Dois Sóis na China ?

two-suns-in-china-02

Os websites de conspirações e a comunicação social que tem falta de pensamento crítico “piram” com estes assuntos. Assumem como verdade estes assuntos ridículos, ao mesmo nível do OVNI de Jerusalém.

Vamos aplicar um pouco de Literacia Funcional:

Este é o vídeo da TV Chinesa que levou à histeria de alguns crentes (basta ler Fóruns sobre OVNIs) e de alguma comunicação social:

A jornalista diz isto: “A notícia do dia na China é este vídeo que nos foi enviado por um homem que viu dois sóis esta tarde”.
O jornalista diz depois isto: “O Sol parece estar reflectido nas nuvens, causando uma ilusão de óptica, mas o homem que fez este vídeo diz que via mesmo 2 sóis”.
O homem que foi entrevistado (que fez o vídeo) diz: “Eu vi mesmo dois sóis e fiz o vídeo. Não existe outra explicação”.

No meu entender, existem nesta história alguns factores a ter em conta:

1 – O homem que filmou realmente pensou que viu 2 sóis. Isso não faz com que seja dois sóis. Faz simplesmente com que se perceba que a testemunha não tem conhecimento sobre esses assuntos.
Tal como quando as pessoas vêem satélites ou iridium flares e pensam logo que são naves extraterrestres, quando na verdade o que se passa é que a pessoa não tem conhecimento para perceber aquilo que está a ver.
As pessoas não terem conhecimento sobre os fenómenos é normal – ninguém pode saber sobre todos os assuntos. Os maus jornalistas e os sites pseudo inventarem logo que é algo desconhecido, isso só demonstra a falta de sentido crítico que existe em muitos sítios.
Neste caso, a testemunha diz que não existe outra explicação – mas isso é porque ele (e o amigo) não sabe essa explicação que existe. O jornalista deu essa explicação. Era assim que deveria ter acabado a reportagem – com a explicação. Mas não, a reportagem acaba com a ideia de que isto é um mistério.

2 – Se as pessoas olhassem mais para o céu, perceberiam que este é um fenómeno normal (raro quando são lado a lado, mas mesmo assim explicável).
Tem a ver com reflexos nas lentes, a luz do Sol refractar na atmosfera (fenómeno óptico bastante comum), e miragens – tal como quando vamos numa recta com árvores dos lados, parece lá ao fundo não só que as árvores se tocam, mas parece inclusivé que existem poças de água por toda a estrada.

p044-14

3 – Como diz o professor Jim Kaler: “a imagem dupla do Sol deriva de um efeito óptico de refracção. É um fenómeno raro (ou seja, não é diário), e que não está totalmente explicado pela ciência (apesar de se saber o que é e de estar praticamente explicado)”.

4 – Deixem-me dizer novamente: este é um fenómeno comum (raro mas que acontece regularmente). Basta fazerem uma pesquisa no Google para verem várias outras fotografias do mesmo género, feitas por astrofotógrafos. Exemplos:



Se fizerem uma pesquisa no YouTube, vêem também vários exemplos disso. Claro que se vê títulos completamente sem sentido, porque as pessoas imaginam logo conclusões sem sentido. Mas o que se percebe é que é um fenómeno “normal”.

5 – Como este é um fenómeno atmosférico recorrente, então é normal as pessoas de vez em quando (quando olham para o céu) o verem.
Não é algo que aconteça todos os dias. Mas é algo conhecido.
Claro que para quem não tem por costume olhar para o céu, estas coisas podem ser fantásticas! (qualquer dia aparece a “extraordinária notícia” que a Lua pode-se ver durante o dia, incluindo ao mesmo tempo que o Sol!) O Sol costuma produzir outras imagens estranhas, além de haver outros fenómenos atmosféricos estranhos.
O que a mim me aborrece é quem tem por obrigação disseminar a verdade sobre as notícias – como os jornalistas – por vezes preferem divulgar os mitos, as crenças, os mentirosos, os pseudo, a ignorância.

6 – Como este é um fenómeno que acontece por vezes, é assim normal que no passado tenham havido as mesmas histerias.
Por exemplo, o ano passado foi na Índia.

7 – Existe uma outra hipótese: tudo isto não passar de uma campanha de Marketing enganosa.
Da mesma forma que os OVNIs de Jerusalém, e os OVNIs do Haiti, não passaram de esquemas de publicidade enganosa, que levaram muitos crentes e comunicação social, a tomá-los como verdadeiros.
Neste caso, parece que esta história está a ser veiculada pelos mesmos que diziam que Betelgeuse iria se tornar uma supernova (um “segundo Sol”), que por acaso são os mesmos que disseminaram as mentiras sobre o planeta Nibiru e 2012.

60 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Márcio A. Silva on 20/04/2011 at 19:13
    • Responder

    Quem tem um pouco de conhecimento científico ou interesse em saber “por quê” jamais acreditará em bobagens do tipo Nibiru, Profecia Maia sobre 2012, etc. É inacretitável, mas já ouvi pessoas dizendo que esse suposto fenômeno chinês, é na realidade o famigerado planeta X que já é visível!

  1. “você ja viu a posição do sol no caso em que o homem filmou?”
    <--- já. Não há problema. "vi em um topico de um site" <--- de certeza que vai ver tópicos de site, a dizer que a culpa é de elefantes. "esse do sol se fosse tão comum e simples" <--- eu não disse que era "tão comum e simples". Da mesma forma que eclipses totais do Sol não são tão comuns como os da lua. Está dito no post: "Deixem-me dizer novamente: este é um fenómeno comum (raro mas que acontece (...)" "e não nos surpreenderiamos com seu acontecimento" <--- mas quem se surpreendeu com esse fenómeno? Será que foi quem tem conhecimento do fenómeno? Ou pessoas que, não tendo conhecimento do fenómeno, imaginam logo conspirações? "por que nenhum cientista citou sobre essa refrectancia" <--- curiosamente, no meu texto coloco links para sítios onde cientistas falam disso. Mas para quê ler, se é mais simples inventar? "estrela entrando em supernova" <--- isso foi uma hipótese dada por ignorantes conspiradores, e pode-se ler aqui no blog que é uma ideia totalmente RIDICULA. Mas para quê procurar conhecimento se o objetivo é pressupôr ideias sem sentido? "isso deveria ocorrer todos dias e não raramente" <--- não. Quando se fala em "raras condições atmosféricas", quando se percebe que as pessoas raramente olham para o céu/Sol, quando se percebe que algumas olham (astrofotógrafos) e colocam as suas fotos para toda a gente ver que é um fenómeno normal... então as suas opiniões deixam de fazer sentido. "eu tenho um conhecimento diferente, e você outro" <--- não. Você tem desconhecimento. Eu tenho conhecimento. São coisas distintas. "verdades destintas, cada um com o seu, acredita quem quiser" <--- não é uma questão de crenças. É uma questão de conhecimento. Não existem verdades distintas. Existe a verdade que lhe é dada neste blog; e depois existem opiniões baseadas no desconhecimento e nas crenças pessoais. "nunca vi esse fenomeno e muitas pessoas aqui não" <--- para si, Cangurus não existem porque você nunca viu, e muitas pessoas aqui também não. Perfeito. O ridículo da sua opinião ficou patente aqui nesta sua frase. "cientistas dizem que poderemos ver esse sol brilhando a noite" <-- eu não tenho teses. Eu dou-lhe as explicações científicas. Curiosamente que por todo o comentário você fala "no ar". Nesta última frase, seguiu a mesma estratégia: falar "no ar". Resolve mandar "postas de pescada" à parede, sem qualquer fonte, para ver se pega. É a estratégia pseudo de confundir as pessoas, de modo a estas ficarem com dúvidas sobre as reais explicações.

  2. Ótima explicação, mas tudo tem um porém, você ja viu a posição do sol no caso em que o homem filmou?, e na sua primeira imagem, vi em um topico de um site, foi um erro de fotogrofia, se reparar bem na imagem você vera 4 sóis por causa da lente da camera, só que mais fracos, você citou o eclipse, o eclipse tem explicações concretas, e muitas pessoas já viram e antes de acontecer prevemos, esse do sol se fosse tão comum e simples, preveriamos e não nos surpreenderiamos com seu acontecimento, e por que nenhum cientista citou sobre essa refrectancia ao explicar o video? arranjaram uma desculpa de haver uma estrela entrando em supernova?, e se você procurar saber mais sobre o assunto, sua explicação, sobre esse fenomeno, vendo os fatores decorrentes, isso deveria ocorrer todos dias e não raramente, meu amigo, olha as suas imagens e veja a gravação do rapaz, em suas imagens a sempre uma montanha cortando o segundo sol, há sempre um fator contra, eu tenho um conhecimento diferente, e você outro, verdades destintas, cada um com o seu, acredita quem quiser, nunca vi esse fenomeno e muitas pessoas aqui não, portanto não acho comum e nem simples, acho desconhecido.

    E mais uma coisa, cientistas dizem que poderemos ver esse sol brilhando a noite, dai quero ver qual vai ser sua tese.

    • Ana Guerreiro Pereira on 31/03/2011 at 18:26
    • Responder

    Carlos, não confundas vontade de trocar conhecimento e ideias com vontade de discutir pura e simples. O paulo não percebeu o que disseste, porque não quis, está talvez habituado demais a mandar vir com os desgraçados cientistas burros que nunca trouxeram um pingo de conhecimento ao mundo.

    (eu avisei q hoje estava sem pachorra para parvoíces pegadas… :P)

    • Ana Guerreiro Pereira on 31/03/2011 at 18:15
    • Responder

    Caro Paulo: não confunda conhecimento com materialismo. Não confunda espiritualismo com fraudes, tretas, banhas de cobra e burrice aguda. Não confunda consciência com inconsciência. Não confunda uma grande mente com uma mente alucinada. Não confunda as coisas. Não confunda ciência, a mesma ciência que criou os micro-processadores que lhe permitem enviar mensagens pela internet (a internet tb está dentro de si?…), com filosofia espiritual.

    E sobretudo, não confunda alhos com bugalhos. Aqui fala-se de uma ilusão óptica que foi mal interpretada por um interior desejoso de acreditar naquilo que não existe, um pouco contaminado pela ignorância.

    E como diria Carl Sagan (outro materialista, a analisar pelo que o senhor parece querer transmitir – estou certa que há aqui um mal entendido, por isso lhe dou o beneficio da dúvida e não parto de pressupostos errados como o senhor tem estado a fazer): “Para mim, é muito melhor compreender o Universo como ele realmente é, do que persistir na ilusão, por mais satisfatória e tranquilizante que ela seja.”

  3. Paulo,

    Não sei o que considera ser materialismo.
    Eu disse-lhe a verdade.

    Mas se quer continuar a acreditar no Pai Natal, o problema é seu.

  4. amigo carlos , seu grau de materialismo é absurdo……desculpe a franqueza, saiu de dentro de mim……… realmente não poderemos discutir o que você , por sua natureza, ignora.

  5. Paulo,

    Se estiver a falar de comida após uma refeição, tem razão: está dentro de nós.

    Quanto ao tema do post, os dois sóis estão fora de si, e não dentro de si.
    Para compreender o fenómeno, tem que olhar para o que está à sua volta (neste caso, nos céus), e não passar o tempo a olhar só para o seu umbigo.

  6. materialistas???? sim opção de vocês…..místico?, olhando mais para dentro do que para fora? , provando algo individual e interior com vivência interior? comparando , experimentando , concluindo, vivenciando….? o meu interior……….opção minha…….não comparem pessoas verdadeiramente místicas com ignorantes que olham pro céu , com olhar crítico ou não……A VERDADE ESTÁ DENTRO DE CADA UM DE NÓS ….E NÃO FORA.

  7. Magus,

    Introdução pessoal e extremamente necessária, até por outras conversas que já houve em comentários.

    Para a próxima, comente informando-se sobre os assuntos, e vá ao que interessa, em vez de fazer comentários desnecessários.

    Mas, claro, quem assume a verdade das viagens astrais, “outros espíritos”, “outras energias”, etc, mostrando assim a sua tendencia pseudo, não se pode esperar que se informe corretamente sobre os assuntos, e daí que é natural que faça comentários despropositados.

  8. Introdução extremamente pessoal e desnecessária… Na próxima vez, resuma seus posts e escreva apenas o que realmente interessa…

  9. Putz carlos oliveira,valeu hein,eu tinha visto um tópico como este numa comunidade do orkut,só que o cara começou a interpretar isso com coisas paranormais e me deixou com medo,mas depois que vi esse blog….UFA,QUE ALÍVIO 🙂

    • Ana Guerreiro Pereira on 14/03/2011 at 22:05
    • Responder

    é melhor não, ainda seguem o conselho 😛

    (infelizmente conheço diversos casos de pessoas q o fizeram, precisamente por saberem que iriam acabar com a vida 🙁 milagrosamente uma sobreviveu…)

  10. A gravidade não está totalmente explicada.
    No entanto, percebe-se bem porque as pessoas se espetam no chão, caso se atirem do topo de um edifício.
    Os pseudos que acham que por algo não estar 100% explicado, então é sinal que é derivado de extraterrestres, nemesis, ou energias místicas, devem fazer a experiência dada pelo Dawkins: atirem-se de um edifício de 20 andares e crerem que vão sobreviver, só porque a ciência não explica totalmente a gravidade.
    😉 😛

    • Ana Guerreiro Pereira on 14/03/2011 at 21:50
    • Responder

    Carlos, oh pah… estava tudo muito bem até escreveres “e que não está totalmente explicado pela ciência”…. 😀 pronto, lá acharão que lhes deste razão… 😀 (dado q é o argumento preferido daqueles a quem se referem como pseudos :D)

  11. Auxiliadora Padilha,

    Os eclipses solares totais são raros. Média de 1 vez por ano. Por vezes, há anos que nem existem. Neste ano não existem.

    No entanto, são comuns. Existiram muitas dezenas deles no século XX, por exemplo, e a sua explicação é perfeitamente conhecida – comum.

    O mesmo se passa aqui.

  12. Olá , fui eu que sugeri essa matéria , e fiquei muito feliz que o senhor , Carlos Oliveira , atendeu a uma sugestão minha para esclarecer essas noticias mal explicadas .
    Obrigada !
    E também é interessante que o senhor também goste de Big Bang Theory.

    • Auxiliadora Padilha on 13/03/2011 at 17:14
    • Responder

    Entendi e aceito a explicação.
    Mas…
    Como um fenômeno pode ser raro e bastante comum ao mesmo tempo?

  13. Ahah 😀 Excelente!
    Eu já presenciei esse fenómeno, semelhante à segunda fotografia. Mas os “dois sóis” lado a lado parece ainda mais estranho.

    É isso e o milagre do Sol em Fátima “testemunhado” por 70 mil pessoas! LOL Devem mesmo ter entrevistado todas… E a questão do porquê mais ninguém ter visto o milagre a não ser na Cova de Iria, nunca parece surgir…

  14. Os “dois sóis ” foi a 2 de Março.
    Tem a ver com refracção da atmosfera. Não está relacionado com o terramoto.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Atmospheric_refraction
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Refra%C3%A7%C3%A3o_atmosf%C3%A9rica

    Todos os dias vemos a luz do Sol ser refractada ao pôr-do-sol.
    É um fenómeno normal, diário, e funciona quase da mesma forma.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Sunset

    Não tem a ver com terramotos 🙂

    • Antonio Ramos on 11/03/2011 at 15:34
    • Responder

    Ora viva! Boa tarde.

    Li o artigo mas tenho uma pergunta:
    Em que data este fenómeno teve a sua ocorrência?

    Se foi muito recente, o comportamento da atmosfera não estará ligado ao tremor de terra, no Japão?
    Sabe-se, que têm ocorrido manifestações atmosféricas, antes dos sismos!?

    Desculpe este “desabafo”.

  15. Shirley: não são 2 sóis. Só existe 1 Sol.
    Quanto ao ridículo, está explicado no post: ridículo não é o homem não saber, como é normal e está explicado no post. O ridículo é estas notícias andarem a ser disseminadas como mistérios, e com interpretações paranormais…

  16. Até o pensamento crítico mais rudimentar entenderia que esta foi a visão dele, dado que foi ele mesmo que fez o vídeo, então não tem nada de ridículo. É uma apresentação de dois sóis pura e simples.

    • Rosalia Vargas on 11/03/2011 at 10:18
    • Responder

    E quem nunca pediu “faz-me um desenho?” E aqui está muito bem colocado o esquema antes das belíssimas fotos do sol… Boa promoção da ciencia e sua cultura, Carlos. Abraço

  17. Realmente há pessoas que são capazes de acreditar ou fazer outros acreditar em tudo. Uns sim pode ser por ignorância, mas outros é irresponsabilidade pura e simples.

    Ainda bem que o post foi feito porque, pseudo-tretas à parte, aquela 2ª imagem dos 3 exemplos a seguir ao ponto 4 é lindíssima e os sóis…err…desculpem, o sol é lindíssimo! 😀

    1. Olá amigo, bom dia
      Olha, é dificil até de falar a respeito desse assunto para uma pessoa leiga em astronia como eu; porém quero relatar um fato similar ocorrido aqui no Rio de Janeiro em 1998, exatamente as 15:20 hs. Eu era policial e estava de serviço no Bairro de Madureira, olhei de repente para o céu, e vi exatamente dois SOL, fiquei sem entender nada, abaixei a cabeça, e alguns minutos olhei de novo; estava mais brilhante ainda, não me dei por satisfeito, fui ao encontro de um colega policial, isto levou alguns minutos. Foi dificil para mim mesmo sendo um policial falar do aasunto naquele momento, ele como um policial intrgo responsavel , oque poderia pensar de mim, mas arrisquei em perguntar a ele se existia dois SOL , ou se ele já tinha visto algum, a respota foi: Ho cara, voce não tem o que fazer no seu setor, que papo furado é este? voce estábem hoje, quer que chame a supervisão? Amigo, eu estou legal, está tudo bem; mas por favor olhe para o sol e me diga o que voce está vendo? aí está a grande supresa, ele não correu porque eu segurei o braço dele, e começou a falar oque diabos é aquilo ali, umas pessoas viram ele olhando para cima, sabe como é os curiosos, logo mais de cinquenta pessoas começaram a ficarem quase em pânico, eu que tive de acalma-las, é apenas um fenomeno qualquer, o que na verdade para mim não o era. hoje somos aposentados e o meu amigo policial é um experiente ufologo, ele sabe das coisas, e muito mais tem intuições incriveis que poucos acreditam se ele contar. Vou citar uma delas: “Façam armazenamento de alimentos, pelo menos para quatro anos, o mais rápido possivel, segundo ele uma grande crise está para vir por aí.” quem ler pode acreditar, até agora o que ele me falou se cumpriu.É um cara muito estranho, de difícil relacionamento, exatamente porque ninguém vai acreditar no que ele disser.

      1. Esses “2 sóis” são fenómenos atmosféricos…

        Todos os anos há vigaristas a dizer para fazerem armazenamento de alimentos porque dentro de alguns anos vai haver o fim-do-mundo.
        Há algumas décadas que ouço disso todos os anos.
        E se ler sobre isso, vai perceber que há mais de 2500 anos que há pessoas a dizer isso… constantemente.

        É pura parvoíce para fazer medo aos outros.
        O que eu estranho é que as pessoas nada aprendam e continuem a cair nas mesmas vigarices de sempre.

        abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights