Primeiras estrelas

primeiras estrelas

Carl Sagan disse: “Somos todos feitos de estrelas”.

As primeiras estrelas continham somente hidrogénio e hélio.
Actualmente, o Universo está carregado de elementos pesados, como carbono, oxigénio, e ferro.
Para sabermos como essa passagem foi feita, precisamos de compreender as primeiras estrelas.

Uma equipa de investigadores conseguiu agora “iluminar” os gases expelidos pelas primeiras estrelas (que explodiram há mais de 13 mil milhões de anos atrás).

Leiam em inglês, aqui e aqui.

Público:
“Um grupo de astrónomos descobriu gases reminiscentes das primeiras estrelas que iluminaram o Universo e que morreram há mais de 13 mil milhões de anos.
(…)
As primeiras estrelas que existiram eram feitas de hidrogénio e hélio, deram luz ao Universo. Quando morreram, despejaram material que continha elementos mais complexos como oxigénio e ferro, que foi aproveitado nos sóis que as substituíram.
A descoberta fornece informação para uma das primeiras etapas do Universo, quando este começou a formar as primeiras estrelas, cerca de 200 milhões de anos depois doo Big Bang – que aconteceu há 13,7 mil milhões de anos.
Antes, o Universo era menos variado. “É um período muito pouco conhecido, mas o Universo nessa altura era um lugar bastante chato, só recheado com hidrogénio e hélio”, explicou Pettini. Não havia luz, por isso essa época é chamada de Idade das Trevas.
“E de alguma forma, a partir desse estado inicial, o Universo mudou para uma bela mistura de estrelas, planetas e galáxias que podemos ver hoje”, sintetizou o cientista. Estes primeiros elementos juntaram-se e formaram as primeiras estrelas. Até agora não se conhecia nenhuma observação que comprovasse a existência desta primeira geração de astros. (…)”

2 comentários

  1. liveleak.com…

    Por algum motivo não soa bem: “Somos todos feitos de estrelas”.
    Gosto mais do que Lawrence Krauss disse: “Forget Jesus, the stars died for us” http://www.liveleak.com/view?i=130_1262201012

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights