Sinal Desconhecido

unknown signal

A APOD de hoje traz um dos sinais desconhecidos captados pelo SETI.
O problema destes sinais/ruídos é que são muito rápidos e não se repetem, o que faz com que a sua confirmação (seja ET, terrestre, estelar,…) não seja possível.

unknown

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Protágoras já disse o que procuramos nos ETs, quando afirmou que O homem é a medida de todas as coisas, das coisas. No final, pensamos neles (os ETs) como japoneses que moram (muito mais) longe. 🙂

    Mas ainda que não pensem como nós, se assumirmos que ao menos eles querem se manter vivos (a lei máxima da sobrevivência), então podemos assumir que ETs não devem ter nenhum motivo pra querer contatar outros ETs (nós incluso).

    Pra quê um coelho iria dar sinais de onde fica a toca dele, com um monte de (prováveis) raposas por aí?

    De qualquer jeito, eu ficaria muito interessado num sinal de CTE. Só não sei dizer se isso seria algo bom para nós, ou o início da era da militarização do espaço.

  2. Eu adoro as pessoas do SETI, e o SETI tem desenvolvido quer radio-telescópios quer software.

    No entanto, a ideia-base é “wishful thinking”, sem dúvida.
    Eles querem encontrar humanos noutros planetas…

  3. Por que os pesquisadores do SETI perdem tempo divulgando coisas que nunca poderão ser provadas? Essa é pesquisa do SETI é mesmo algo sério ou estão apenas brincando de procurar sinais ETs?

    Será que pretendem com isso sensibilizar o público e justificar a existência do projeto? Penso então que assim se vai pelo pior caminho. Pois, se algo não pode ser provado, é absolutamente inútil sabermos disso!

    É como se eu dissesse: “Rapaz, parece que ontem eu vi um disco voador, mas muito provavelmente, era um avião!…” Pra que falar isso?

    Quando alguém tira uma foto de um OVNI, e se não for uma farsa, ou algo que possa ser identificado um dia (e tem casos assim, quer os céticos gostem ou não), e a divulga por que meio for (jornais, revistas, internet etc.), está fazendo a mesma coisa.

    Mas como é o SETI divulgando “possíveis”(?) sinais de ETs, parece ser mais… Interessante? Real? Sério? Legítimo? Provável? O que, afinal? A mais nova bactéria ET?

    Em ciência, deveria haver a seguinte regra:

    Se já está certo que não se pode saber o que é, não se divulga. Nunca.

    E afinal, isso deve ter sido mesmo uma “modulação incomum de algum satélite de GPS”, tal como está descrito na página APOD (e por que publicaram a imagem, então?).

    Tal qual o sinal “WOW” deve ter sido apenas um defeito na (velha) antena do radiotelescópio. Por que pensar que poderia ter sido outra coisa, quando essa explicação é tão óbvia?

    Que sinal de ET que nada! Era mais um sinal de uma válvula queimada! 🙂

    Não é assim que se usa a tal “Navalha de Occam”? Entre duas hipóteses, pegue a mais simples. Ela é a melhor!

    E assim não se perde tempo vendo fadas e gnomos onde só tem vaga-lumes e sapos!

  4. Fico triste…gostava taaaanyo que fossem et’s.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights