CAPA: Terra Ôca? O que há Debaixo de Nós

i

Existem inúmeras estórias fantásticas sobre monstros gigantes em florestas e nos mares e sobre civilizações perdidas super-inteligentes. Contudo percebemos facilmente que não são verdade… bem, a maioria de nós.

Também é verdade que há pessoas menos cultas que crêem em unicórnios e em duendes. E há as loucas que, para além de acreditar tentam provar, contam estórias que lhes aconteceram e ainda dizem quem os outros estão todos errados!

Há quem afirme que a Terra é ôca. Mais, que tem florestas, seres bondosos de 3,5m e um Sol!

Se tal fosse verdade, de onde viria o petróleo? Como é que as profundesas dos mares eram tão grandes? Como se explicam as falhas sísmicas? Como se explicam os vulcões? Serão meros promenores sem significado ou até falsos!

Vamos perceber como é a Terra no interior. Começamos do topo para a profundidade:

Crosta

É sólida e divide-se em terrestre e oceânica.

Crosta Oceânica

Contém 0,1% da massa da Terra com uma espessura que varia entre 0 a 35 km. A mioria desta crosta é de rocha basáltica, de origem magmática que emerge de fendas submarinas e retorna ao manto em cerca de 100 milhões de anos.

Crosta Continental

Contém 0,4% da massa da Terra e a sua profundidade varia de 0 a 70 km. A Crosta é formada principalmente por quartzo (dióxido de silício) e feldspato (silicato de alumínio).

Manto

Manto Superior

Contém 10,3% da massa terrestre e estende-se de 35 a 660 km de profundidade. É constituído por rochas basálticas (olivina magnesiana e o piroxénio). A temperatura varia de 1.200° a 1.400° C. Este manto divide-se em Olivina, Ringwoodite e Espinélio, os minerais mais presentes nas três diferente sub-camadas mais à superfície (respectivamente até 410, 520 e 660 Km)

Manto Inferior

Está 49,2% da massa da Terra situa-se entre os 650 e os 2.890 km de profundidade. Composto principalmente por silício, magnésio e oxigénio. Contém, ainda, algum ferro, cálcio e alumínio. A temperatura é de cerca de 3.700° C. Esta camada do manto é, na maioria Perovskita e uma menor parte de Pós-perovskita.

Perovskita

O minerais prevalente é o silicato de magnésio (MgSiO3). Na

Pós.perovkita

Ocorre uma transformação na formação molecular do MgSiO3, consequência das altas pressões e temperaturas.

Núcleo

Núcleo Externo

Representa 30,8% da massa da terrestre. Vai dos 2.890 aos 5.150 km. É constituído por um líquido quente, a 4.300°C e eletricamente condutor que, combinado com a rotação da Terra, gera um dínamo responsável pelo campo magnético. É composto por ferro derretido, misturado com elementos mais leves, tais como enxofre e oxigênio.

Núcleo Interno

Constituído por ferro no estado sólido e representa 1,7% da massa total da Terra. A temperatura chega aos 7.770° C. Situa-se entre os 5.150 e os 6.378 km.

A composição mássica dos elementos na Terra são os seguintes:

34,6% de Ferro

29,5% de Oxigénio

15,2% de Silício

12,7% de Magnésio

2,4% de Níquel

1,9% de Enxofre

0,05% de Titânio

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_interna_da_Terra

SCIAM, “O Ingrediente Perdido da Terra”, Kei Hirose, Junho 2010

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/terra/interior-da-terra.php

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Como Terra oca? Mas então a Terra não é plana???
    (… comentário editado…)

    1. Peço desculpa, mas aqui não promovemos vídeos vigaristas.

      Quanto à pergunta em concreto, Aristóteles, há já quase 2500 anos, provou que a Terra era esférica. Com 3 evidências.
      E só precisou ter os olhos abertos.

      abraços

  2. Roberto, escreve que: “Sinceramente essa ciência acadêmica por vezes, é difícil acreditar…”

    Uma das coisas belas da Ciência é que ninguém precisa “acreditar” em nada. Todos somos incentivados a duvidar e questionar.
    Você também pode questionar algo que considere mal fundamentado, mas seja objectivo e conciso. E prepare-se para que as suas próprias ideias alternativas sejam sujeitas a avaliação por outras pessoas que também estudaram esses asuntos.

    Neste caso, a sua ideia, que passo a citar “Pesquisando em profundidade vemos que a partir dos 2.000 km ou pouco mais de profundidade, pelas evidências mostradas, vemos que o interior da Terra é oco com um pequeno sol luminoso no centro…” não passa de uma fantasia.
    Menciona “evidências mostradas”… Onde estão essas evidências? A quem foram mostradas?

    Quer saber o que são evidências? Acima já referiram provas oriundas da Sismologia. Pode refutá-las, mas tem os conhecimentos de Geologia suficientes para compreender como se propagam as diferentes ondas sísmicas? E a alternativa que propõe dá uma explicação satisfatória para o comportamento das ondas sísmicas e simultaneamente também corrobora a sua “hipótese” da Terra oca?

    Mais evidências… desta vez vindas da física e da Astronomia. Já desde o século XVIII se tem uma ideia mais ou menos precisa da massa da Terra. Atualmente, essa massa até é conhecida com muito rigor. Mas dizia eu que a massa da Terra era conhecida pela influência gravítica que a Terra exerce sobre um corpo de determinada massa a superfície. Sabendo o raio da Terra (já calculado com uma boa aproximação por Eratóstenes no seculo II a.c. ) e a aceleração a que um corpo de uma massa conhecida esta sujeito, calcula-se a massa da Terra.
    Sabendo-se qual a massa da Terra e conhecendo-se o seu volume, calcula-se facilmente a densidade média da Terra. Como também sabemos quais os materiais existentes na superfície terrestre (água, solo, as diferentes rochas, etc), as suas abundâncias relativas e a sua densidade, tornou-se EVIDENTE que a densidade do interior da Terra teria que ser muito superior à da superfície.

    Mais evidencias? TODOS os modelos de formação planetária concordam que a Terra passou por um processo de diferenciação, em que os metais pesados migram para o núcleo. NADA sustenta a possibilidade de uma Terra oca.

    Mas, a Ciência não tem dogmas. Se as suas “hipóteses” têm provas que as sustentem, apresente-as e prepare-se para receber um Prémio Nobel.

    Caso não tenha essas provas, eu não o vou desincentivar de as procurar. Estude, informe-se e investigue… entretanto, mantenha essas ideias para si próprio e não espalhe ideias que, ao que tudo indica, não passam de disparates.

  3. Como pode o núcleo interno da Terra a 7.770º – celsius ser sólido e o núcleo externo, também constítuido pelos mesmos elementos metálicos à 4.300º celsius, portanto, mais frio que o interno ser líquido.

    Sinceramente essa ciência acadêmica por vezes, é difícil acreditar…

    Pesquisando em profundidade vemos que a partir dos 2.000 km ou pouco mais de profundidade, pelas evidências mostradas, vemos que o interior da Terra é oco com um pequeno sol luminoso no centro……

    1. Roberto,

      Enfim… que comentário totalmente aparvalhado.
      O Roberto só mostra que tem uma cabeça ôca….

      Não há quaisquer evidências que a Terra é ôca. Pelo contrario. Todas as evidências mostram o contrário.
      Não há qualquer “sol” dentro da Terra, até porque a constituição do Sol e da Terra é diferente.

      Quanto à “ciência académica”, não se faz de acreditar, mas sim de conhecimento.
      Se acha que é uma questão de acreditar, que faz na internet???? Porque usa a ciência todos os dias para dizer mal dela??? Pura HIPOCRISIA????
      Se acha que é uma questão de acreditar, faça a experiência do Dawkins e atire-se do topo de um edifício de 30 andares e acredite que vai voar porque a “ciência académica” da gravidade não funciona….

      Enfim… já expliquei estas coisas DEZENAS de vezes aqui no blog.
      Se você não fosse um troll, lia e aprendia, em vez de fazer comentários disparatados para nos fazer perder tempo.

      Quanto à sua pergunta sobre temperatura no núcleo, aprenda física.
      A resposta é SIMPLES: PRESSÃO.

      De resto, basta uma rápida pesquisa na net, para perceber esse assunto:
      http://news.discovery.com/earth/is-the-earths-core-solid.html
      http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20080512012640AAYvmCz
      http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20120511184626AAkolrV
      http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20120329230835AAC5tKf

      “For almost all materials, the solid is denser than the liquid, because it is better packed, and has less random thermal motion in it (gas is even less dense and more random). The most familiar substance we know, water, is very strange. It’s solid is less dense, so ice floats on water (icebergs, pond ice, ice cubes in drinks etc). Just about everything else doesn’t do this.”

      “The pressure and temperature of the core zone is very near the conditions where iron-nickel can be solid or liquid. In the outer part of the core, the temperature effect is more than the pressure effect, and the core is liquid. Further in, the pressure effect dominates and the core is solid (the temperature is not high enough to keep the material liquid under these higher pressures).”

  4. Uma das coisas da Geologia que eu considero mais elegante é o método indirecto como se utilizou as ondas sísmicas para deduzir como seria formado o interior da Terra.

    Saber que devido ao facto das ondas S não se propagarem em zonas líquidas e devido ao modo como são sentidas de um modo diferente nos diferentes locais da Terra nos dá uma indicação clara de que o núcleo externo é líquido, ou então devido à refracção das ondas podermos calcular a densidade ou profundidade das camadas é fascinante.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights