Últimos lançamentos de 2010

Os três últimos lançamentos orbitais de 2010 foram realizados pela Índia, pela ILS e pela Arianespace. Se dois destes lançamentos colocaram as duas respectivas cargas em órbita, o mesmo já não se pode dizer do lançamento indiano que colocou a sua carga no fundo do mar.

O lançamento do satélite GSAT-5P pelo foguetão GSLV-F06 teve lugar às 1054UTC do dia 25 de Dezembro e aparentemente tudo corria bem na sua fase inicial. As imagens televisivas mostravam o lançador a ganhar altitude mas a certa altura a trajectória parece desviar-se. As televisões mostraram depois o foguetão GSLV-F06 a desintegrar-se entre T+60s e T+70s. As imagens mostram claramente a explosão no lançador momentos após o veículo se desviar da trajectória provocando tremendas forças aerodinêmicas que destroem a carenagem de protecção do satélite. 

O foguetão de três estágios GSLV-F06 tinha um comprimento de 51 metros e uma massa de 418.000 kg no lançamento. O terceiro estágio era de fabrico russo. Este foi o segundo acidente consecutivo com o GSLV e o terceiro acidente nos últimos quatro lançamentos.

O satélite GSAT-5P, que iria substituir o satélite Insat-2E, tinha uma massa de 2.310 kg e estava equipado com 24 repetidores de banda C e 12 repetidores de banda C alongada.

Entretanto, a 26 de Dezembro a ILS (International Launch Services) levou a cabo o lançamento do satélite de comunicações KA-SAT para a Eutelsat. O lançamento teve lugar às 2151UTC e foi levado a cabo por um foguetão Proton-M/Briz-M a partir da Plataforma de Lançamento PU-39 do Complexo de Lançamento LC200 do Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão.

O satélite KA-SAT foi construído pela EADS Astrium baseado no modelo EuroStar-3000. A sua massa no lançamento era de 6.150 kg (tendo uma massa de 3.200 kg sem propolentes). O satélite terá uma vida útil de 15 anos e ficará colocado a 9º longitude Este.

Finalmente, o último lançamento de 2010 teve lugar a 29 de Dezembro após um adiamento de 24 horas devido a ventos fortes em altitude. A missão V199 teve lugar às 2127UTC do dia 29 de Dezembro e foi levado a cabo por um foguetão Ariane-5ECA. Este foi o 55º lançamento de um foguetão Ariane-5 e o 41º voo com sucesso consecutivo.

A bordo do foguetão estavam dois satélites de comunicações, o espanhol Hispasat-1E e o coreano Koreasat-6 (ou Mungungwha-6). O Hspasat-6 foi construído pela Space Systems/Loral utilizando a plataforma LS-1300. No lançamento tinha uma massa de 5.320 kg. Transporta 53 repetidores de banda Ku activos que irão oferecer à Hispasat uma capacidade adicional de retransmissão, além de alargar os serviços de vídeo e transmissão de dados na Europa e na América. O satélite deverá estar operacional durante 15 anos a 30º de longitude Oeste. O satélite Koreasat-6 foi construído pela Thales Alenia Space utilizando a plataforma Star-2 da Orbital Sciences Corporation. Com uma massa de 2.622 kg no lançamento, o satélite está equipado com 30 repetidores de banda Ku activos. O satélite irá assumir os serviços do satélite Koreasat-3 com uma capacidade melhorada, proporcionando serviços de retransmissão e de comunicações na península coreana a partir da sua posição orbital a 116º longitude Este. O satélite deverá operar durante 15 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights