2008 TC3 prova panspermia?

meteorito

Lembram-se do asteróide 2008 TC3 que em grande parte se desintegrou na atmosfera sobre o Sudão, mas alguns meteoritos foram descobertos posteriormente? Para se lembrarem, re-leiam este post.

Após muitos meses a estudarem esses fragmentos do asteróide, os cientistas perceberam que eles contém aminoácidos, os blocos básicos para a vida.
Podem ler em inglês, aqui, aqui, e aqui.

Desta forma, ganha cada vez mais força a ideia que os blocos da vida podem ter sido trazidos por colisões de asteróides quando a Terra se estava a formar – ou seja, uma ideia de panspermia mais “básica”.

Tendo em conta que 10% de todas as “pedras” expelidas de Marte devido a colisões com grandes objectos, acabam por bater na Terra, então isto leva a especular que talvez os elementos básicos para a vida (e quiçá vida simples, bacteriana) possam ter vindo de Marte. Mas isto já são demasiadas especulações…

8 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=27177&e_id=&c_id=8&dif=tv

    apesar da sinopse apresentada na página, e de fazer referencia a outras colisões, focou-se principalmente no TC3. na previsao de impacto efectuada, na busca, recolha e primeiras analises aos fragmentos encontrados ainda no sudao.. etc

  2. Olá,

    Foi sobre este asteróide?

    Ou sobre panspermia?

    Terá sido este documentário?
    http://www.astropt.org/2009/10/23/nos-somos-os-extraterrestres/

    abraço!

  3. Interessante, ontem deu um documentário na rtp2 sobre isto. E agora cá estão alguns dos resultados iniciais… 🙂

    Fantasiando em larga escala, no fundo os meteoritos podem muito bem ser as abelhas do universo… a polinizar planetas por aí fora… (desde que os ingredientes aguentem a viagem)

  4. O nosso corpo é a nossa principal referência do universo. Por isso acho natural a tendência que temos de acreditarmos que tudo que nos cerca nos tem como seu centro (eixo).

    Sobre a vida, realmente acredito que ela está lá embaixo, nas subpartículas (ou abaixo disso), atuando sobre elas, mas de modo que não a percebemos.

    Talvez fosse um caso de procurarmos um padrão de “vida” (ordem) naquilo que consideramos como casual (como a interação de partículas no plasma ou algo assim).

    Quem sabe não o encontrássemos?

  5. “o problema da vida é mais de definição do que de origem”
    Concordo!

    “a vida for na verdade uma espécie de “força” (…) que permeia todo o universo”
    Star Wars?
    😛

    “Uma vez li que as chances de um grupo de moléculas (o caldo primordial) formarem o DNA”
    Sim, mas isso é se não pensarmos nos passos intercalares
    😉

    “E se esse propósito for a consciência? A capacidade do universo de olhar para si mesmo (afinal, se somos parte do universo, nós somos, portanto, o universo).”
    Parece-me que isso são noções parecidas com o Princípio Antrópico Forte, ou seja que o Universo está feito para nós, e que se adapta para a vida como a nossa.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_antr%C3%B3pico
    http://en.wikipedia.org/wiki/Anthropic_principle
    Pessoalmente, sou totalmente contra este Princípio 🙂

  6. Se pensarem bem, o problema da vida é mais de definição do que de origem (se veio de Marte, da Terra, das nebulosas, cometas ou do princípio do universo).

    E se (aí vem a maior especulação de todas. Preparem-se!) a vida for na verdade uma espécie de “força” (como um campo eletromagnético), que permeia todo o universo e busca moldar a matéria com alguma espécie de propósito?

    E se (se), essa mesma força só se torna perceptível (a extrema ordem aplicada a matéria) a partir do nível dos vírus (sempre apresentados como algo entre o vivo e o não vivo)?

    E se esse propósito for a consciência? A capacidade do universo de olhar para si mesmo (afinal, se somos parte do universo, nós somos, portanto, o universo).

    Uma vez li que as chances de um grupo de moléculas (o caldo primordial) formarem o DNA seriam quase nulas, mesmo se demorassem todo o tempo previsto para a idade total do universo, desde o início até o seu fim.

    Seria um campo assim a explicação para esse “milagre”?

    Sei que existem teorias assim, como a do campo morfogenético:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_morfogenético

    Mas não estou defendendo uma teoria ou outra (embora o pareça). Apenas especulo sobre o nada (pensando que posso tirar, do nada, matéria e antimatéria suficientes pra discussão).

    Pessoalmente, acho a vida algo muito intrigante. E o “eu”, a nossa capacidade de simplesmente existir, o maior enigma do universo.

    Talvez esteja nesse enigma (o maior) a solução de todos os demais (os menores).

  7. A ideia da vida terrestre poder ter vindo de Marte vem de sabermos que Marte já teve uma atmosfera, água no estado liquido, e demais condições para a vida como a conhecemos, há quase 4 mil milhões de anos.
    Logo, especula-se que poderia ter vida nessa altura, que “veio de boleia” até cá.

    Ou seja, sim, noutros sistemas solares procura-se por Marte, por esse Marte, que era como a Terra hoje
    😉

    Claro que se perguntares: “Isso não é como a religião? Em termos de enviar “Deus” mais para trás e nunca responder à pergunta de como se formou?”
    Eu respondo: sim, é! É basicamente não responder à pergunta de como a vida se formou.

    Quantos aos aminoácidos, são relativamente fáceis de se formar. Sinceramente, não é preciso ir “buscá-los a Marte”.
    O problema da origem da vida não são os aminoácidos. É mesmo depois a passagem para a vida 😛

  8. Bom, continuando, especulação fora, como é que os aminoácidos chegaram a Marte? De onde vieram eles? Como é que se vai especular mais a partir daí? A menos que se chegue à conclusão que para se encontrar vida noutros sistemas estelares temos que procurar estrelas que tenham Martes em órbita delas!..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights