Analisada Primeira Atmosfera de Super-Terra

eso1047

A atmosfera de um exoplaneta do tipo super-Terra foi analisada pela primeira vez por uma equipa internacional de astrónomos utilizando o Very Large Telescope do ESO.
O planeta, conhecido como GJ 1214b, foi estudado à medida que passava em frente da sua estrela hospedeira e alguma da radiação estelar atravessava a atmosfera do planeta.
Sabemos agora que a atmosfera é composta essencialmente por água, ou sob a forma de vapor ou dominada por nuvens espessas ou névoas.
Os resultados sairão na revista Nature no número de 2 de Dezembro de 2010.

GJ 1214b tem um raio cerca de 2.6 vezes maior do que o da Terra e possui cerca de 6.5 vezes mais massa, o que o coloca claramente na classe dos exoplanetas conhecidos como super-Terras.
A sua estrela hospedeira encontra-se a cerca de 40 anos-luz de distância da Terra na constelação de Ofiúco (ou Serpentário).
É uma estrela de baixa luminosidade, mas é também pequena, o que quer dizer que o tamanho do planeta é grande quando comparado com o disco estelar, tornando-o relativamente fácil de estudar.
O planeta passa em frente do disco da estrela progenitora a cada 38 horas, à medida que a orbita a uma distância de apenas dois milhões de quilómetros: cerca de setenta vezes mais perto do que a órbita da Terra em torno do Sol.

Leiam todo o artigo no ESO em português, Público, Eternos Aprendizes, ESO em inglês, NASA, Scientific American, SpaceRef.

Comparação entre a Terra, este exoplaneta, e Neptuno:
exoplanet comparison

Parece-me incrível é que, estando tão perto da estrela (0.0143 AU, sendo que 1 ano demora 1 dia e meio), o planeta ainda consiga reter uma atmosfera e esta ser constituída por vapor de água.