Futuro da Tecnologia

Há previsões para o futuro que são “completamente ao lado”.
Exemplo: o astrónomo Clifford Stoll disse em 1995 para a Newsweek que a internet era na altura uma nova moda que não iria durar. Segundo ele:
“Aí está o tão falado comércio na rede. Prometem compra instantânea por catálogos, grandes pechinchas com somente um clique de distância. Falam que compraremos passagens de avião pela rede, que faremos reservas em um restaurante e negociaremos contratos de vendas, que as grandes lojas de departamento ficarão obsoletas. Então por que meu supermercado vende mais em uma tarde que toda a Internet em um mês? Inclusivé ainda que existisse um método confiável de enviar dinheiro através da internet –que não existe- a rede carece de um dos ingredientes mais essenciais do capitalismo: o vendedor.”

Também há quem acerte correctamente nas previsões.
Vejam por exemplo este anúncio publicitário da AT&T, em 1993 (altura em que eu ainda brincava com um Spectrum, um “teclado” que se ligava à televisão, em que era preciso um gravador ao lado para colocar jogos, e em que se perdia uma noite inteira para escrever um código para somente mudar uma côr no ecrã):

É incrível como acertaram correctamente na vida de hoje… e em 20 anos, este anúncio deixou de ser sobre as “impossibilidades do futuro”, mas passaram a ser uma realidade.
O mundo mudou imenso em 20 anos. Há 20 anos atrás, não existia internet. Conseguem imaginar esse mundo?

A Metamorfose Digital fez uma lista de 10 tecnologias que serão comuns no futuro.
São tecnologias que no futuro próximo (20 anos?) estarão tão disseminadas como a internet actualmente.
Algumas dessas previsões nessa lista, já temos falado por aqui no blog.

Exemplos: aviões movidos a scramjet (30 minutos de viagem entre a Europa e EUA), electricidade sem fios, olhos biónicos (humanos biónicos), carros sem condutor, regeneração do nosso corpo, tradutores universais como em Star Trek, hologramas 3D em movimento como em Star Wars, invisibilidade como em Harry Potter e Star Trek, Teleportação como em Star Trek, Tricorders como em Star Trek, o envelhecimento ser retardado ao ponto de podermos viver pelo menos 1000 anos, mundo físico e mundo virtual imiscuirem-se, etc…

Isto faz parte da Evolução Cultural e Tecnológica dos Humanos…
Mas faz-me criticar a total falta de imaginação das histórias de OVNIs, de algumas histórias de ficção científica noutros planetas, e até do tipo de civilizações extraterrestres avançadas imaginadas por algumas pessoas ligadas à astrobiologia…

1 comentário

    • Conceição Monteiro on 09/01/2011 at 22:49
    • Responder

    1000 anos? Também quero.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights