Terramoto provocado pela super-Lua?

Como acontece em qualquer órbita (já que todas são elipses), por vezes os objectos estão mais longe e outras vezes mais próximos.
Quando estão mais longe, parecem mais pequenos; quando estão mais próximos, parecem maiores.
É o que acontece com a Lua, na imagem acima.

A Lua está a uma distância da Terra de cerca de 364.397 kms, em média.
No perigeu (ponto mais próximo) poderá chegar a estar a 354.000 kms de distância da Terra, e no apogeu (mais longe) poderá chegar a estar a 410.000 kms de distância.

A 19 de Março de 2011, a Lua Cheia estará a 356.577 kms da Terra. O que é o mais próximo dos últimos 18 anos.
É mais próximo que a média, mas não é nada de especial. É o perigeu da Lua – local da órbita em que está mais próxima da Terra. Todos os meses, por vezes está mais próxima, e por vezes está mais longe.
Ou seja, nada de especial. É algo normal.
Isto é astronomia!

Entretanto, entraram em cena os pseudo-profetas da desgraça.
Richard Nolle, um astrólogo, viu que a Lua ia estar mais perto, percebeu que ela está quase cheia (algo que acontece todos os meses), e chamou-lhe Super-Lua. Escreveu então correctamente que as forças de maré (gravitacionais) são ligeiramente mais intensas, o que poderá aumentar ligeiramente, por exemplo, o tamanho das ondas e o número de tempestades.
super-moon
Mas claro, a comunidade pseudo é muito imaginativa e medrosa.
Vai daí, percebeu que 19 de Março fica perto do dia em que foi o terramoto no Japão (na prática, fica longe, porque são 8 dias de diferença num mês), e vai daí inventou que o terramoto no Japão deu-se devido à Lua!!!
Facebook, Twitter, e blogs, inundaram-se com esta explicação totalmente idiota!

O que acontece normalmente a seguir?
Maus jornalistas, sem qualquer neurónio, divulgam estas MENTIRAS como se fossem verdade, promovendo a estupidificação da população!

Conclusão? Muita gente passa a acreditar nas mentiras divulgadas por estes jornais.
E muita gente passa a ter medo do que vai acontecer a 19 de Março! Sim, que os pseudos já estão a vender o medo para essa altura! Vai ser o Fim do Mundo!!!

Sabem quando foi o último grande terramoto? Foi na Indonésia, a 26 de Dezembro de 2004, sendo que a Lua estava longe de nós (próxima do apogeu) e perto de Lua Nova.
Claro que os pseudos não querem saber de factos, por isso já andam a dizer que o terramoto na Indonésia aconteceu com a Lua da mesma forma que agora!
Enfim…

Leiam mais sobre isto, em inglês, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui.

Deixem-me ser claro: a ideia que a Lua provoca terramotos é um perfeito DISPARATE!
Não há qualquer ligação entre uma coisa e outra.
Não se deixem levar por estas MENTIRAS dos pseudos!

47 comentários

4 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Paulo Sanches on 17/03/2011 at 02:24
    • Responder

    Carlos,
    obrigado pelo esclarecimento.
    Escapou-me o pormenor da chamada “super-Lua” coincidir com a Lua Cheia. Só reflecti sobre o Perigeu (mea culpa).
    Sobre os “bitaites” dos pseudos… eu já nem lhes ligo.

    Abraço,
    Paulo

  1. Olá Paulo,
    Todos os links que coloquei no post, dizem o mesmo que eu 😉

    Todos os anos existem 12 a 13 perigeus, por isso é normal a Lua estar mais próxima muitas vezes.

    A super-Lua não é só quando a Lua está próxima. Também precisa estar cheia.

    A confusão que existe em muitos sites com o ano de 2005, é que os pseudos quiseram ligar essa data ao Terramoto da Indonésia… que não tem nada a ver.

    No link para as palavras do Phil Plait:

    “And it gets worse. Like where the Accuweather article says this:

    AccuWeather Facebook fanpage member Daniel Vogler adds, “The last extreme super moon occurred was on January 10th, 2005, right around the time of the 9.0 Indonesia earthquake. That extreme super moon was a new moon. So be forewarned…”

    The problem here is that this is total nonsense. The huge Indonesian earthquake was on December 26th, 2004: fully two weeks before the Moon was at perigee. In other words, that earthquake happened when the Moon was nearly at its farthest from the Earth, minimizing its effect on us.”

    Como pode ver pelas Efemérides aqui no blog, a Lua irá estar Cheia no próximo sábado, dia 19, e ao mesmo tempo estará mais perto da Terra.
    Ou seja, será a chamada super-Lua, que já não existia há 18 anos.
    😉

    abraço!
    Carlos

    P.S.: incluí a palavra Cheia no post, na frase que mencionou, para se perceber melhor. Realmente, estava confuso.

