Newton e Galileu na Lua

i

Todos sabemos por experiência que uma pena cai mais devagar do que uma pedra. .. na Terra. E na Lua? Bem, caem ao mesmo tempo como podemos ver neste vídeo. E aqui o texto completo.

A 2 de Agosto de 1971, o astronauta David Scott, comandante da missão Apollo 15, realizou na Lua (onde a atmosfera é praticamente inexistente) uma pequena experiência com um martelo geológico (de massa 1,32 kg) e uma pena de falcão (de massa 0,03 kg).” (daqui)

O astronauta Dave Scott, na missão Apolo 15 na Lua,  disse o seguinte antes de efectuar a experiência

Bem, na minha mão esquerda eu tenho uma pena, na minha mão direita, um martelo. Imagino que uma das razões para estarmos aqui hoje é por causa do cavalheiro chamado Galileu. Há muito tempo atrás ele fez uma descoberta muito significativa sobre objetos em queda em campos gravitacionais; e nós pensamos – que lugar seria melhor para confirmar suas descobertas do que na Lua? Então, pensamos em fazer isso para vocês aqui. A pena, apropriadamente, é de um falcão da Academia da Força Aérea. Eu deixarei cair a pena e o martelo e, assim esperamos, eles atingirão o solo ao mesmo tempo.” (daqui)

E atingiram!

Ainda há pessoas que dizem que a NASA possui gigantes salas de vácuo onde fez este filme. Por um lado fico contente pois parece que a NASA continua a conseguir grandes feitos, e uma sala daquele tamanho e com aquelas condições seria, sem dúvida, um grande feito!

Outro argumento sem sentido é que a pena era de ferro e o martelo era de um material leve para que chegassem ao mesmo tempo no tal estúdio! Mais um feito da NASA pois conseguir 2 objectos com uma aerodinânica tão diferente caír ao mesmo tempo não está ao alcance de qualquer um! Contudo esta experiência foi efectivamente lunar.

Para tirar as dúvidas vamos ao que toca à gravidade. Melhor, à diferença gravítica entre a Terra e a Lua. A experiência é um pêndulo e o cálculo do seu período. Neste video podemos ver essa experiência e aqui os cálculos.

Para quem tem dúvidas: Para se questionar Física convém saber de Física.

Relativamente à primeira experiência:

(1/2)mv2=mgh, ou seja,
(1/2)v2=gh
Como a massa (m) aparece em ambos os ramos da equação, podem ser cortados. Ficamos então com uma fórmula independente da massa.

Como na Lua não há atrito, a forma do objecto não interfere com a sua velocinada, ao contrário do que acontece na Terra. Desta forma a pena e o martelo irão chagar ao solo ao mesmo tempo. (daqui)

Não sei… parece-me que estes conspiracionistas é que “andam na lua”! HAHA

1. @ Ana

Agora é que me baralhaste o sistema todo… a minha bioquímica não chega para tanto 😛

Pi and i are having an argument.
    i: Get rational!
    Pi: Get real!

O logaritmo e a exponencial foram a uma festa. O logaritmo repara que a exponencial está sozinha num canto e vai ter com ela.
    log: Ei exponencial, porque não te integras?
    e^x: Para quê? Fico igual!

• Ana Guerreiro Pereira on 25/02/2011 at 00:24

menos nerd:

Porque é que a célula foi ao psiquiatra?
    -Porque tinha complexo de Golgi.

• Ana Guerreiro Pereira on 25/02/2011 at 00:10

LOOOL,

tenho uma especialmente nerd… 😀

“O que diz uma prostaglandina para um tromboxano?
    Porque é que te armas em leucotrieno?!!”

2. Marco,

Quanto ao vídeo, já o temos aqui:
    (coloquei lá agora o teu, com as legendas)

Quanto às piadas que estamos todos a fazer: vamos ter que mudar o URL do site pra nerd.pt
    LOL 😀

(just kidding)

BAZINGA!!!

3. youtube.com…

Isto é tudo mentira! Acham que me conseguem enganar com esses truques matemáticos? Eu tenho provas do embuste da aterragem na Lua!

Agora a sério, o primeiro vídeo é simplesmente lindo! Quem me dera ter uma máquina do tempo só para o mostrar ao Galileu, ele havia de ficar contente, quer dizer, isso ou então acusava-me de bruxaria 😛

E já agora,
    Um supercondutor entra num bar, o barman diz “nós não aceitamos supercondutores neste bar” e o supercondutor sai sem oferecer qualquer resistência.

Um neutrino entra num bar, o barman diz “nós não servimos neutrinos neste bar” e o neutrino responde “Ei, eu estou só de passagem”.

Um fotão infravermelho entra num bar e diz “está calor aqui ou é só impressão minha?”.

O gato de Schrodinger entra num bar… e não entra. 😉

4. Sim, foi uma experiência para provar que Galileu estava correcto.

Mas como tem a ver com a Gravidade, talvez tenha sido por isso que o Dário colocou Newton… não sei.

5. Obrigado pelo esclarecimento. Quanto à minha pergunta, o que pensam dela?

6. Os comentários são aprovados quando o autor ou eu os aprova. Por vezes é no segundo a seguir, por vezes é passadas poucas horas…

7. Os comentários não estão a ser aprovados, há alguma razão? Apenas por curiosidade…

• Ana Guerreiro Pereira on 24/02/2011 at 20:18

Pssst…

Qual é a fórmula química do canivete?
    -K2O3

8. Só uma observação. Se se tratou de uma experiência para provar que Galileu estava correto, porque é que o nome do post se chama Newton na Lua? xD
    Eu percebo que Newton foi o grande físico que formulou a Lei da Gravitação Universal, mas mesmo assim surgiu-me essa dúvida e, por isso, optei por perguntar.
    Cumprimentos

9. youtube.comNo link abaixo, há um vídeo com uma análise bastante conclusiva de várias das imagens relacionadas à gravidade lunar (inclusive a do pêndulo, já mostrada acima):

De qualquer forma, penso que a maior prova de que Armstrong, Aldrin e outros 10 astronautas efetivamente andaram na Lua está no fato de que isso jamais foi contestado pela comunidade científica internacional (ou foi?). Nem os russos encontraram qualquer motivo para denunciar uma fraude dos americanos – ainda que isso fosse de grande interesse para a propaganda comunista. De fato, em 1966, eles já haviam feito pousar uma sonda na Lua e, em 1969, corriam contra o tempo, tentando lançar o N1, a versão soviética do Saturno V. E mais: os chineses anunciam planos de colocar taikonautas em solo lunar até 2025. Se o fizerem, estarão mais próximos de serem a nova grande potência espacial – e, mesmo assim, não tenho lido nem ouvido deles uma declaração sequer no sentido de que serão os primeiros humanos a caminhar em nosso satélite. Contentam-se com o segundo lugar. Penso que os leigos, por não compreenderem as leis da Fìsica, ou mesmo por não se interessarem muito pelo assunto, seriam mais facilmente convencidos com argumentos como os que expus acima.

10. Eu me considero uma testemunha ocular da história, porque sou uma das milhões de pessoas ao redor do mundo que tiveram o privilégio de assistir pela tv, ao vivo, às primeiras imagens do homem na Lua. Tinha, então, a idade de dez anos! Hoje, com 51, ainda me lembro bem do quanto aquele fato foi importante em nossas vidas. E lembro, também, que eram poucos, muito poucos, os que duvidavam do feito. As transmissões de tv, as informações dadas pela imprensa, as fotografias, e o próprio silêncio dos soviéticos a respeito do assunto, tudo isso pareciam provas irrefutáveis de que os americanos haviam ganho a corrida espacial. Só a minha avó recusou-se a acreditar no que via com os próprios olhos, dizendo tratar-se de um truque. Achávamos graça de seu ceticismo. Hoje, no entanto, ela não estaria sozinha em sua convicção: até um sobrinho meu, nascido em 1987, é um desses incrédulos. Na verdade, percebo que os mais novos, principalmente os que não se interessam por Ciência, tendem a pensar como a minha avó. Ou seja, vêem com naturalidade o fato de se conseguir lançar humanos à órbita da Terra, mas consideram praticamente impossível que se chegue à Lua. Quanto à poeira lunar, perfeita a sua observação, Carlos. Eu também considero esta uma das melhores provas de que aquelas imagens não poderiam ter sido feitas na Terra. Admitindo-se, no entanto, que a NASA tivesse, já naquela época, uma gigantesca câmara de vácuo, restariam ainda as imagens em que se vê astronautas arremessando alguns objetos, cujas trajetórias só poderiam ser explicadas por uma força gravitacional compatível com a da Lua.

