Amigos de outras espécies

ET friends

É certo que existem inúmeros exemplos de “amizade” entre espécies.
Aliás, como se viu neste post, nós não vivemos sem a existência de microorganismos.
Mas em termos de seres maiores, temos por exemplo, animais de estimação que considerámos amigos.
E nalguns casos, estão mesmo ao nosso nível, como esta miúda em Janeiro deste ano, e passados 6 meses.
baby with ape
baby ape
Claro que depois disso, é melhor não, porque estes animais, quer-se queira quer não, são selvagens, e o nível mental da miúda vai aumentar consideravelmente em relação ao do orangotango.

E até há amizade entre animais, como podem ver aqui, e em muitos outros sítios.
dog monkey

Por vermos isto na Terra, imaginamos que se encontrarmos ETs inteligentes, então seremos amigos deles, ou eles nos vão conquistar, ou irão haver trocas comerciais, etc.
Parece-me um geocentrismo psicológico que não se coaduna com a realidade.

Imaginamos ao longo da história, que ETs estarão ao nosso nível em termos de desenvolvimento temporal. Que estão no “nosso tempo” em termos mentais.
Não só em termos de tecnologias (como o Flammarion com o telégrafo há 100 anos atrás, ou o SETI com rádio-telescópios hoje, ou os OVNIs actualmente, etc), mas também em desenvolvimento intelectual.
Mas em 13,7 mil milhões de anos (Bilhões, no Brasil), pensar que eles estão no nosso “século” é basicamente uma impossibilidade.

Tal como quando os Europeus chegaram às Américas ou a África, também os Humanos irão ver esses extraterrestres como “inferiores”. E daí que os iremos tentar usar para nosso proveito. Como fazemos com os animais (por diferenças em desenvolvimento mental) ou como fizemos nessas descobertas (por diferenças de desenvolvimento cultural). Porque nós imaginamos sempre que somos o que de mais importante e avançado existe no Universo.
Ou então, se eles forem mais avançados que nós, então imaginamos que têm coisas como nós temos (ex: SETI, OVNIs, etc), e que nós iremos desenvolvermo-nos para chegarmos ao nível deles (a todos os níveis, quer mentais, quer tecnológicos). Assim, mesmo que sejamos inferiores, assumimos sempre que temos capacidades para chegar ao topo. Mesmo que eles sejam muito mais inteligentes que nós, e com mais sentidos, etc, nós imaginaremos sempre que teremos essas capacidades de desenvolvimento, porque se não tivermos, é porque elas não servem. Ou seja, será sempre sobre nós.

Duvido que alguma vez vejamos os ETs como alguém ao “nosso nível”, para podermos considerar como amigo.
Os ETs serão sempre mais atrasados, e por isso serão considerados inferiores, e faremos deles “animais de estimação”.
Ou os ETs serão superiores, e irão ver-nos a nós como animais sub-desenvolvidos, e devido ao nosso complexo de inferioridade, iremos fazer de tudo para lhes roubar o que eles têm, e nós chegarmos ao topo.
Isto porque o Universo existe para nós.

Geocentrismo psicológico…

2 comentários

  1. No entanto, a probabilidade de essa tal civilização estar ao nosso nível também existe, logo também temos q contar com ela, mesmo q seja muito ínfima.

  2. Correcto!…

    É exactamente este raciocínio lógico q toda a gente deveria de ter…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights