ONU deve coordenar contactos com ETs

alien attack

A Royal Society, do Reino Unido, fez uma edição do journalPhilosophical Transactions of the Royal Society A” totalmente dedicado à astrobiologia.
Existem lá 17 artigos extremamente interessantes.

O jornal inglês The Guardian, deu uma visão geral dessa edição, concentrando-se só nos temas controversos, especulativos e sensacionalistas.
“Esqueceu-se” por completo dos artigos mais científicos…
Por exemplo, “esqueceu-se” dos artigos sobre exoplanetas… e “esqueceu-se” do artigo da Kathryn Denning, que se pode resumir por: “o contacto com extraterrestres dirá mais sobre os humanos do que sobre os extraterrestres”. Ou seja, como eu tenho dito centenas de vezes, é tudo sobre nós e sobre as nossas interpretações. Não tem nada a ver com extraterrestres.

Já o Público, decidiu ir atrás desse artigo no The Guardian, e resumiu tudo a umas pequenas linhas de artigo, sob o título: “Cientistas dizem que ONU deve coordenar planos para lidar com extraterrestres”.
Ou seja, um mau artigo sobre a edição desse journal, e que na prática engana as pessoas sobre o que é dito (como comparação, é como escrever um artigo a dizer que o Benfica saiu do Dragão a 0. É certo que o Benfica marcou 0 golos… simplesmente “esqueço-me” é de informar que o Porto marcou 5).
Depois os leitores lêem isto, esquecem-se que a enorme maioria dos ETs – tal como a enorme maioria dos terrestres – é vida simples, e começam a dizer que os cientistas (que lhes dão computadores, internet, e rovers em Marte) são limitados no pensamento… e outras coisas parvas do mesmo género, que só denotam não saber o que é a ciência.

Estes foram os meus comentários no Público:
“Antropocentrismo, ou geocentrismo psicológico como eu lhe chamo, é de quem pensa que a Terra é tão importante, e os ETs são tão humanos, que ETs teriam que vir a este “speck of dust” no Universo, contactar-nos… enfim… é ridículo. O mundo evolui… a tecnologia tem evoluído imenso… mas quem pensa nestes “contactos com extraterrestres” continua com os mesmos argumentos/frases que se davam na chamada “Dark Ages”… para eles nada mudou. Continuam atrasados mentalmente… Para aprenderem alguma coisa de astrobiologia (a ciência que inclui o estudo de possíveis extraterrestres e os seus contactos), consultem o astroPT.org”

“Este é um mau artigo do Público. Não pelo título, mas sim pelo desenvolvimento, que leva a conspirações e fomenta concepções erradas sobre a astrobiologia (e sobre a ciência em geral), como se pode ver pelos comentários de certos leitores. Parece-me que não leram os artigos que saíram no “journal” e deixaram-se levar pelo sensacionalismo e pela redução a uma ideia… Penso que deveriam informar melhor os leitores sobre os artigos em causa… digo eu… um astrobiólogo português, co-coordenador do astroPT.org”

Curioso que concordo com o título: deveria ser a ONU a pensar em todos os cenários de descobertas de ETs (e não só possível contacto), e não um país específico.
Discordo é por completo com a forma errada como escreveram os artigos a explicar. Também não entendo como não há um mínimo de pensamento crítico para perceberem que esta edição do “Philosophical Transactions of the Royal Society A” teve o lobby do SETI, que até adoro mas que se percebe a sua forte vertente antropocêntrica – sobre humanos, e não sobre extraterrestres.

Ou seja, para mim, o problema do Público foi não perceber que com artigos destes, desinforma os leitores sobre a astrobiologia, e fomenta as conspirações e a ignorância sobre a ciência (porque os leitores do Público vão interpretar incorrectamente o processo da ciência, e o que é a astrobiologia).

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. publico.pt…

    Um melhor artigo do Público, sobre o mesmo assunto:
    http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/a-espera-que-um-et-nos-telefone_1476564?all=1

  2. Já agora, ao contrário deste mau artigo, o Público tem um artigo muito bom sobre a descoberta do planeta “terrestre”:
    http://www.astropt.org/2011/01/10/kepler-descobre-primeiro-planeta-terrestre/

    Como eu disse lá no artigo sobre essa descoberta do exoplaneta:
    “Ao contrário do outro artigo sobre “contactos com ETs”, este sim é um excelente artigo sobre ciência. Porventura, a diferença, é que neste artigo, a jornalista fez o seu trabalho e colocou as palavras dos especialistas nos assuntos. Assim, dá gosto ler as notícias de ciência. Parabéns à jornalista Susana Almeida Ribeiro. De um astrobiólogo português, e co-coordenador da comunidade de astronomia em português, astroPT.org”

  3. Mais uma resposta minha no Facebook, que penso ser relevante para o que se passou:
    “Parece-me que o jornalista pensou. Só que pensou algo do género:
    “Vou limitar-me a resumir em 3 linhas o que The Guardian disse, independentemente dos artigos que realmente saíram do journal”
    Eu percebo que façam isso, porque muitas vezes também o faço no blog… para “poupar” tempo, acredito-me nas fontes jornalísticas, em vez de ir directamente à fonte original.
    Mas eu faço isso porque este não é o meu trabalho… faço isto de graça.
    Sendo pagos para escrever no Público, pedia-se que perdessem um pouco de tempo a ler e a fazer uma análise à fonte original… e se não sabem sobre o tema (ninguém pode saber sobre tudo), contactem quem sabe.
    Senão, como eu disse, fomentam concepções erradas sobre a ciência :(“

  4. Já agora, recebi no Facebook um comentário de uma amiga minha bióloga, que devido ao que ela investiga, também tem interesse para aqui:
    “Mau? extremamente ridiculo…. nem da para acreditar que seja uma “noticia” a serio… se ainda fosse no dia 1 de Abril, mas ainda faltam uns meses”

    A minha resposta:
    “bem… tu sendo bióloga, esta forma de pensar em vida, deve-te fazer subir pelas paredes…
    é que nestes artigos e comentários, assumem que a vida na Terra (e lá fora) é humanóide…
    é realmente uma forma extremamente limitada de pensar…”

  5. Escrevi isto no meu Facebook:
    “Mau artigo no Público 🙁
    Antes ke me cruxifiquem: há excelentes jornalistas, e todas as pessoas, em qualquer trabalho, têm “dias maus” ou artigos que não correm como gostariam.
    Eu próprio tenho vários.
    Da mesma forma que gosto que me dêem feedback de modo a melhorar o que faço, também este artigo do Público necessita de uma melhoria, porque, como se vê pelos comentários dos leitores, fomenta concepções erradas sobre a ciência, nomeadamente sobre a astrobiologia.”

  6. Curioso é eu ter criticado esta mesma ideia ainda há 3 dias atrás, ao falar sobre o que o Papa disse:
    http://www.astropt.org/2011/01/08/papa-diz-que-deus-criou-o-universo-no-big-bang/

    Ou seja, estes artigos sobre astrobiologia fomentam uma visão religiosa da ciência.
    Dão a entender que astrobiologia é igual a religião: em que se tem um ser (ou seres) evoluído(s) “lá em cima” muito interessado(s) nuns primos de macacos…
    enfim…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights