Danone Activia

activia

Mais um caso igualzinho ao das pulseiras quânticas.
Pura publicidade enganosa, a comunicação social divulga as mentiras como se fossem verdade, e as pessoas caem nelas.

Em Fevereiro deste ano, o David Marçal insurgiu-se, neste post, contra a publicidade enganosa feita pelo jornal Público, neste artigo, aos iogurtes Danone.

Agora, o mesmo David Marçal, volta novamente à carga neste post, para nos informar que a Danone foi multada nos EUA em 21 milhões dólares por esta charlatanice científica, reconhecendo que “não há qualquer evidência que os iogurtes com pro-bióticos façam aquilo que eles dizem que fazem”.
Na Europa, também tiveram que retirar os “benefícios para a saúde” da publicidade.
No entanto, como diz o David Marçal, a Danone também concluiu dizendo que se há milhões de pessoas a acreditar nos benefícios dos iogurtes Danone, então vão continuar a vendê-los.

Comparem este exemplo de pseudo-ciência com um exemplo da ciência (críticas à bactéria de arsénio).
Na pseudo-ciência, inventam o que querem, e as mentiras são divulgadas na comunicação social como sendo verdade. Tudo para enganar e explorar as pessoas.
Na ciência, os próprios cientistas regulam-se uns aos outros, sendo que a auto-crítica (dentro da ciência) é um dos pontos essenciais do método científico, em que a verdade está acima de qualquer “opinião” ou publicidade enganosa.

7 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Será que aquele iogurte de morango que vc compra no supermercado realmente tem morango? Ou seria apenas um iogurte de corante “vermelho bordô”?

    Só para ilustrar, uma amiga, cujo primo trabalhava num supermercado de uma gde rede, contou que, quando frios e carnes (diversas) estão para “vencer”, eles simplesmente MUDAM AS DATAS DAQUELAS BANDEJAS BRANCAS E/OU COLORIDAS DE ISOPOR!PODE????

    Agora, prepare-se e aja estômago para o que você vai assistir e ler aqui…

    Recentemente indicaram-me um canal no youtube muito interessante, que aborda de maneira clara e objetiva temas envolvendo nutrição e, especialmente, desmascarando algumas enganações que nos empurram goela abaixo, como cereais matinais, iogurtes, sucos industrializados, barrinhas de cereal, etc.

    Diferentemente da abordagem de alguns vídeos sobre embalagens e imagens meramente ilustrativas, o canal “Do Campo à Mesa” (de Francine Lima) literalmente rasga a embalagem e vai além das informações (ou enganações) apresentadas na composição nutricional dos alimentos, propondo inclusive soluções ou alternativas simples para o consumidor viver de um modo um pouco mais saudável 😉

    Quantos morangos tem um iogurte sabor morango?

    Que os alimentos industrializados estão cheios de corantes e que estes fazem mal para a saúde a gente já sabe. O que a gente não sabe é o que eles mascaram: a quantidade de alimento de verdade que não está na composição do produto. Neste vídeo, Francine Lima investiga quantos morangos não estão nos iogurtes sabor morango.
    Curta a fan page Do campo à mesa no Facebook e participe de mais discussões sobre nossa comida.

    https://www.youtube.com/watch?v=fbN0rTz8YvY

  2. Olá Cláudia,

    Infelizmente, é uma prática comum.

    As Pulseiras Quânticas também já admitiram ser uma vigarice e foram multadas:
    http://www.astropt.org/2011/01/05/pulseiras-do-equilibrio-admitem-ser-uma-vigarice/
    Então o que fizeram aqui nos EUA? Mudaram o nome para iRenew, com as mesmas características (ou seja, tudo exactamente igual), e continuam a vender.

      • Ana Guerreiro Pereira on 08/08/2011 at 13:18
      • Responder

      E a danone persegue e ameaça os desgraçados sem poder de de decisão ou sem nome que se atrevem a falar contra ela…. soubesse eu o que sei hoje… logo vos conto a minha história com a danone….

      Fiquei possuida qd descobri este post. Afinal, eu estava certa desde o inicio. Fui ameaçada, chantageada, mal falada nas costas…

  3. As pessoas deviam estar mais atentas a tudo o que lhes propõem.
    mas infelizmente a Danone tem razão, vão continuar a vender pois ainda há por aí muito crente.

    • Ana Guerreiro Pereira on 05/08/2011 at 01:05
    • Responder

    É isto e é o actimel. Pura charlatanice.

    • Ana Guerreiro Pereira on 05/08/2011 at 01:04
    • Responder

    A danone ainda não te ameaçou? não vieram com o choradinho de que iam ser despedidas pessoas por causa deste post? não te forçaram a emitir comunicado de que estás errado?

    pois.

  4. Penso que este post prova a importância destes alertas aos pseudos, aqui no astroPT.
    É que sejamos leitores do astroPT ou não, o certo é que a grande maioria de nós cai nestas patranhas da publicidade enganosa.

    Eu, por exemplo, assumo que se não fossem as chamadas de atenção do David Marçal, não fazia a mínima ideia sobre este caso específico.
    Não sabia que isto era publicidade enganosa.

    Daí que penso serem relevantes estes alertas… para não sermos “levados”… sejamos leitores regulares do astroPT ou não.
    😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights