Dois Sóis na China ?

two-suns-in-china-02

Os websites de conspirações e a comunicação social que tem falta de pensamento crítico “piram” com estes assuntos. Assumem como verdade estes assuntos ridículos, ao mesmo nível do OVNI de Jerusalém.

Vamos aplicar um pouco de Literacia Funcional:

Este é o vídeo da TV Chinesa que levou à histeria de alguns crentes (basta ler Fóruns sobre OVNIs) e de alguma comunicação social:

A jornalista diz isto: “A notícia do dia na China é este vídeo que nos foi enviado por um homem que viu dois sóis esta tarde”.
O jornalista diz depois isto: “O Sol parece estar reflectido nas nuvens, causando uma ilusão de óptica, mas o homem que fez este vídeo diz que via mesmo 2 sóis”.
O homem que foi entrevistado (que fez o vídeo) diz: “Eu vi mesmo dois sóis e fiz o vídeo. Não existe outra explicação”.

No meu entender, existem nesta história alguns factores a ter em conta:

1 – O homem que filmou realmente pensou que viu 2 sóis. Isso não faz com que seja dois sóis. Faz simplesmente com que se perceba que a testemunha não tem conhecimento sobre esses assuntos.
Tal como quando as pessoas vêem satélites ou iridium flares e pensam logo que são naves extraterrestres, quando na verdade o que se passa é que a pessoa não tem conhecimento para perceber aquilo que está a ver.
As pessoas não terem conhecimento sobre os fenómenos é normal – ninguém pode saber sobre todos os assuntos. Os maus jornalistas e os sites pseudo inventarem logo que é algo desconhecido, isso só demonstra a falta de sentido crítico que existe em muitos sítios.
Neste caso, a testemunha diz que não existe outra explicação – mas isso é porque ele (e o amigo) não sabe essa explicação que existe. O jornalista deu essa explicação. Era assim que deveria ter acabado a reportagem – com a explicação. Mas não, a reportagem acaba com a ideia de que isto é um mistério.

2 – Se as pessoas olhassem mais para o céu, perceberiam que este é um fenómeno normal (raro quando são lado a lado, mas mesmo assim explicável).
Tem a ver com reflexos nas lentes, a luz do Sol refractar na atmosfera (fenómeno óptico bastante comum), e miragens – tal como quando vamos numa recta com árvores dos lados, parece lá ao fundo não só que as árvores se tocam, mas parece inclusivé que existem poças de água por toda a estrada.

p044-14

3 – Como diz o professor Jim Kaler: “a imagem dupla do Sol deriva de um efeito óptico de refracção. É um fenómeno raro (ou seja, não é diário), e que não está totalmente explicado pela ciência (apesar de se saber o que é e de estar praticamente explicado)”.

4 – Deixem-me dizer novamente: este é um fenómeno comum (raro mas que acontece regularmente). Basta fazerem uma pesquisa no Google para verem várias outras fotografias do mesmo género, feitas por astrofotógrafos. Exemplos:



Se fizerem uma pesquisa no YouTube, vêem também vários exemplos disso. Claro que se vê títulos completamente sem sentido, porque as pessoas imaginam logo conclusões sem sentido. Mas o que se percebe é que é um fenómeno “normal”.

5 – Como este é um fenómeno atmosférico recorrente, então é normal as pessoas de vez em quando (quando olham para o céu) o verem.
Não é algo que aconteça todos os dias. Mas é algo conhecido.
Claro que para quem não tem por costume olhar para o céu, estas coisas podem ser fantásticas! (qualquer dia aparece a “extraordinária notícia” que a Lua pode-se ver durante o dia, incluindo ao mesmo tempo que o Sol!) O Sol costuma produzir outras imagens estranhas, além de haver outros fenómenos atmosféricos estranhos.
O que a mim me aborrece é quem tem por obrigação disseminar a verdade sobre as notícias – como os jornalistas – por vezes preferem divulgar os mitos, as crenças, os mentirosos, os pseudo, a ignorância.

