no Céu.
As 3 experiências que eles dizem para fazer em casa, para provarem que a Terra é plana, são:

1 – Saltem: se saltarem notam que caem no mesmo ponto em que saltaram. O que quer dizer que a Terra não se moveu. Da mesma forma, se saltarem de um autocarro em andamento, estatelam-se no chão, porque o autocarro estava em movimento e a Terra não.
Resposta: isto NÃO prova que a Terra não é redonda. Simplesmente diz que não se move. É só! No entanto, os argumentos são errados, porque ao saltar, a pessoa cai no mesmo ponto porque a Terra roda à mesma velocidade, e nós com ela, daí que caímos no mesmo ponto. Quanto ao autocarro, vai mais depressa que a rotação da terra (além da rotação, adiciona-se a velocidade do autocarro), daí a pessoa estatelar-se. Da mesma forma que se uma pessoa saltar dum carro a 300 kms/h para um carro a 100 kms/h vai-se estatelar.

2 – Austrália: se a Terra fosse redonda, as pessoas na Austrália cairiam, tal como ao colocar papel na parte de baixo de um balão, o papel cai.
Resposta: esta é uma dúvida que têm os miúdos de 3 anos (ou seja, estes religiosos têm essa idade mental). Obviamente que a resposta é Gravidade, que atrai tudo na Terra para o centro do planeta.

3 – Subir: se subirmos num balão continuamos a ver o mesmo da superfície da Terra. Vemos mais, porque estamos mais alto, mas continuamos a ver que é plana.
Resposta: uma bactéria na superfície de um balão, também pensa que está numa superfície plana. O que se passa é que a Terra é tão grande que parece plana olhemos para um lado ou para o outro. Mas também é certo que se subirmos muito alto, já vemos a curvatura natural da Terra.

O Reverendo no Fórum, diz que estas provas de que a Terra é plana estão 100% confirmadas pelos cientistas-creacionistas. Ora, cientistas-creacionistas não existem. É uma expressão contraditória (um oximoron).
E, como se vê, basta pensar 2 minutos, para se perceber a estupidez das “provas” apresentadas.

Aristóteles, há quase 2500 anos atrás, já provou que a Terra é redonda.
Como?
Sempre que ia para Sul, a estrela polar gradualmente parecia descer no céu.
Sempre que olhava para os barcos ao longe, os mastros dos barcos iam baixando gradualmente.
Durante um eclipse, ao olhar para a sombra da Terra na Lua, vê-se que a Terra é redonda.

Claro que actualmente também existem milhares de fotografias tiradas a partir do espaço, por astronautas e turistas espaciais.
E até há fotografias (e vídeos) tiradas de muito alto, por pessoas normais que mandam balões quase para o espaço, como até temos feito publicidade aqui no blog. E nessas fotos, percebe-se a curvatura da Terra.

flat earthers

Notem que existe uma Sociedade da Terra Plana. Vejam aqui.
Tem obviamente muitos membros, porque as pessoas não pensam.
Seguem religiosamente o que um livro lhes diz. São fundamentalistas. E na sua maioria, são Cristãs. São Criacionistas.

Para eles, não só a Terra é plana, como também é finita.
Ou seja, podemos chegar ao final da Terra, e cairmos no “precipício do espaço”.
edge of the world

O jornal The Guardian, fez uma entrevista ao Presidente dessa Sociedade. Leiam aqui.
Nessa entrevista ele diz que:
– a Terra é plana, um disco, com a Antártica com montanhas na borda. Mas quem passar para lá dessas montanhas, pode cair da Terra.
– o Sol e a Lua são redondos, mas muito mais pequenos do que a ciência diz. O Sol tem somente 51 kms.
– o Sol e a Lua rodam à volta da Terra. Porquê? Porque a Terra está no centro do Universo, porque é assim que Deus fez o mundo.
– a Terra é plana e o Sol e a Lua são esféricos. Porquê? Porque a Terra é especial, porque foi assim que Deus fez o mundo.
– diz que mesmo que o levassem ao espaço, que não acreditaria, e seriam truques (como dizerem que mandam pessoas à Lua ou objectos para Marte).
– diz que quando salta, cai para o chão porque não há nada a segurá-lo. A gravidade é uma mentira inventada pelos cientistas, que serve para enganar as crianças nas escolas (não explica a atmosfera).
– diz que a Sociedade privilegia a razão e a experiência, contra as crenças. Pois…

Mas o melhor dele, em termos de hipocrisia e estupidez, é que ele acredita que se uma pessoa voar através das montanhas da Antártica, iria cair da Terra. E se há quem voe, então é tudo mentiras e truques. Mas ele não tem problemas em voar dos EUA para a Europa.
Por outro lado, ele usa GPS, telemóveis, etc, mas diz que os satélites não existem – são tudo mentira dos cientistas.

Claude Chabrol disse isto: “A estupidez é infinitamente mais fascinante que a inteligência; a inteligência tem os seus limites, a estupidez não”.

Einstein disse: “Só duas coisas são infinitas: o Universo e a estupidez humana. Só não tenho a certeza sobre o Universo.”

29 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Tal da lente olho de peixe faz até a Terra de curvar!!!!!! kkkkk… Essa Go Pro é o bicho!!!!!!!

  2. Eu gostaria de entender algo. Se estamos em um globo, que gira em dois eixos, rotação e translação, porque as imagens em timelaps mostram a tragetória dos astros como um movimento circular uniforme? Se a terra fizesse apenas rotação, isso seria justificável, mas já que também há o movimento de rotação, o movimento observado deveria ser uma espiral, não? Se houver ainda um terceiro eixo, a trajetória deveria ser vista como um emaranhado de astros. alguém pode me sanar esta dúvida, por favor?

    1. Olá Vinicius,

      A Terra tem apenas um eixo de rotação. A translação não é um movimento de rotação, mas sim uma trajetória numa curva fechada em redor do Sol.

    1. LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL 😀

  3. Todo mundo já assistiu um por do sol e observou que quando ele não era mais visível no horizonte sua luz ainda incidia sobre as nuvens que estavam acima de nossas cabeças.

  4. Eu não aguento mais esse negocio de terra plana não tem logica alguma

    • Manel Rosa Martins on 22/05/2015 at 00:07
    • Responder

    A Terra é plana como dizem as bestas quadradas nas mesas redondas.

  5. answering-christianity.comlhup.edulhup.edu…

    Luciano,

    Pelo seu comentário só posso concluir que o Luciano pensa que sabe mais sobre a Biblia e a religião que 1500 anos de história da Igreja.
    Parabéns!!! Sabe mais que o Papa!!!

    E mais: o Luciano sabe mais sobre Criacionismo que os próprios Criacionistas!!! Fantástico!!!
    http://people.howstuffworks.com/creationism1.htm
    http://en.wikipedia.org/wiki/Flat_Earth_Society#Origins_-_the_Zetetic_societies

    http://www.answering-christianity.com/earth_flat.htm

    http://www.lhup.edu/~dsimanek/febible.htm
    http://www.lhup.edu/~dsimanek/crea-fe.htm

  6. Quem diz que a terra é plana está redondamente enganado. E quem diz que os cristãos criacionistas crêm que a terra é plana são ignorantes. O criacionismo crê plenamente que tudo foi criado por Deus. A Bíblia fala da “redondeza” da terra no livro de Isaías. Quando as escrituras se refere “aos quatro cantos da terra” está a fazer referência aos quatro pontos cardeais e à totalidade ou todos os recantos do planeta.

  7. Ricardo,

    Será que sabe mais do que, no mínimo, 100 milhões de leitores da Bíblia diariamente?
    Não me parece.

    Se calhar, em vez de só ler a Bíblia e retirar a sua interpretação, devia ler sobre as interpretações dos outros também. É uma sugestão que lhe deixo.
    Se calhar quem anda a inventar é o Ricardo… por ignorância.

    Sobre extraterrestres, por exemplo, posso-lhe dar dezenas de exemplos de padres e bispos que citam passagens da Bíblia a dizer que existem extraterrestres, e dar-lhe dezenas de exemplos de padres e bispos que citam passagens da Bíblia a dizer que eles não existem.
    E não me parece que o Ricardo tenha lido melhor a Bíblia do que eles…

  8. Com relação a palavra de Deus , a biblia sagrada , se vc não olhar com os olhos espirituais , nunca vai entender nada , e quem colocou esse poster não deve ser leitor da biblia , na biblia nos encontramos uma passagem que diz : que o senhor assenta – se acima do circulo da terra , ou faz sua morada sobre o circulo da terra . Finalizando a biblia sempre disse que a terra era redonda , tem uma passagem de um sonho de jose , que ele sonha com o sistema solar , não inventem se não conhecem a palavra , a biblia e o unico livro que se vc não tiver fe , e for cheio do espirito de Deus , vc nunca vai entender nada , graças e paz .

  9. Estas meias verdades de que “sim senhor o homem afinal até que descende do macaco, mas foi Deus que criou o macaco. Adão e Eva era só uma alegoria” e o facto de depois, como é dito no post, se usarem da ciência mas dizerem que é tudo mentira realmente abrilhantam o meu dia.
    Pessoalmente acredito em Deus, não pelos padrões da Igreja, mas à minha maneira, porque tive liberdade para fazer essa escolha, para perguntar e obter (ou não) respostas. Não me incomoda haver quem ignore alguns factos e acredite nisso, cada um é livre de acreditar no que lhe aprouver, mas acho bastante ridículas essas restrições educativas, que não passam de uma estratégia de “arranjar adeptos à força”.
    O que consegui assimilar em 16 curtos anos de existência é que, apesar de precisar da tal presença/força maior que é Deus (mais tarde ou mais cedo todos nos apoiamos nisso), não posso simplesmente ignorar o que está à frente dos meus olhos.

  10. Exacto.
    Por alguma razão dizem que “no meio é que está a virtude” 🙂

  11. Todo fundamentalismo é perigoso, não é? 😉

  12. José Luis: tem razão. Já corrigi. Obrigado!

    Mirian: tem razão. Da mesma forma que eu seria totalmente contra os cientistas entrarem pelas Igrejas dentro para ensinarem ciência (para mim, não faria sentido), também sou contra no Kansas e no Texas terem sido despedidos professores de Biologia porque nas suas aulas (de Ciencia) não usaram a Bíblia como o livro de referência.
    Penso que estes fanáticos deviam seguir a frase: “Cada macaco no seu galho”
    🙂

  13. !!!!!!!
    Espantadíssima!!! :O
    Desde criança minha mãe me mostrava a Bíblia e dizia que já ali dizia que a Terra era redondinha, mas nunca me disse que era plana! Mamãe me traiu. 😀

    Eu acho interessante essa história de igreja e ciência se debatendo em coisas que não diz respeito a uma e outra. Espiritualidade é uma coisa, Razão é outra. Meter o dedo em coisas da razão é sandice, principalmente se há a comprovação sobre o que diz. Isso não precisa de fé para acreditar ou não – existe e pronto. Se a coisa diz respeito a fé, existe o improvável, existe a possibilidade de ser e não ser, não há como a razão bater o pé e dizer que é assim ou assado – diz respeito a fé.

    Portanto, para mim, pela fé, acredito em Deus, mas sem dúvida a Terra continua redondinha, como a bola torta de futebol dos meus filhos. 🙂

  14. Pá, eu sei que não se devia tratar mal as pessoas que têm este tipo de visão, mas esta gente tira qualquer pessoa do sério…

    Como uma frase que já ouvi: “How do you show someone they’re not thinking clearly?… When they’re not thinking clearly!”

    P.S.: Já agora uma correcção ao texto do post. Antes do “Diagram A” tem: «(apesar de antes da Bíblia já se saber que a Bíblia era redonda… mas os religiosos não quiseram saber)» -> Penso que o que querias dizer era: «(apesar de antes da Bíblia já se saber que a Terra era redonda… mas os religiosos não quiseram saber)»

  15. Sò quero dizêr que tenho 67, anos e pensava que jà não existia ninguém, a raciocinar assim! È preciso ter-se cuidado, com estas seitas, que fazem lavagem de cèrebro. Bom trabalho e parabéns para o blog.

    1. Essa afirmação que a terra [é redonda demorou para ser reconhecida, mas se olharmos para a biblia veremos que no período que vai de 700 a 680 a.C. (período em que provavelmente foi escrito o livro de Isaías) o profeta afirmou categoricamente que a Terra é redonda pois ele diz: “…Ele é quem está assentado sobre o globo da Terra…” (Isaías 40. 22). No versículo citado Isaías diz que “Ele”, refrindo-se a Deus: “está assentado sobre o globo”. Se verificarmos no dicionário veremos que apenas um dos significados de globo é “…corpo esférico, redondo…”. O que quero dizer aqui é: se o homem prestasse atenção e soubesse interpretar as escrituras sagradas (bíblia), já saberia desse fato há mais de 2.500 anos,

      1. No ano 350 a.C. Aristóteles provou que a Terra é redonda.
        Foi provado cientificamente, bastando para isso ter 2 olhos na cara.

        Quanto à Biblia, também diz que era o Sol que orbitava a Terra, sendo que Jó, supostamente, conseguiu parar o Sol.

        Quanto ao Isaías, ele fala em disco terrestre. Ele pensava que a Terra era como um prato.

        Como se percebe, a Bíblia não pode nem deve ser fonte para conhecimento científico.

        abraços

  16. Então e se a Terra é plana e tem um limite donde do qual se pode cair, porque não ir até lá ver com os próprios olhos? Isso já não seria uma experiência válida a fazer?

    No fórum nem conseguem explicar o porquê dos fusos horários, as estações do ano, as marés… Enfim, a lista não tem fim… É plana porque é.

    Foi como li uma vez por causa dos fósseis “Deus colocou-os lá para testar a nossa fé”. No comments…

      • Rodolfo Penteado on 11/02/2014 at 17:04
      • Responder

      “testar a fé”…

      E o “Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança.”, um convite para que a gente evolua, progrida, use nossos cérebros fica onde?

      Além do mais, as Escrituras não são, nunca foram um tratado científico para serem tratadas dessa maneira dos criacionistas e se D-US estivesse tão preocupado em contar a nós como ELE criou o universo não teria posto um conteúdo tão breve sobre isso tudo ali. Basta ver que dos 50 capítulos do Genesis, apenas o primeiro diz respeito a criação do universo. Há mais conteúdo relatando sobre Abraão ou Jacó no mesmo livro. O objetivo do relato da criação ali é apenas dizer “fui EU quem criei, mas não é disso que quero tratar com vocês, se querem saber como foi, descubram por si”.

      800 anos atrás um rabino na terra santa, usando somente das Escrituras calculou que aqueles 6 dias da criação seriam algo na verdade aos nossos olhos humanos como 15 bilhões de anos. Não possui credibilidade científica, naturalmente, já que ele se baseou nas Escrituras, não em observações, mas ilustra muito bem o tamanho da estupidez que é considerar literalmente coisas que até mesmo entre religiosos sempre foram vistas como alegorias.

  17. Sim, tem toda a razão.

    Aliás, a Igreja Católica adoptou o Geocentrismo (Terra parada no Centro do Universo), ou seja, adoptou os ensinamentos de Aristóteles.
    E foi Aristóteles que disse que a Terra era esférica.
    Logo, é natural que na Igreja Católica também se adoptasse a Terra ser esférica.

    Aliás a Bíblia não me parece clara sobre a Terra ser plana, se bem que a verdade é que diz várias vezes que se pode chegar ao “final do mundo”, mas tal como no filme “Os Deuses Devem estar Loucos”, nessa altura isso queria dizer chegar a um precipício ou ao Oceano.

    No entanto, o Criacionismo tem uma visão literal da Bíblia, e tem as suas interpretações próprias.
    E só nos EUA tem pelo menos 100 milhões de seguidores, que acreditam, por exemplo, que a Terra tem 6000 anos e a Evolução é uma mentira dos cientistas.

    1. Você está mentindo quando afirma que existem muitas fotos que comprovem que ela é esférica pois até hoje das que eu vi nenhuma é real, todas criadas por CGI. E sim de fato a Terra é extremamente plana e muitos vídeos de balões enviados com câmeras para a estratosfera comprovam isso,o próprio horizonte é sempre plano e água também ,pois, ela só se mantem plana exatamente pelo formato retilíneo do nosso mundo.Espero muito que você se retrate por essas falsas afirmações.

      1. Lucas,

        Para lhe ser sincero, não sei muito bem o que lhe responder.
        É que nessas fotos que você fala, com balões, vê-se bastante bem o horizonte curvo da Terra. Aliás, temos imensas fotos e vídeos dessas experiências aqui no blog.

        Por outro lado, em vez de ser fundamentalista anti-conhecimento, porque crê piamente em besteiras/disparates que lhe dizem, o que eu lhe sugiro é que você mesmo viaje de balão. A partir de uma certa altitude, já consegue ver o horizonte curvo da Terra, em vez de ver a Terra plana para todo o sempre…

        Também pode fazer uma viagem à volta do mundo. Se voltar ao mesmo sítio donde saiu, apesar de ir sempre na mesma direção, então é porque a Terra não pode ser plana.

        Por fim, mesmo sem sair de casa, tente um dia ver a sombra da Terra a atravessar a superfície da Lua (com o Sol por trás da Terra, claro, para poder haver sombra). Chama-se a isso eclipse lunar. Tem alguns todos os anos. Nessa altura poderá ver que a Terra é redonda – dá perfeitamente para ver a curvatura.

        Aliás, não faltam na net imagens destes eclipses.
        Como existem dos eclipses solares, onde se vê perfeitamente a curvatura da Lua. Mas para si, a Lua também deve ser plana…

        Sugestão: se você acha que o conhecimento científico está errado, não devia estar na internet (dado pelo mesmo conhecimento científico), a utilizar computadores ou telemóveis/celulares (dados pelo mesmo conhecimento científico) através de uma coisa chamada eletricidade (que utiliza os mesmos conhecimentos científicos).
        É que ser ignorante e crente fundamentalista, é uma escolha sua. Já utilizar o conhecimento científico para dizer que ele não existe, já passa a ser hipocrisia da sua parte…e isso é mais grave do que se mostrar simplesmente como ignorante.

        P.S.: o facto da Terra ser redonda foi provado por Aristóteles cerca de 350 anos Antes de Cristo. Aliás, no Tempo de Cristo, incluindo o próprio Cristo, já se assumia uma Terra redonda, já que já se tinha provado isso há 350 anos, e com 3 evidências perfeitas. Aconselho-o a aprender sobre História da Astronomia, antes de falar em disparates como CGI (aliás, existem fotos da Terra antes de existir CGI, mas mesmo sem existirem fotos, é fácil provar a Terra redonda, como Aristóteles o fez).

      2. Lucas, o CGI é uma invenção dos cientistas para nos convencer que os computadores existem.
        Como é possível você acreditar que o CGI é real???!!!!!!

  18. Boas!

    Além disso, é falso que a Igreja Católica, na época medieval considerava a terra plana e que condenou por isso pessoas à fogueira ou à forca (o que também é falso, porque não era a Igreja que condenava ao fogo ou à forca, mas o poder civil – embora fizessem parte dele membros indignos do clero).

    Prova disso são as imagens (estátuas e pinturas) , muitas que ainda hoje se veneram, dessa época em que, não raramente, Cristo ou Sua Mãe surgia como Rei/Rainha segurando nas Suas mãos um GLOBO – a Terra – encimado com uma Cruz (vitória da cruz no mundo)…

    Já muitas seitas literalistas ainda acham que a Terra é plana, mas isso é de facto muita ignorância!

    Um abraço e mais uma vez, PARABÉNS pelo blogue!

    João

  1. […] a população passou a barreira dos 7 mil milhões). Dizem que a Terra é ôca e, ao mesmo tempo é plana (também são duas corrente identificadas nos mesmos sites. Ou seja, sites que defendem uma terra […]

  2. […] Reiki (patetice). Terapias Alternativas. Leitora de sina. Parvalhão. Intuitos. Depois da Vida. Terra Plana. Terra Ôca. Fósseis de Humanos Gigantes. Abominável Homem das Neves. Triângulo das Bermudas. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.