25 de Dezembro e Estrela de Natal

birth of christ

O ano passado escrevi este artigo, onde disserto sobre 2 assuntos:
– o mérito da Igreja em adoptar o dia 25 de Dezembro como o dia de nascimento de Cristo. 25 de Dezembro era o dia da festa pagã de adoração do “deus-Sol”, já que erradamente se assumia que era o dia do Solstício de Inverno.
– naqueles tempos, era uma prática comum escrever que existia uma brilhante estrela no céu a anunciar o nascimento de pessoas importantes (ex: reis). Daí que a existência da Estrela de Belém foi um artifício literário, um símbolo, incorporado na história para incutir maior importância ao nascimento de Jesus.

São 2 temas de Natal com ligações à astronomia, que para mim não têm qualquer explicação científica, mas têm sim um enquadramento histórico que não deve ser ignorado.

2 comentários

  1. Pessoalmente penso que a ligação a Orion será um “padrão” que se criou à posteriori, e não que fosse pensado na altura…

  2. Julgo que festejavam o dia 25 não pelo solstício mas por o Sol “nascer” no dia 25 mais a norte. Falando em Zeitgeist gostava de saber de alguém com conhecimento se o que se la diz(em termos astronómicos) é verdade. Os 3 reis(cintura de Orion ) alinhado com Sírius(a estrela guia) e o nascimento do Sol no dia 25. E se o sol fica 3 dias na constelação cruz antes de ressuscitar para mais um ciclo solar. E se a constelação virgem desempenha algum papel aparente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights