Sites de Astronomia em Portugal 2

 sitesAstro2

Nesta viagem pelos sites de divulgação de astronomia não podia deixar de abordar, também, aqueles sites nos quais tenho alguma intervenção ou que me despertam um interesse mais pessoal. 

O site da Sociedade Cientifica de Astronomia do Minho, ORION, http://orion.gualtar.com/ é uma site que foi criado em 2008 para divulgar as actividades da associação Orion. Neste momento conta com cerca de 150 mil visitas, o que corresponde a uma média de cerca de 5000 visitas por mês. Neste site, além dos artigos publicados das diferentes actividades é possível também aceder a outras páginas como é o caso do site da construção do Observatório Astronómico de Gualtar e do projecto Exoplanetas no qual a Orion participou como parceiro da Escola Secundária D. Maria II, vencedora do concurso da fundação Ilídio Pinho. 

Uma das actividades recentes da associação foi um um curso ministrado pelo astrónomo José Ribeiro nas instalações da associação. No curso foi desenvolvido com os formandos um conjunto de competências que no futuro lhes vão permitir usar o espectroscópio disponibilizado pela Associação no observatório astronómico de Gualtar. O site http://astrosurf.com/joseribeiro esta direccionado para um público mais avançado abordando assuntos mais técnicos como a Espectroscopia, Fotometria, Nebulosas, a Poluição luminosa, contendo, igualmente textos e publicações do autor.

Por último, um site de um projecto escolar, desenvolvido no âmbito de um projecto Ciência Viva. O site http://spacelab.esct.pt/ é dedicado a várias vertentes do estudo do Sol abordando a imagem – astrofotografia solar, registo fotográfico e animações de analemas a diferentes horas, exposição fotográfica de relógios de sol da região, registo de dados meteorológicos locais e estudo da relação entre a declinação do sol e a temperatura. O site criado em Abril deste ano já teve mais de 7000 visitas, apesar de ter estado praticamente off durante 2 meses, devido às obras na Escola que implicaram a desactivação da estação meteorológica e a queda frequente do servidor. Neste momento, com a internacionalização do site (pode ser lido em 5 línguas diferentes) o número de visitas aumentou exponencialmente atingindo cerca de 1400 visitas só neste último fim-de-semana. O registo no site permite aos visitantes terem acesso a mais artigos e resultados das actividades realizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights