Marte – o que é preciso é negociar!

Crédito: 1.bp.blogspot.com

Dinheiro, dinheiro e dinheiro – um dos grandes entraves da Exploração Espacial.  Cientistas da NASA pensam agora na possibilidade de propor a grandes empresas para financiarem um projecto ambicioso – a colonização de Marte. Qualquer coisa como cerca de 160 mil milhões de dólares…

Já se pensou na Microsoft, Google, entre outras para esta jornada. Joel Levine, cientista do NASA Langley Research Center afirmou que ” a ideia contempla cada aspecto da ida para o Planeta Vermelho – desde a concepção do veículo espacial, questões médicas, bases Marcianas, colonização, até uma proposta de negócio revolucionária para ultrapassar os obstáculos que impedem os astronautas de irem até Marte”.

Fique a saber mais do que envolve este plano, lendo este artigo.

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. “Eu já tenho dito que o melhor para a exploração espacial é a Google colocar um grande placar na Lua, termos um McDonald’s em Marte, e o Richard Branson (Virgin Galactic) meter-se numa Corrida ao Ouro na Cintura de Asteróides”.

    LOOOOOOL! Nem mais! Isso é que era! 😀

    Abraço

  2. Olá, Fábio!

    É engraçado, porque o “Terraforming” nem sequer vinha referido no artigo. Mas que é um tema fascinante, é! 🙂

    Tal como disse o Carlos, o Carl Sagan em 1961 abordou o assunto na “Science”, relativamente à possibilidade de haver alteração antropogénica (mais precisamente na atmosfera Venusiana). A sua ideia contemplava a presença de algas na atmosfera Venusiana, de forma a haver uma redução do enorme efeito de estufa do planeta.

    Mais tarde (1973) propôs ideias para tornar Marte habitável para os humanos, mas desta vez na “Icarus”. Em 1976 a NASA publicou oficialmente o primeiro estudo sobre o engenharia planetária, mas denominou-o de Ecossíntese Planetária. Esse paper (Averner e MacElroy 1976) defendia que Marte se poderia tornar um planeta habitável.

    Desde então surgiram outros cientistas. Martin Fogg, Chris McCkay, James Kasting, M. Marinova são alguns. Aconselhar-te-ia a leres alguns papers deles sobre o assunto. Deixo-te referenciados alguns:

    Averner, M; MacElroy, R. D. (1976). On the Habitability of Mars: An Approach to Planetary Ecosynthesis; NASA Sp-414.

    McKay et al. (1991) – How to make Mars Habitable; Nature

    Fogg, Martin J. (1993). Terraforming: A Review for Environmentalists; The Environmentalist, 13, 7-17.

    Fogg, M. J. (1995). Terraforming: Engineering Planetary Environments; SAE International, Warrendale, PA, ISBN 1-56091-609-5

    McKay, C. P. (2007). Planetary Ecosynthesis on Mars: Restoration Ecology and Environmental Ethics; NASA Ames Research Center; Revised December

    Boa leitura,

    João

  3. Terraformar é impossível 😉
    Além de haver muitas variáveis que desconhecemos (mesmo na Terra, quanto mais noutros planetas), demora vários milhões de anos.
    Era uma ideia gira de Sagan, mas sem aplicações práticas…
    😉

    Quanto ao assunto no post, acho muito bem.
    Eu já tenho dito que o melhor para a exploração espacial é a Google colocar um grande placar na Lua, termos um McDonald’s em Marte, e o Richard Branson (Virgin Galactic) meter-se numa Corrida ao Ouro na Cintura de Asteróides
    😀

    • Fábio Quirino on 12/02/2011 at 15:07
    • Responder

    Não tenho muito voto na matéria, nem quero aqui falar do que não sei, mas pelo que tenho lido, existem processos possiveis, embora muito demorados para poder terraformizar Marte!!
    Falando assim muito por alto seria preciso aumentar a temperatura do planeta, algo a ver com dióxido de carbono, so que mesmo assim, oxigénio nem vê-lo! Mas penso que ha certos tipos de vida que mesmo nessas condicoes se poderiam desenvolver como plantas ou algo do género que por si criavam o oxigénio, mas isto é muito complexo, nem sei se estou a dizer as coisas bem, Isto é pura especulação sobre aquilo que tenho lido!!
    Se alguém tiver paciencia para explicar isto um pouco melhor =), até agradecia porque eu sei que aqui vou ler as coisas como deve ser…Porém, no nosso tempo de vida ainda se vai ouvir MUITO falar de Marte!! Mas terraformizar está completamente fora de questão a curto prazo, Inclusivé, tenho receio que não haja o financiamento adequado pois, para uma missão dessas, nada, mas mesmo nada poderá falhar!

  4. Olá, Piter!

    “Terraforming”? Hmmm, embora não apareça em parte nenhuma no artigo, é um tema bastante interessante. Pena é que nem eu, nem tu, nem ninguém (durante o nosso tempo de vida) consiga ver um dia Marte terraformado…! 😀

    Colonização de Marte! Os tipos da NASA não devem perceber mesmo nada do que estão a planear fazer, então…! Aliás, nem o Robert Zubrin…! 🙂

    Além disso, não me parece que o artigo tenha abordado só o estabelecimento de bases. O artigo menciona o projecto ambicioso para que se possa um dia levar a cabo a Colonização de Marte. Não especifica como a vai fazer.

    Aliás, nessa matéria (processo na Colonização de Marte) o que é proposto hoje é “desproposto” amanhã. Uma ideia origina outras tantas, pelo que daqui por um tempo longo não saberemos ao certo o que vai ser feito e como vai ser feito. É verdade que se tem que começar por algo, mas consegues-me dizer exactamente como vão ser os procedimentos a nível da engenharia nesse processo? O que vão usar? Como vão usar? De que material serão feitos? Não. Podemos apenas ter uma ideia do que se pensa que possa vir a ser realizado.

    Podia continuar mas este assunto, bem como o do “Terraforming”, dá pano para mangas! 😀

    De qualquer forma, infelizmente, não me parece que venha a ser um cenário que também possamos vir a ver um dia. 🙂

    Abraço!

  5. Eu quero ver marte terraformado! Uma porção de cúpulas com ambientes artificiais não é colonizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights