Ouro Extraterrestre

Ciência Hoje:
“Quase todo o ouro que a humanidade possui ou que está a ser extraído de minas é de origem extraterrestre. Foi trazido para a Terra por asteróides massivos que embateram no planeta no final da sua formação, há 4500 milhões de anos, sugerem os resultados de um estudo publicado na revista “Science”.
Esta nova investigação traz fortes evidências de que o ouro, a platina e o paládio, entre outros metais, presentes no manto e na crosta da Terra, da Lua e de Marte, chegaram a tais sítios graças à queda de objectos celestes do tamanho de mini-planetas durante a fase da formação planetária do sistema solar. Estas colisões massivas aconteceram dezenas de milhões de anos depois do grande impacto que originou a Lua. (…)”

Já defendi aqui no blog, que o plano espacial deveria passar por uma nova corrida ao ouro.
Não faltam metais preciosos na Cintura de Asteróides, entre Marte e Júpiter…

1. “Quase todo o ouro que a humanidade possui ou que está a ser extraído de minas é de origem extraterrestre.”

É óbvio:

Todo e qualquer elemento químico é de origem extraterrestre. A terra não fabrica elementos químicos, nem nunca fabricou!!!

Quem é ele!!!! rs

Isso foi trabalho inicialmente do Big Bang, com os elementos básicos como hidrogênio, hélio e um pouco de lítio. O restante foi produzido a partir da fusão entre si desses elementos com a ajudinha dos sois.. (tanto em vida, e principalmente nas suas mortes).

FIM

Sim, tem toda a razão 😉
      Tudo o que existe é extraterrestre 😉

O Ouro foi produzido nos momentos de supernovas 😉

Tudo o que está na tabela periódica após Ferro foi lá 🙂

2. Correcção: todos não. Alguns são feitos por nós 🙂

2. Fica mais barato fabricar o ouro em laboratório…

1. @sergio, o ser humano ainda não produz ouro (elemento químico)… o que você pode está confundindo é o “tipo de liga metálica”, como ouro 18 quilates e ouro branco.

Elementos químicos só artificiais (da tabela)… na pior das hipóteses só para efeito de pesquisa!!!

PS: pode ter certeza que seria muito mais caro fabricar, do que “garimpar”… a energia necessária para produzir uma fusão que resulte em ouro é absurdamente grande! (inviável – além da capacidade técnica).

Att

3. Não será por agora mais barato ir busca-lo ao fundo dos oceanos? E não deixa de ser um grande desafio 😛

4. Já era bom que houvesse aproveitamento dos metais que orbitam a Terra (lixo espacial), o que cai, por exemplo, na Rússia é alumínio low cost para os chineses. podemos estar a embrulhar os pães em alumínio que veio do espaço.
    (se toda a gente soubesse isto os chineses podiam pôr o papel de alumínio a um alto preço, ou os russos vendiam bocados do lixo espaçial tal como ele cai e rendia-lhes milhões)