• Ana Guerreiro Pereira on 24/02/2011 at 13:23

Deve ser algo do género:

Como é q as enzimas se reproduzem?…
    -Uma enzima da outra.

;D

• Ana Guerreiro Pereira on 24/02/2011 at 13:22

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL 😀

11. Eu sei várias piadas com Uranus… mas não as posso contar aqui
    😛 😀

• Ana Guerreiro Pereira on 24/02/2011 at 13:17

O que é um físico quântico?

– um gajo cego num quarto escuro, á procura de um gato preto que não está lá. 😀

• Ana Guerreiro Pereira on 24/02/2011 at 13:15

ahahahah!

Um taquião sai d’um bar. O barman diz-lhe, aqui não servimos gente da tua laia. Um taquião entra num bar.

12. A neutron walks into a bar and says: I’d like a beer, please.

After the bartender gives him one, he says: How much will that be?

Bartender: For you? No charge.

• Ana Guerreiro Pereira on 24/02/2011 at 13:09

Qual é a fórmula química da água benta?

-HdeusO

• Ana Guerreiro Pereira on 24/02/2011 at 13:08

hahahah, eu adoro piadas nerd 😛 (mas sou das poucas…) e tenho uma colectânea 😀 Por acaso a do newton foi um amigo nerd que me contou :D.

Como é que um electrão se suicida?
    -atira-se de uma ponte de hidrogénio. 😀 :p

13. mspc.eng.br…

LOLLLLLLLLLLLL

sabes onde li essa piada?
    Nesta thread: “Piadas extremamente nerds, que se alguma graça tiverem, apenas 0,3% entenderão”
    LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

Já agora, ajuda: a explicação está em 3 linhas… aqui:

• Ana Guerreiro Pereira on 24/02/2011 at 12:47

Não tendo muito a ver, mas só pela piada (provavelmente já conhecem, mas vou arriscar):

Newton, Einstein, Pascal e Gauss estavam brincando às escondidas. Einstein foi contar enquanto os outros se escondiam. Pascal saiu a correr e escondeu-se atrás do sofá. Gauss escondeu-se atrás da cortina. Mas Newton demorou a esconder-se. Olhou em volta e decidiu tentar atrás do sofá. Chegou lá, e lá já estava Pascal:
    -sai daqui Newton, aqui já tou eu!
    Newton correu então para trás da cortina:
    – Sai daqui Newton, já tou eu aqui – disse Gauss.
    Newton pensou: ‘porra, o que faço eu agora?’
    Pensou um pouco e em seguida, com um giz, desenhou um quadrado de 1×1 metro no centro da sala, ficando em pé dentro dele.
    Einstein terminou de contar e virou-se. Logo viu Newton:
    – 1,2,3 Newton apanhado!
    De imediato, Newton respondeu:
    – Na tou apanhado não, eu não sou Newton, sou Pascal!

• Ana Guerreiro Pereira on 24/02/2011 at 12:42

Que nada, que nada! Toda a gente sabe que foi o Stanley Kubrick que fez os filmes em menos de 4 dias (por isso é que não estão ao nível de 2001 odisseia no espaço)!!!

Já agora, para não haver mal entendidos: Bazinga! 😀

E, se me permitem, vou roubar os videos para fazer uma sessão de caçadores de mitos (mais uma… :D).

14. youtube.comyoutube.com…

Os conspiracionistas podem dizer o que quiserem, que nunca terão razão.

Os Caçadores de Mitos fizeram a experiência na Terra, numa câmera de vácuo.
    Este foi o resultado:

Mas, para mim, o que prova sem qualquer margem para dúvidas que eles estavam na Lua é o pó levantado (quase imperceptível nesta experiência, mas bastante perceptível nos filmes do rover na Lua).
    Era impossível com a tecnologia e efeitos especiais da altura, na mesma cena, levantar o pó daquela forma alta, não haver nuvens de pó, e simultaneamente fazê-lo descer directamente para o solo.
    James Cameron é capaz de conseguir isso hoje. Era impossível na altura para Kubrick ou seja para quem fosse, conseguir efeitos desses.
    Só estando sujeitos a uma gravidade menor e sem atmosfera…. num outro local do Sistema Solar.

(claro que os conspiradores podem dizer que eles não estavam na nossa Lua, mas sim em Miranda, por exemplo, uma lua de Úrano. Mas seria paradoxal dizer que eles nunca foram à Lua, mas foram ao sistema do planeta Úrano…)