Incrível descoberta na Astrobiologia!!

astrobiology

Calma!! Calma!! 🙂
O título acima foi só para os “chamar aqui”, e abrir-vos o apetite. 🙂
Agora que já tenho a vossa atenção, vamos aos factos 🙂

A NASA anunciou com “pompa e circunstância” uma nova descoberta impressionante, que irá grandemente “influenciar a procura de vida extraterrestre”.

Por isso, está marcada uma conferência de imprensa especial para dia 2 de Dezembro às 19h de Portugal, como podem ler aqui.
Como sou curioso, obviamente que mal soube disto, fui logo falar com algumas pessoas, e já tenho uma pequena ideia do assunto.
No entanto, como o assunto está embargado pela NASA até quinta-feira, e como sempre decidi respeitar os embargos para deixar os próprios cientistas e instituições científicas darem a notícia em primeiro lugar (tenho feito assim, por exemplo, para todos os artigos do ESO), vou novamente seguir esse meu lema. Além de que, na realidade, não tenho a certeza daquilo que soube, por isso seria errado dar certezas de algo que não tenho.

A excitação pela net é enorme!
A especulação é… infinita! Como é normal nestes casos…
A maioria das pessoas pensa que a NASA vai, finalmente, anunciar a descoberta de vida extraterrestre!!!
Vejam a quantidade de páginas a especular sobre o anúncio da descoberta de vida extraterrestre: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, e várias outras.

Também há websites que “põem água na fervura”: 1, 2, 3, 4, 5, 6.

Deixem-me só levantar a “ponta do véu”.
Para nós, na astrobiologia, as notícias são realmente importantes (tal como este artigo, por exemplo), porque abrem perspectivas novas na astrobiologia (que se tem mantido “presa” em termos mentais, procurando só por vida que já conhecemos).
Mas para o público em geral (sobretudo para aqueles que pensam que foi descoberta uma “armada de naves ETs a virem na direcção da Terra”), quer-me parecer que as notícias serão bastante decepcionantes.
Não é o costume nestes anúncios de descobertas fantásticas da NASA? 😉
O público especula logo imenso, fica à espera de fantásticas descobertas, e depois chega ao fim e diz: “O quê? Era isto?”
Já para os cientistas, muitas dessas descobertas são realmente impressionantes e “abrem novos mundos” de pesquisa.

Não percam a conferência de imprensa esta 5ª feira, em directo, através da NASA TV, clicando aqui.

1. Pronto, finalmente a NASA já anunciou qual foi a descoberta!

2. Muito obrigado Carlos, era precisamente isso que procurava 🙂

3. Olá Paulo,

Nesta categoria temos 36 posts que falam de várias aplicações na nossa vida diária, que vieram da exploração espacial:
    Claro que muita dessa exploração espacial é feita pela NASA.

Em particular recomendo este post, que tem várias dezenas dessas aplicações:

Mas há muitos outros exemplos.
    Por exemplo, temos bombas atómicas porque primeiro se descobriu como as estrelas (nomeadamente, o Sol) funcionavam no seu núcleo.

E estamos só a falar de tecnologias…
    Porque se fossemos entrar no conhecimento que se conseguiu (quer do Universo no seu todo, quer do nosso sistema solar, quer da Terra em particular), então estávamos aqui até amanhã…

Só um exemplo: o elemento hélio descobriu-se primeiro… no Sol. Senão nem sabíamos que existia.

E esse conhecimento está obviamente ligado também à evolução cultural e tecnológica.
    É que a evolução da informação (por exemplo, desde escrever em rochas, até à net) e a evolução tecnológica, têm andado de “braço dado” com a evolução da nossa “world view” (com a forma como vemos a Terra e o Universo).
    Se continuássemos a pensar que a Terra era o centro do Universo, porque não investigávamos o espaço, então não teríamos aviões, computadores, ou internet, por exemplo. Isso é certo.

4. “Ou será que se está a referir a centenas de outros projectos da NASA que ajudam diariamente as pessoas na sua vida normal, mas que o jornalista nem se dá conta?”

Carlos, esta frase deixou-me “água na boca” precisamente porque hoje mesmo tive que confrontar-me com o seguinte argumento (relativo à NASA):

——————-
    « Desde 1969, chegada à Lua, quanto foi gasto em investigação espacial? Quais os resultados práticos e seus benefícios para a Humanidade em termos actuais? Qual o ratio, investimento vs retorno? (…) “Thousands of inventions and manufacturing breakthroughs derived from our space program now find uses in everyday life ” … Gostava de saber quais são essas ” thousands of inventions and manufacturing breakthroughs” »
    ——————-

Ora, eu sei (ou tenho ideia) que realmente a NASA nos deu mais do que se calhar podemos imaginar, mas não consigo concretizar essa convicção. Help? 🙂

5. Também estou espectante quanto à conferência anunciada. Mas sou céptico quanto à probabilidade de anúncio de vida extraterreste inteligente e evoluída. Contudo qualquer seja
    o conteúdo da conferência sêlo-á de interesse para toda a comunidade humana e em particular para a comunidade científica.
    Estamos a pouco menos de 19h de o saber.
    Cumps.

• Frederico Silva on 02/12/2010 at 00:15

Certamente! Não desvalorizo o trabalho efectuado até agora, que em relação ao Bush é exorbitante, mas que ele pode fazer melhor em relação ao programa espacial penso que pode, mas lá está, eu não sei o que se passa nessa grande casa por limpar que é os EUA, por isso olha, venha o que vier, cá estaremos..

Cumprimentos 😉

6. O Obama tem-me desiludido em várias coisas… mas é preciso tentar pôr-nos no lugar dele.
    A economia do país está em estilhaços, o que ele deverá fazer?
    Parou a depressão económica, que poderia ser pior que a de 1929.
    Passou a lei da Health Care, potencialmente salvando milhares de vidas nos próximos anos.
    Passou rapidamente a lei para se poder fazer investigação novamente em células estaminais (que poderá ser muito importante em termos de avanços médicos), que o Bush tinha bloqueado.
    Acabou com o plano espacial que visava ir buscar mais uma t’shirt à Lua, mas sem haver qualquer visão de longo prazo.

Se é certo que eu gostava que ele fizesse muito mais, não me posso queixar muito nestes 2 anos (comparando com os últimos 8).

• Frederico Silva on 01/12/2010 at 23:21

Mas não me interpretem mal, não estou a dizer que não vai sair nada de jeito daquela conferência, pelo contrário, acredito na NASA e na sua impressionante capacidade científica.
    Atrevo-me a dizer até que o Obama me desiludiu um pouco em relação ao tema NASA e ao programa espacial..

• Frederico Silva on 01/12/2010 at 23:14

Esta história e o artigo do Expresso fazem-me lembrar o livro do Dan Brown, ‘Conspiração’, em que arranjam uma história para valorizar a NASA..

7. cmjornal.xl.ptcmjornal.xl.ptpublico.ptpublico.ptrecord.xl.ptrecord.xl.ptestadao.com.brestadao.com.br…

O que a mim me chateia mais, novamente, é a forma como os jornalistas empolam esta situação.
    Tal como no caso do “Indiano guru que vive da fotossíntese” e os jornalistas não tiveram qualquer cuidado em tentar perceber as razões para isso, também neste caso existem jornalistas que não têm qualquer cuidado em pesquisar sobre esta história, mas resolveram-se basear em alguém sem conhecimento do assunto.

Não há qualquer responsabilidade social nem profissional, de alguns jornalistas, em tentarem informar da melhor forma a população.
    Preferem desinformar.
    Por onde anda a ética jornalística?

Vejam por exemplo, a mentira da notícia no Correio da Manhã:
    “NASA prova sinais de vida fora da terra”
    Ou seja, a pura palermice de escreverem “prova” sem qualquer evidência para o efeito.
    Além disso, se forem lá ao link, vêem outras frases que me fazem “subir as paredes”.
    Atentem nesta frase: “Comunicação em máximo sigilo”.
    < --- a NASA e muitas outras instituições científicas fazem isto frequentemente! Embargam os artigos científicos 2 ou 3 dias com um único objectivo: os jornalistas interessados podem contactá-los e saberem do que se passa. Existe um acordo entre as partes para os jornalistas esperarem até que a notícia seja publicamente dada pela instituição, e depois então informam o seu público. O objectivo principal é os jornalistas terem tempo para se informarem devidamente das descobertas, em vez de escreverem os artigos "em cima do joelho" sem compreenderem o que está escrito. Repito: isto é prática corrente! É assim que se faz frequentemente! Isto não é sigilo! Qualquer pessoa pode receber estas comunicações da NASA e saber o que se vai passar! enfim... a NASA e muitas outras instituições científicas fazem isto para ajudar os jornalistas a compreenderem melhor as descobertas... mas estas pessoas que escrevem nos jornais não são certamente jornalistas! Os verdadeiros jornalistas - aqueles que se informam -, e há muitos, deviam fazer um movimento para que estas idiotices não fossem escritas... Veja-se o sensacionalismo na SOL: http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=5862
    “NASA vai divulgar descoberta sobre extraterrestres”

Veja-se a especulação sem sentido do Público:
    “NASA faz subir expectativas sobre descoberta de vida extraterrestre.
    Perante o anúncio da NASA, os amantes do espaço e de extraterrestres já inundaram a blogosfera com especulações sobre o alcance das revelações. Uma das possibilidades avançadas na Internet seria o anúncio da descoberta de vida numa das luas de Saturno. Mas a NASA recusou-se a dar mais detalhes sobre o que vai revelar.”
    < --- a NASA não se recusou a nada! É um processo normal!!! O Record é um pouco melhor, mas não há qualquer análise: http://www.record.xl.pt/fora_campo/interior.aspx?content_id=532959

Já o Expresso optou, e bem, por um discurso mais sóbrio, onde no final até fala sobre possível marketing da NASA para não sofrer tantos cortes nas suas missões espaciais:
    Por outro lado, o próprio Expresso optou por frases completamente idiotas, como esta: “A NASA é reconhecida por vários fracassos nos últimos anos”.
    Estará a referir-se ao Homem ter chegado à Lua? É só o maior feito da Humanidade…
    Ou “nos últimos anos” quer dizer nos últimos 6 anos, por exemplo, onde a NASA colocou com sucesso 2 rovers a trabalhar sem paragens em Marte? O que é só o maior feito alguma vez conseguido de exploração planetária! 2 rovers que tinham um prazo de vida de 6 meses, mas já trabalham há 6 anos. E lá CONTINUAM.
    Ou será que está a falar da fantástica sonda Galileu ao sistema de Júpiter até ao ano 2003?
    Ou da incrível sonda Cassini que se encontra AINDA actualmente a fazer um trabalho notável no sistema de Saturno?
    Ou será que se está a referir à extraordinária sonda SoHO que nos permite ter um conhecimento invulgar do Sol?
    Mas continuemos a ler para tentar perceber… “a última grande conferência de imprensa que a agência espacial acolheu foi para “apenas” anunciar a presença de um buraco negro perto da nossa galáxia.”… ou seja, a NASA faz conferências de imprensa frequentemente (repito: frequentemente!) para anunciar descobertas fantásticas na área da ciência. Os jornalistas e bloggers que não se sabem informar com quem sabe, preferem especular sem sentido e imaginar cenários idiotas… mas para este jornalista do Expresso, a idiotice de ALGUNS jornalistas é culpa da NASA…
    enfim…

O único jornal, que eu tenha reparado, que deu a informação correcta, foi o Estadão:
    “Nasa não vai anunciar descoberta de vida fora da Terra.
    Associação que publica a Science diz que especulações não têm relação com dados que serão divulgados.
    Especulações de que vida teria sido descoberta fora da Terra explodiram na internet depois que a Nasa anunciou a realização de uma entrevista coletiva nesta quinta-feira, 2, envolvendo astrobiólogos – cientistas que pesquisam formas de vida incomuns e a possibilidade de vida em outras partes do Universo.
    O foco da coletiva será um artigo com publicação prevista para a revista Science, e que ainda não foi aberto ao público. Mas, quando finalmente for liberado, as pessoas que estão esperando revelações bombásticas sobre vida extraterrestre ficarão desapontadas, de acordo com jornalistas que tiveram acesso prévio ao material.
    A Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS) – que publica a Science – emitiu nota nesta quarta-feira afirmando ter recebido diversas consultas a respeito das “especulações, em sua maior parte errôneas, feitas online ou em tabloides sobre a pesquisa”.
    A AAAS acrescenta que “esses informes claramente não estão baseados na pesquisa revisada pelos pares que será publicada”.
    Alguns jornalistas têm acesso prévio ao material publicado nas principais revistas científicas, como Science e Nature, para que tenham tempo de preparar suas reportagens com cuidado. Em contrapartida, são obrigados a prometer que não divulgação nada sobre o assunto para o público antes da hora acertada. (…)”

8. Alguém disse que este anúncio servia para desviar as atenções da polémica Wikileaks.

• Jorge Almeida on 01/12/2010 at 21:17

A notícia é a descoberta do melhor blog do universo que envolve também temas da astrobiologia.. pronto desvendei o mistério: o astropt será notícia!

9. Esta notícia terá alguma coisa a ver com a descoberta de oxigénio na “atmosfera” da lua de Saturno, Rhea?

10. Exacto 🙂

Em termos de probabilidades e pensamento crítico, é realmente o mais provável.
    Phil Plait rules 🙂