Rhea com oxigénio

rhea

Rhea é a 2ª maior lua de Saturno.

Descobriu-se agora, surpreendentemente, que esta lua tem uma atmosfera de oxigénio e dióxido de carbono!

rhea comparison

Público:
“Há oxigénio na atmosfera de Reia, uma das luas de Saturno, detectou a sonda Cassini da NASA, que está a estudar o sistema de Saturno. É a primeira vez que este gás, chave da vida na Terra, é detectado directamente na atmosfera de outro planeta..
A atmosfera – ou exosfera, como se chama por ser noutro planeta que não a Terra -, contém também dióxido de carbono. É muito ténue: à superfície o oxigénio é cinco biliões (milhões de milhões) de vezes menos denso do que no nosso planeta, diz um comunicado da NASA.
Mas desengane-se quem está já a sonhar com extraterrestres, pelo menos com plantas extraterrestres, que façam fotossíntese, respirando dióxido de carbono e libertando oxigénio. Estes gases devem ser libertados devido à acção de partículas de altas energias da magnetosfera de Saturno que bombardeiam a superfície gelada desta lua, onde há gelo de água (…).
Se há oxigénio, faltará outro componente essencial: água no estado líquido: “Todos os dados da Cassini indicam que Reia é demasiado fria e desprovida de água líquida, necessária para que exista vida tal como a conhecemos”(…)”

Folha:
“Sonda espacial confirma “ar” com oxigênio em lua de Saturno.
A Terra ganhou uma companheira na galeria dos corpos celestes com forte presença de oxigênio na atmosfera. Astrônomos anunciaram que Reia –segundo maior dos 62 satélites de Saturno– tem o gás.
Embora haja indícios claros da presença de oxigênio em outros planetas e satélites (como Europa, lua de Júpiter), a maioria dessas conclusões se baseia em observações indiretas, como as do Telescópio Espacial Hubble.
Desta vez, a sonda não tripulada Cassini, da Nasa, conseguiu de fato coletar o gás.
A quantidade de oxigênio presente em Reia, no entanto, é muito inferior à que existe na Terra.
A atmosfera detectada pela Cassini, composta de oxigênio e dióxido de carbono (CO2), é extremamente rarefeita, devido à baixa densidade e à massa pequena do satélite, entre outros fatores.
A capacidade de um corpo assim conseguir reter gases e formar uma atmosfera, aliás, foi um dos aspectos que mais intrigaram os cientistas. Normalmente, os corpos celestes que possuem atmosfera costumam ser mais densos.
Embora a composição química de Reia seja teoricamente favorável à vida –além do oxigênio recém descoberto, ela é composta principalmente de água no estado sólido–, o cientista que comandou o trabalho afirma que essa possibilidade é remota.
“Todas as evidências da Cassini indicam que Reia é muito fria e desprovida de água em estado líquido, o que é necessário para a vida como a conhecemos”
Apesar de terem detectado a atmosfera, os cientistas ainda estão desenvolvendo (muitas) hipóteses para explicar sua formação. O oxigênio parece ser formado com a “quebra” do gelo presente no satélite, devido à influência magnética de Saturno.
O dióxido de carbono também pode ter vindo do gelo, ou ainda ter sido depositado por materiais ricos em carbono que chegaram com o choque de minúsculos meteoros, entre outras possibilidades. (…)”

Inovação Tecnológica:
“Esta é a primeira vez que uma sonda espacial registra diretamente uma atmosfera contendo moléculas de oxigênio em um mundo além da Terra. (…)
a “atmosfera de oxigênio” é muito tênue – as medições indicam uma concentração de oxigênio 5 trilhões de vezes menor do que o oxigênio presente na atmosfera da Terra.
Além disso, o oxigênio gerado na lua parece ser constantemente perdido para o espaço.
O oxigênio em Reia parece surgir quando o campo magnético de Saturno gira sobre a lua.
Partículas energéticas presas no campo magnético do planeta salpicam a superfície da lua, que é coberta por gelo de água, causando reações químicas que decompõem a superfície e liberam oxigênio.
A fonte de dióxido de carbono ainda é uma incógnita. (…)”

Terra:
“Nasa descobre atmosfera com oxigênio em lua de Saturno.
Sonda Cassini detectou uma tênue atmosfera com oxigênio e dióxido de carbono em lua de Saturno. É a 1° vez que uma espaçonave encontra uma atmosfera com oxigênio fora da Terra.
Segundo a Nasa, a atmosfera da lua gelada é 5 trilhões de vezes menos densa que a da Terra. A agência afirma que a formação de oxigênio e dióxido de carbono pode levar a reações químicas complexas nas superfícies de corpos de gelo no universo.
“Os novos resultados sugerem que atividades químicas complexas envolvendo oxigênio podem ser bem comuns no Sistema Solar e até no universo. Essa química pode ser um pré-requisito para a vida”, diz o cientista, que afirma, por outro lado, que dificilmente há vida em Reia. “Toda evidência da Cassini indica que Reia é fria demais e desprovida de água líquida necessária para a vida como nós a conhecemos.”
Contudo, Um corpo de gelo que tenha água líquida abaixo da superfície e que, de alguma forma, o oxigênio e dióxido de carbono sejam transportados para esta água, pode ter um ambiente mais propício ao surgimento de componentes mais complexos e formar vida, acreditam os cientistas. (…)”

rhea oxygen

Universe Today:
“the Cassini spacecraft made a close flyby of Rhea and recorded data showing a thin atmosphere made up of oxygen and carbon dioxide.
The source of the oxygen is not really a surprise: Rhea’s density of 1.233 times that of liquid water suggests that Rhea is three quarters ice and one quarter rock. The moon’s tenuous atmosphere is maintained by the ongoing chemical decomposition of ice water on the moon’s surface by irradiation from Saturn’s magnetosphere.
Oxygen has also recently been detected in the atmospheres of two of Jupiter’s moons, Europa and Ganymede. Since oxygen is a main component of the atmosphere surrounding Saturn’s rings, astronomers think there could be similar atmospheres around other icy moons that orbit inside Saturn’s magnetosphere.
“The new results suggest that active, complex chemistry involving oxygen may be quite common throughout the solar system and even our universe,” said lead author Ben Teolis, a Cassini team scientist based at Southwest Research Institute in San Antonio. “Such chemistry could be a prerequisite for life. All evidence from Cassini indicates that Rhea is too cold and devoid of the liquid water necessary for life as we know it.”
Of course, there’s always the possibility of life as we don’t know it. (…)”

Astrobiology Magazine:
“The Cassini-Huygens mission has captured the first direct evidence of an oxygen atmosphere on a world other than Earth. The tenuous atmosphere exists around Saturn’s moon Rhea.”

Artigo Científico.