Raj e Howard

Volto à excelente série The Big Bang Theory, para falar de 4 situações que me pareceram bastante interessantes num episódio recente.
Vejam este clip. (não permite incorporação)

Existem aqui 4 assuntos que achei interessante fazer notar:
– o clip começa pelo Raj a dizer que queria virar o telescópio para a casa da Scarlett Johansson. Isto é um assunto recorrente na observação astronómica feita por homens. Isto denota que quem escreve estes scripts sabe do que fala.
– as piadas feitas com o “grande telescópio do Raj” são bastante comuns nas licenciaturas de astronomia, em que o termo telescópio por vezes não quer dizer mesmo isso. Isto denota que quem escreve estes scripts percebe do assunto.
– a Bernadette comete um erro comum: pensar que por alguém estar a tentar detectar outros planetas, então imediatamente a conversa passará por saber se esse planeta terá vida ou não.
– por fim, a conspiração imaginada à mesa pelo Sheldon. Esta é a típica conspiração que os pseudos fazem. Só por não terem a resposta para algo que se perguntam, e/ou só por alguém não lhe querer dar as respostas, então imaginam logo uma grande conspiração governamental. Não percebem que a explicação pode ser bastante simples, não ter nada a ver com governos, não ser uma conspiração, mas que simplesmente a resposta não é da conta deles.

1. Estou a imaginar a caçada de planetas, ao som da música dos caça-fantasmas!! 😀 genial :)))) FORÇA A TODOS OS CAÇADORES!! 😀

(eu juntava-me-lhes, mas a minha especialidade é o mundo molecular, não o infinitamente grande :D)

Já está aqui no blog 😉

3. planethunters.orgzooniverse.org…

Já agora, aproveitando a parte em que o Raj está a tentar descobrir planetas extrasolares, deixo-vos aqui um link para os interessados: http://www.planethunters.org/
    O Planet hunters pertence ao Zooniverse (http://www.zooniverse.org/home) e consiste na colaboração que podemos dar para a descoberta, pela análise de dados (gráficos), de planetas extrasolares.
    O melhor disto, é que perdes o tempo que quiseres (depois de ter uma certa prática ;)).

• Ana Guerreiro Pereira on 05/03/2011 at 21:11

Ps – quando eu disse “das Bios” não queria dizer Biogajas, mas Biociências… 😛 😛 😀 😀 😀

• Ana Guerreiro Pereira on 05/03/2011 at 21:08

LOOOOOOL, só um gajo pra ver essas duplas interpretações… 😛 nunca mais uso a palavra seio!! 😀

4. Deixa-me tirar a “máscara” de cientista, e colocar a “máscara” de gajo

No post, eu falo de eles conversarem sobre o “telescópio do Raj”, que pode ter várias interpretações…

Foi dessas duplas interpretações que me lembrei quando disseste:
    “a Bernadette é microbióloga (…) e a tendência no SEIO das Bios”
    (coloquei em maiúsculas, para se perceber onde quero chegar)

• Ana Guerreiro Pereira on 05/03/2011 at 20:56

LOOOL, tenho de confessar que de cada vez que se descobre/detecta um novo planeta, a primeira coisa que me passa pela cabeça é, será que tem condições para albergar vida?… 😀 Quando vi a cratera Aveiro, supostamente esculpida por cursos de água, foi a primeira coisa em que pensei: será que ali, na zona subterrânea, há hipótese de se encontrar uma forma de vida? mea culpa ahahahah!

Na verdade, é preciso não esquecer que a Bernadette é microbióloga (se não estou em erro) e a tendência no seio das Bios remete para a procura/pesquisa de vida. É uma assumpção bastante comum no seio Bio. Claro que é pôr a carroça à frente dos bois 😀 mas, que era giro, era 😛 e por vezes são saltos desses que permitem evoluir 😛 😀

5. O Raj está a tentar ver (no computador dele que está ligado aos observatórios Keck, no Hawaii), se consegue perceber um efeito na estrela, que lhe permita interpretar que isso se deve a um planeta.
    Ou seja, está a tentar descobrir um planeta extrasolar.

A Bernardette, só por causa disso, parte logo para a pergunta da praxe: pensas que esse planeta tem uma atmosfera que possa suportar vida?
    Ele nem sequer descobriu o planeta, e ela quer logo saber se esse planeta (que pode nem existir!) poderá ter vida.
    Ou seja, é o que se chama: “pôr a carroça à frente dos bois”.

É uma pergunta comum, baseada numa argumentação falaciosa bastante comum em temas de astrobiologia.

É algo que acontece muito neste tema, mas também nos OVNIs, por exemplo.
    Começam logo a dar respostas sobre donde veio o OVNI, antes de saberem se ele existe ou de o estudarem.

• Ana Guerreiro Pereira on 05/03/2011 at 20:17

Porque é que é considerado um erro comum, o da Bernadette? 😀 Erro porquê? 😀 (atenção, não percebi o clip, alguns já saberão porquê, outros poderão fazer uma conspiração em torno disso :D).

bazinga! 😀