6 – Como este é um fenómeno que acontece por vezes, é assim normal que no passado tenham havido as mesmas histerias.
Por exemplo, o ano passado foi na Índia.

7 – Existe uma outra hipótese: tudo isto não passar de uma campanha de Marketing enganosa.
Da mesma forma que os OVNIs de Jerusalém, e os OVNIs do Haiti, não passaram de esquemas de publicidade enganosa, que levaram muitos crentes e comunicação social, a tomá-los como verdadeiros.
Neste caso, parece que esta história está a ser veiculada pelos mesmos que diziam que Betelgeuse iria se tornar uma supernova (um “segundo Sol”), que por acaso são os mesmos que disseminaram as mentiras sobre o planeta Nibiru e 2012.

60 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Marcelus Caracas on 06/09/2018 at 22:50
    • Responder

    Como posso enviar uma foto que tirei aqui em Fortaleza para vocês analisarem os dois sóis ?

    1. Se a foto está na net, basta nos enviar o link 😉

      De qualquer modo, o artigo já analisa as fotos com dóis sóis…

      abraço

  1. Se fossem doi sois estariam todos torrados… pois a temperatura seria o dobro na terra rs
    Basta usar a logica dois sol esquenta o dobro , e como vc observar dois sol sem ser torrado , imbecis

  2. Da próxima vez que vocês acharem que estão vendo dois sols no céu, é só olhar pra eles com uma chapa de raio x.

    Se tiver dois discos de luz no céu, realmente são dois sols; se tiver apenas um, é apenas uma ilusão de óptica.

  3. Boas desculpem la falar do mesmo assunto, falando neste mesmo assunto post 2 sois, cada vez tem havido mais aparecimentos do tal segundo sol, eu eu ainda não tive oportunidade de reparar se aqui a onde estou da para ver esses dois sois porque tem estando sempre nublado, mas este assunto já começa ficar assustador, que raio se passa com esse aparecimento simplesmente não sei, por isso venho cá perguntar se tem investigado sobre este assunto, se tem olhado para o céu ultimamente e viste algo de estranho sei la, espero que não seja incomodo, espero resposta.
    Obrigado e peço desculpa qualquer incomodo
    Abraços.

    1. Esses 2 sóis não existem.

      Não tem havido mais aparecimentos deles. Tem havido sim uma proliferação estúpida dessa ideia na internet, sobretudo youtube, por pessoas que nem sequer sabem o que são reflexões na camera ou quando sabem, aproveitam-se da ignorancia das pessoas para cliques (publicidade, $$).

      Mas não acredite em mim. Fale com os milhões de astrónomos amadores por todo o mundo que todos os dias observam o céu.
      E veja por si próprio.

      abraços

      1. “Tem havido sim uma proliferação estúpida dessa ideia na internet, sobretudo youtube, por pessoas que nem sequer sabem o que são reflexões na camera ou quando sabem, aproveitam-se da ignorancia das pessoas para cliques (…)”

        Tem um cidadão que “apareceu” recentemente aqui neste sítio (inclusive já deixou alguns comentários mais acima), porém já conhecedor deste presente trabalho faz um bom tempo, que, inacreditavelmente, continua na imbecilidade de ver tanto Nibiru quanto o “Segundo Sol” em qualquer vídeo abobalhado do YouTube, promovendo um verdadeiro festival de desinformação.

        Com extremo gosto pelo deboche – principalmente quando se trata de agências científicas e cientistas – parece-me que não adianta afirmar nem mostrar todas as evidências concretas para este cidadão: para já, não há salvação.

  4. Boas.
    Eu tive vendo os links que mandou, e achei muito interessante, ate vi a tal entrevista de Dr.Neil, só queria esclarecer uma outra duvida.
    Tipo, ele diz que todos os anos em 21 Dezembro acontece um alinhamento galáctico, isso quer dizer o que? tentei procurar por ai no blog mas ainda não encontrei, isso é diferente que um alinhamento planetário certo? e esse o alinhamento galáctico acontece só em 21 Dezembro todos os anos ?
    Abraços.

    1. Olá,

      Sim, são coisas diferentes 😉

      Leia aqui:
      http://www.astropt.org/2011/12/28/activa/

      abraços!

  5. Obrigado pelo esclarecimento, aproveito e gostava que me falasse de um outro assunto, o tal alinhamento que todos dizem que ira acontecer nesse tal dia ( 21-12-2012) Vai mesmo acontecer?, e mesma que aconteça, é possível que aconteça essas tais catástrofes que dizem ?. e se acha que nada ira acontecer é possível dar-me uma pequena prova?
    Já ouvi falar de um tal alinhamento nesse dia que ate fará que anoiteça mais cedo ou algo assim do género, sinceramente eu não sei, já ouvi tanta coisa, até que a terra iria ficar 3 dias na escuridão e tudo mais, peço desculpa se achar que tais perguntas é estupidez, Apenas não sei, e quando não se sabe vamos perguntar a quem realmente sabe, pelo o que eu vi o senhor esta a par das coisas, que até agora acho que deve ser das poucas pessoas que faz sentido no que diz.
    Resumindo e concluindo essas tais profecias dos ” Mais ” e tudo isso, acha que algo ira acontecer nessa data prevista ( 21-12-2012) ?
    Não só profecias dos ” Mais ” mas com certas bagagens que vejo por ai que ira acontecer desastre nesse dia, peço desculpa incomodar com este assunto, mas eu fico sempre a pensar nestas tretas todas e isso faz me uma extrema confusão.
    Espero que seja possível esclarecer me todas essas duvidas.
    ( E gostava que me desse pequenas provas de tais, espero não dar muito trabalho, que obviamente deve dar, como tal peço desculpa.)
    Obrigado e espero que compreenda a minha situação.
    Um grande abraço.

    1. Olá,

      Claro que faz bem em perguntar. 😉
      Quando não se sabe, e quer-se saber, pergunta-se 🙂

      Quanto a alinhamento de planetas, acontecem quase todos os meses. Como deve compreender, nada provocam, porque não andamos a morrer todos os meses 😉

      Curiosamente, nesse dia específico, não há qualquer alinhamento planetário, como pode comprovar aqui:
      http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/

      Quantos aos 3 dias de escuridão, é a mesma mentira do ano passado em relação ao comenta Elenin. Os vigaristas nem sequer são imaginativos. Dizem sempre a mesma coisa 😉
      http://www.astropt.org/2011/09/26/3-dias-de-escuridao/
      http://www.astropt.org/2011/10/01/voltei-da-escuridao/

      Os Maias não fizeram qualquer profecia. Isso é um disparate de quem tenta vigarizar os outros 😉
      http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/
      http://www.astropt.org/2012/05/12/encontrado-calendario-maia-mais-antigo-de-sempre-com-implicacoes-para-o-fim-do-mundo/
      http://www.astropt.org/2012/09/30/descoberta-mais-uma-inscricao-maia-com-a-data-de-fim-do-mundo/

      abraços!

  6. Peço desculpa pela ignorância, sem querer o incomodar gostava que visse este video a partir dos 7:16 (…)
    e gostava que comentasse sobre esses tais 2 sois que pelos vistos tem acontecido varias vezes, será que é mesmo isso que diz? ou será algo mais ?, só quero esclarecer todas as minhas duvidas.
    É que para mim sinceramente nunca vi dois sois nunca mesmo, por isso ao ver esse tipo de coisas fico simplesmente na ignorância, e ao ver essas coisas do tal planeta X e tudo isso apenas fico um pouco assustado com tal coisa, espero que não seja incomodo nenhum em voltar deste assunto.

    É so.
    Obrigado, um abraço.

    1. João.

      Não há 2 sóis nem qualquer planeta a vir para cá.
      Basta ir lá fora e ver por si.

      Quanto ao link do vídeo, retirei-o porque não quero divulgar aqui programas mentirosos do Canal História.
      Quanto ao tema do minuto de que fala, está explicado aqui:
      http://www.astropt.org/2011/12/06/campo-magnetico-da-terra-reversao-dos-polos/

      abraços!

    • Kátia Uzun on 07/12/2012 at 23:29
    • Responder

    Olá caros companheiros!!!!!!
    Adorei todas as informações contidas nesse blog. Apenas acho que os leigos e crentes em profecias, exatamente por sua leiguisse, não deveriam ser tratados de forma tão preconceituosa como a que pude perceber.
    Apesar dos avanços dos estudos espacias, metereológicos e etc, ainda estamos sujeitos a surpresas que nos deixam a mercê da vontade do Universo.
    E acho que assuntos ciêntíficos devem ser tratados de forma ciêntifica, sem puxar a sardinha para o lado do aspecto pessoal, como se mostra aqui o tempo todo e de forma desreipeitosa, chamando de “burros e ignorantes” os que não tem conhecimento do assunto.
    Quem busca informações, é porque tem curiosodade e a curiosidade deve ser sanada de modo, no mínimo, mais educado.
    Abraços.

    1. Kátia,

      Ignorantes todos somos numa diversidade enorme de assuntos. Eu sou ignorante em termos de agricultura.
      Ignorante é aquele que ignora determinadas coisas em certos assuntos.
      Logo, isso não é um insulto.

      Burro não é aquele que não sabe, mas sim aquele que não quer saber.
      Burro é aquele que na presença de alguém que sabe mais, o especialista no assunto, resolve entrar na casa do especialista com o desplante de achar que sabe mais.
      Esse sim, é burro.
      Eu, que nada sei de agricultura, não entro na casa de um agricultor para lhe dizer que as batatas crescem em árvores. É um disparate e uma falta de educação.
      Se eu não sei, pergunto ao agricultor onde crescem as batatas.

      Por isso chamar ignorante não é um insulto. E chamar burro a quem tem este tipo de atitude, é uma avaliação correcta da situação.

      Quem entra neste local de forma educada e para aprender algo, é tratado da forma que merece.
      Quem entra aqui a pensar que sabe tudo, quando só diz disparates, e quando é mal-educado para com quem tem o conhecimento, é obviamente tratado dessa mesma forma.

      É só.

      abraços

  7. Olá Vi esse fenômeno aqui em foz do Iguaçu!Achei lindo!
    Sempre olho pro céu, sou uma amante amadora das estrelas,isso desde criança, mas o céu anda diferente tanto de dia como a noite. tenho reparado diferenças drásticas em algumas estrelas e no sol também. Saberia me indicar uma pagina da web seguro para esclarecer minhas duvidas. Toda manhã desde os 8 anos eu acordo as 5 da manha para ver o sol nascer e as estrelas da manhã mas notei que algumas delas estão mais próximas e os satélites costumeiro que sempre vi estão mais parecidos a cometas de que a satélites! Mas enfim sou leiga. Obrigada

    1. Oi Cristiane,

      O céu que se vê da Foz do Iguaçu é o mesmo de sempre 😉
      E, já agora, é o mesmo que se vê em qualquer parte do mundo, onde nenhum dos milhões de astrónomos amadores que conhecem e observam o céu todas as noites notou qualquer diferença.

      Tem certamente grupos de astrónomos amadores no seu local. Sugiro que procure esses grupos e tire algumas das dúvidas sobre o céu, com eles 😉

      Exemplo: Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho em Foz do Iguaçu
      http://planetarios.org.br/xvii-encontro-da-associacao-brasileira-de-planetarios

      abraços

    • Ricardo Moreira on 13/10/2012 at 15:20
    • Responder

    Acho que as pessoas que acreditam em nibiru, ana marron, tyche, nemesis ou seja la o que for, na verdade divulgam sua crença de boa fé, sem intenção de enganar ninguem, porque creem se tratar da mais pura verdade. Tenho pena dessas pessoas, porque vao descobrir futuramente que nada daquilo em que acreditavam era verdade.

    1. Sim, concordo. Em uma grande parte das vezes não há má intenção, mas mesmo assim há culpa, pois se não entendem não devem anunciar que entendem e alarmar outras pessoas.

      Essas pessoas, mesmo de boa fé, agem com irresponsabilidade. Se não entendem os fenômenos físicos, que estudem os fenômenos físicos, ao menos consultem físicos.

      Falta senso crítico em nossa sociedade. Sou do Brasil, mas quando digo sociedade me refiro à humanidade em geral.

      O fenômeno “dos dois sóis”, às vezes mais que dois, trata-se de um fenômeno óptico, o já explicado parélio ou sun dog, que não acontece todos os dias, mas que já aconteceu muitas vezes ao longo da história, sendo apenas um efeito visual que ocorre em condições específicas da atmosfera, não tendo qualquer malefício ou benefício para a Terra.

      Saudações a todos.

  8. Olá Carlos

    Por favor veja os últimos vídeos que falam desse assunto e depois nos de uma explicação mais convincente por favor.

    (comentário editado)

    Tradução feita pela amiga Priscila Silva.

    (comentário editado)

    “Vocês sabem estamos nos movendo para a 6º dimensão ou sei la como as pessoas queiram chamar, mas o fato eh que isso também pode ser uma estrela de uma outra dimensão.

    (comentário editado)

    1. Caro Célio,

      O seu comentário foi editado por razões óbvias.

      Peço-lhe que deixe as drogas pseudo.

      Sugiro também que deixe o computador e vá até lá fora ver se existem dois sóis no céu e se algum deles pertence à 6ª dimensão (só alguém que não sabe nadinha sobre dimensões pode dizer uma barbaridade dessas).

      Se só vir um Sol, pode ser que essa verdade o liberte, em vez de andar preso a conspirações absurdas.

      E finalizo dizendo que não consigo ser mais convincente sobre a existência de conhecimento científico, que inclui a existência da internet e até da electricidade. Provavelmente a electricidade também é uma conspiração de seres reptilianos da 6ª dimensão, por isso recomendo que não utilize nada que tenha o mínimo de electricidade. A Humanidade agradece-lhe.

      Com os melhores cumprimentos,

      Carlos Oliveira

  9. legal agora entendi oque vi dia 22/2 de 2012.. era dois sois o ceu as 6 horas da tarde.. entao e fenomeno natural. ainda bem que achei a explicaçao certa

  10. Não percebi…

    Este post é sobre um fenómeno entendível…
    É indiferente se há factores para além da razão. Aqui a razão prevalece.

    Quanto a 2012, nada se vai passar.
    http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/

    abraços

  11. Adoro uma boa conversa, civilizada, educada.. opa..não errei de SEITE,ops.. site! Aparte das brincadeiras até pq respeito é bom e tbm gosto, e analisando um vértice da qual estudo à alguns anos, acredito que a ciência venha compreender (ainda mais) que existem fatores além da razão. Sem uma lógica específica ou formulas fantásticas de esclarecer tudo. Isto foi, é, e será muito importante para toda a humanidade, mas se desenvolveu primeiramente com o objetivo de compreender e explicar as atividades naturais sem ser pela igreja e sem que seja morto por discordar (nisto acho evoluímos em parte – pois se não tem prova, ainda não é válido ou verdadeiro).

    Curiosamente me deparei com o tema, mas quase instintivamente fui estudar o caso até chegar aki. Realmente tem muitos sites que postam qualquer porcaria, até jornais televisivos com matérias e esclarecimentos (e lá sim) de outro mundo. Compreendi bem o assunto – o suficiente para me interessar – até por nunca ter visto ou ouvido falar no ocorrido (dito normal-raro), vejo uma oportunidade de aprender mais.

    Quanto ao final do mundo, como alguns dizem (e matéria de estudos), por ser uma questão não-científica pela sua origem, deve ser tratada como não-científica, ou seja, será um acontecimento, sim, a qual a ciência será fundamental no seu tempo. Mas a designação de “fim do mundo”, compreendida por muitos, vem designar o final de um período de acontecimentos que iniciou em 1914 (com a primeira guerra mundial) e tem probabilidade de findar em 2012, iniciando outro período de tempo (estimado para até 3012). Mas o importante não é esperar o encerramento deste período para o outro ou tentar encontrar o fator chave deste acontecimento (até pq não será apenas um acontecimento), mas sim de sermos mais cautelosos com nossas atitudes, aprendendo e compreendendo – buscando o conhecimento a respeito da existência (não só a humana, mas de tudo que há em nosso redor) – seja perto como o PC ou longe como as estrelas.

    Muito Obrigado pela oportunidade. ATTE

  12. Olha! No dia em que eu olhar pela manhã um sol nascendo depois do outro a olho nú, podem ter certeza que eu vou ficar preocupado, mas até lá devemos olhar sempre de forma mais óbvia ou seja, é somente um efeito da lente e o que parecia do outro mundo era na verdade básico ao extremo.
    Eu realmente acho irônico que um ocultista seja tão cético em relação as teorias do fim do mundo e a grande maioria sempre apoiada no racional começe a crer em algo desta natureza.
    Não acredito em 2012 e pelo que eu sei os Maias foram tudo, menos chegados em previsões proféticas. E como bom Ocultista farei minhas previsões para 2012.
    O Bug do Milênio Maia, os ábacos de seis dígitos enlouqueceram e as contas Maias caducaram.
    Devido a atívidade solar perderemos o final da copa, Brasil x Argentina e em consequência ao arrebatamento não haverá ninguém pra arrumar.
    O Nando e a Cassia estavam certos.
    Xuxa Vader Constroi o planeta X da morte. ( Tem piedade!) Desculpe Xuxa eu te adoro!
    Haverá um Especial do Roberto Carlos no fim do ano na globo.
    Assim como agora, estaremos caminhando em direção ao futuro. Essa foi profética!

    Abração a todos

    Drako Curitiba

    • Ana Guerreiro Pereira on 21/04/2011 at 12:51
    • Responder

    acho que é mais confundirem-se e enganarem-se a eles mesmos. 🙂 (e pelo caminho levam uns qtos)

  13. Ana, se bem reparas, ele e os outros pseudos crentes religiosos nestas coisas, põem tudo no mesmo saco, como se fosse tudo o mesmo.
    Mas ao mesmo tempo dá links de que a Nemesis afinal só manda cometas para cá… mas não vem ela. Ou seja, nunca poderia ser um Nibiru.
    Concluindo, ao mesmo tempo que põe tudo no mesmo saco, dá argumentos que são contrários a colocar tudo no mesmo saco.

    As normais contradições dos pseudo.
    A ideia é confundir as pessoas e enganá-las.

    • Ana Guerreiro Pereira on 21/04/2011 at 02:33
    • Responder

    Ps – os excertos que coloquei nos comentários vieram de um dos links partilhados pelo comentador tatu, nomeadamente, o último.

    • Ana Guerreiro Pereira on 21/04/2011 at 02:31
    • Responder

    mas claro, que estes estudos tenham sido rebatidos, ou que o facto de Tycho existir mesmo não o torna automaticamente em nibiru, o planeta que vai dar cabo da Terra… bem, não deve interessar, está visto… nem interessa que os links supostamente de apoio à “teoria” Tycho-é-nibiru, não apoiarem propriamente essa “teoria” e incluirem da própria existencia de Tycho nem estar confirmada ou ser mais do que uma hipotese 😛

  14. Tatu,

    Que comentário totalmente ao lado!!!
    Isto é sobre a ilusão de 2 sóis, e não sobre as suas ilusões pessoais!

    Quanto aos casos que falou com links, tem aqui no astroPT artigos sobre tudo isso.

    “o fato é que há crescentes e persistentes indícios” <--- esta é uma frase mentirosa, tendo em conta o conhecimento científico. Os indícios só são persistentes nos círculos PSEUDO, e crescentes só o são devido às parvoíces PSEUDO sobre 2012. É só. Em vez de dizer disparates baseados em interpretações deturpadas do que não sabe ler em inglês, sugiro que consulte os nossos posts sobre esses assuntos. Já está tudo explicado no astroPT, quer sobre o Tyche, quer sobre a Nemesis. Não é preciso imaginar o Pai Natal... O vosso problema é terem a mente tão aberta... que o cérebro cai.

    • Ana Guerreiro Pereira on 21/04/2011 at 02:27
    • Responder

    “Não tenho certeza que esse desvio nas estatísticas seja significativo e provocado por um planeta com quatro vezes a massa de Júpiter. Não tenho nada contra a ideia, mas acredito que as estatísticas não estão sendo feitas corretamente”, disse o astrofísico Hal Levison, cientista planetário ligado ao Instituto de Pesquisas do Sudoeste, no Colorado e autor de recente estudo publicado sobre a nuvem de Oort.

    Já encontrei várias assinaturas de perturbações orbitais naquela região, mas isso não é suficiente para afirmar que existe um objeto de grandes dimensões capaz de afetar a órbita dos cometas na nuvem de Oort”, disse Holman, pesquisador do Instituo Harvard Smithsonian de Astrofísica, que estuda há muitos anos os cometas vindos da nuvem de Oort.

    São precisas mais evidências?…

    • Ana Guerreiro Pereira on 21/04/2011 at 02:24
    • Responder

    Gosto especialmente da parte:

    ” Corrente Contrária
    Apesar de Matese e Whitmire estarem bastante confiantes na localização do hipotético planeta, nem todos os astrofísicos concordam com a teoria.”

    Hipotético planeta. E está tudo dito.

  15. NASA considera Tyche uma possibilidade e irá procurá-lo entre os dados coletados pelo WISE:

    http://www.nasa.gov/mission_pages/WISE/news/wise20110218_prt.htm

    Resumo do artigo de John Matese e Daniel Whitmire sobre persistentes evidências de uma estrela companheira do Sol na nuvem de Oort:

    http://www.nasa.gov/mission_pages/WISE/news/wise20110218_prt.htm

    O artigo na íntegra em PDF:

    http://arxiv.org/PS_cache/arxiv/pdf/1004/1004.4584v1.pdf

    Detetives espaciais identificam 18 estrelas anãs cujas rotas podem corresponder a de Nêmesis:

    http://arxiv.org/PS_cache/arxiv/pdf/1004/1004.4584v1.pd

    Nêmesis (irmã do Sol), pode alvejar a Terra com cometas, sugere estudo:

    http://www.space.com/8028-sun-nemesis-pelted-earth-comets-study-suggests.html

    Localizada Anã Marrom próxima a plutão, neste caso sob o nome G1.9 (que a NASA afirma ser uma supernova bem distante do sistema solar e não uma anã marrom ali na esquina):

    http://starviewer.wordpress.com/2009/07/20/localizada-la-enana-marron-cerca-de-pluton-la-otra-verdad-del-40th-aniversario/

    A teoria de Nêmesis (Dr. Richard Muller):

    http://muller.lbl.gov/pages/lbl-nem.htm

    Irá a NASA resolver o debate acerca do gigantesco planeta chamado Tyche?

    http://www.space.com/10952-nasa-giant-planet-tyche-faq-wise.html

    Cientistas procuram sinais de Hercolubus/Nibiru sob os nomes Nêmesis/Tyche:

    http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Tyche_Cientistas_tentam_provar_planeta_gigante_no_Sistema_Solar&posic=dat_20110221-074433.inc

    Não importa os nomens que lhe dêem (Nibiru, Hercolubus, G1.9, Tyche ou Nêmesis), o fato é que há crescentes e persistentes indícios de que não se deveria rir desta idéia e nem descartá-la gratuitamente, afirmando de boca cheia que o perturbador astro não existe.

    Nenhum pesquisador sério ri de teorias, somente as descarta, mantendo, porém, a mente aberta para a reconsideração das mesmas em outras oportunidades.

  1. […] Barulhos estranhos. Extraterrestres Antigos. Desmistificar. Erich von Däniken. Dogons. Anel Negro. Dois Sóis. Alinhamento planetário sobre Pirâmides de Gizé. Sismos e eclipses. G1.9. Voar por um dia. Base […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.