Sites de Astronomia em Portugal

logosSites1

A propósito do Milhão de visitas registadas no AstroPT em menos de 4 anos, agora que somos os maiores!, decidi fazer uma pesquisa sobre sites portugueses dedicados à divulgação de Astronomia.
Deixo aqui algumas impressões sobre alguns desses sites.

O site do Telescópio http://telescopio.webnode.pt dá conselhos sobre telescópios para os iniciantes na astronomia, desde informação básica sobre tipos de telescópios até questões mais técnicas sobre o que é a ampliação de um telescópio, a aberração cromática, etc… Faz a descrição dos maiores telescópios profissionais. Apresenta uma secção sobre o Hubble e sobre a História do telescópio. Também é possível fazer a pesquisa interna.

e-astro, criado pela secção de astronomia da Universidade de Évora em Flash no endereço www.master.uevora.pt/e-astro. Como a maioria dos sites em flash a animação destaca-se em relação ao conteúdo. No item Planetas anões o tamanho da letra também é diminuto o que a torna ilegível.

ESA Portugal, informação local em www.esa.int/esaCP/Portugal.html é um site com informação sobre a agência espacial Europeia em Português, mas também sobre entidades Nacionais relacionadas com a divulgação e pesquisa Cientifica como o Ciência Viva, Programa de treinos Nacionais, CAAUL e CAUP e sobre a industria espacial em Portugal (ProEspaço). Apesar de se tratar da secção portuguesa da ESA, quando se abrem as primeiras páginas, a língua passa rapidamente para o Inglês.

Eu sou Astrónomo http://www.eusou.com/astronomo é sobretudo um site de links para sites, blogues e fóruns de astronomia. Estes links estão organizados para uma pesquisa mais fácil por parte do visitante: Top+, Novas entradas, Blogues em português, Blogues internacionais, Portais, Sites sobre missões entre outros.

O Portal do Astrónomo http://www.portaldoastronomo.org/  produzido pelo Nuclio apresenta as efemérides Astronómicas do dia e dos 2 dias seguintes e crónicas escritas por elementos conceituados. Apresenta também um link às mais recentes missões. No item “Pergunte ao Astrónomo” as questões estão organizadas por temas: Sistema Solar, Sol, Astronomia, Terra, Lua, Luz, Física e Telescópios. No entanto, este item está encerrado.

O site do OAL http://www.oal.ul.pt/ fornece informação sobre o Observatório Astronómico de Lisboa, a investigação realizada no Centro de Astronomia e Astrofísica e o serviço público prestado. Contudo o forte deste site é a contagem do tempo e dados astronómicos.

O site astrónomo amador http://www.astronomoamador.net/2010 é Portal informativo sobre Astronomia e Astrofotografia para todos os entusiastas (Astrónomos Amadores), com informações sobre telescópios, observações planetárias, técnicas de registo fotográfico, bem como notícias, eventos e curiosidades sobre o Sistema Solar e Universo em geral. 

http://sweet.ua.pt/~fisua é um site de divulgação de actividades do grupo Regulus do FISUA – Associação de Física da UA, entre as quais se encontram workshops, sessões de planetário e de observação nocturna. O site também possui um item “Pergunte ao astrónomo” e links úteis como por exemplo uma listagem de 140 constantes físicas.

O site http://www.ccvalg.pt/astronomia/ da secção de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve apresenta alguma informação sobre as actividades e o funcionamento do Centro. Nos links de sites de clubes de astronomia nas escolas, muitos já estão desactualizados.

A escolha dos sites referidos não obedeceu a qualquer critério de selecção e a descrição do site resulta apenas da minha opinião pessoal da análise que fiz dos mesmos.

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Quero iniciar-me na astronomia, mas não sei por onde começar. Por favor, alguém me diga como começar. Obrigado

    1. Sugiro a leitura de artigos de astronomia e assistir a palestras no grupo de astronomia amadora ou no planetário que tenha perto da sua residência.

      abraços!

  2. Olá pessoal.
    Gostei do site. Se tiverem interesse há o blog showdaastronomia@blogspot.com que está caminhando aos poucos, mais do que divulgação científica, uma expressão de paixão pelos céus.

  3. Obrigado Leandro 🙂

    Tem um site bem interessante 🙂

    abraço!

  4. Olá,

    Coloquei um link para o Astropt.org em meu site.

    Vocês tem uma bela seleção de sites de divulgação de astronomia em português. Gostaria de saber se os sites selecionados são exclusivamente de Portugal, ou podem figurar também sites de outros países em português. Se asim for, gostaria de sugerir que dessem uma olhada em meu site (http://astronomia.blog.br).

    Busco contatos com astrônomos (ou amadores) de Portugal para mantermos trocas de informações entre os dois hemisférios 🙂

    Sou Astrônomo, trabalho no Planetário do Rio de Janeiro.

    Fortes Abraços,
    Leandro Guedes.

  5. Obrigado pela citação do “Astrónomo Amador”, voltará ao activo em breve! 😉

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.