    • Paulo Sanches on 17/03/2011 at 01:28
    • Responder

    fourmilab.chOlá Carlos,

    no post refere que… “A 19 de Março de 2011, a Lua estará a 356.577 kms da Terra. O que é o mais próximo dos últimos 18 anos.” mas eu li ontem, no seguinte blog http://blogs.elcorreo.com/magonia/2011/3/11/la-superluna-del-19-marzo-y-terremoto-japon-, que a Lua esteve a 356.567 kms em 12 de dezembro de 2008, e a 356.571 kms em 10 de janeiro de 2005. Estes valores foram confirmados no seguinte site http://www.fourmilab.ch/earthview/pacalc.html

    Considerando esta calculadora de Perigeu’s e Apogeu’s Lunares correcta e fiável, no próximo sábado não se verificará a maior aproximação da Lua dos últimos 18 anos.

    Este meu comentário é apenas um complemento ao seu excelente e esclarecedor post.

    Um abraço,
    Paulo Sanches

  2. My bad. Mas continuam a faltar as fontes em mais de metade do texto da wiki…

    • Ana Guerreiro Pereira on 17/03/2011 at 00:19
    • Responder

    Carlos, por isso é que estava a pedir um post de um geólogo sobre o tema 😀 É que não me parece assim tão improvável existir uma relação; o problema é que eqto q no meio geológico essa relação pode traduzir-se em alterações geológicas que demoram centenas de anos a produzir-se, há quem exagere logo e diga que é já a seguir…

    No entanto, está a induzir em erro muito boa gente. A primeira vez que dei com isto foi quando estava a corrigir uns trabalhos sobre o impacto do desenvolvimento humano no “condomínio” terrestre; uma data de pessoal a dizer-me que o aquecimento global provocava terramotos. E eu, mas tá tudo parvo ou quê?? Onde é que foram buscar isto? (a partir daí foram proibidos de pesquisar na internet… 😛 passei eu a fornecer o material e a avisar que iria ver quem tinha ido à internet e me tinha desobedecido… 😛 muahahahah! é verdade, eu sou o monstro do esparguete voador disfarçado de incauta terrestre! :D)

    Logicamente que segui as pistas, porque onde há fumo há sempre algum fogo. E fui dar com isso. Na altura expliquei exactamente isto, que é um processo não confirmado, é uma teoria não aceite por muitos e que mesmo tendo o seu quê de plausibilidade (explicando como) seria um processo de muitos, muitos anos… e se o aquecimento global acelerou “agora”, nos últimos 50 anos… ainda não havia tempo para os terramotos daí advindos poderem ocorrer… puf puf puf.

    Marco, aquele link do HAARP de que o Carlos fala não era o da wiki. 😀 o da wiki fala somente no que é o projecto e qual a controvérsia em torno dele, relatou somente o que se pensa ter acontecido. O outro link, que o Carlos descreve, é de um site conspiracionista 😀

  3. Vocês não sabem do que falam. O HAARP é apenas um grande receptor construído com o intuito de roubar TV Cabo aos Annunaki do planeta Nibiru 😀

    Essa página da wiki devia ter um aviso de falta de imparcialidade e de fontes, como é aliás costume neste tipo de assuntos.

  4. É possível haver uma relação ténue… mas é como eles dizem… são processos de centenas, milhares, ou até centenas de milhares de anos…
    não é algo do género: “Ficou mais quente, o ar fica mais pesado, faz pressão sobre placas tectónicas, e por isso há logo terramotos”
    😛

    • Ana Guerreiro Pereira on 16/03/2011 at 23:51
    • Responder

    Interessante, né?… fui procurar o que era o HAARP e dei logo com ele…

    “Ou seja, talvez tenham razão neste ponto: as ondas electromagnéticas já fritaram o cérebro a estes conspiradores.” LOOOOOOOOL 😛 mauuuuu, tadinhos pá, perdoa-llhes, não sabem o que fazem… 😉

    E qto ao resto? ao que ele afirma ser a relação entre aquecimento global e terramotos? não é o único neste plantel de vulcanólogos e sismólogos, mas não são muitos.

  5. Ana,

    Interessante o link que deste.

    Realço estas frases:

    “Esse dispositivo e capaz de disparar milhões de volts na Ionosfera do planeta, podendo causar de alterações climáticas a terremotos.”

    Ora, para estes conspiradores ignorantes, alterações climáticas e terramotos são basicamente a mesma coisa, provocados pelas mesmas causas e com as mesmas consequências.
    Ninguém deveria acreditar nestas patetices.

    “Esse dispositivo pode também provocar alterações no comportamento humano, uma vez que nosso cérebro e sensível a ondas eletromagnéticas.”

    Claro, exacto.
    Por isso é que as pessoas andam completamente malucas. Afinal, todas elas usam televisões, micro-ondas, telemóveis, e toda uma vasta gama de dispositivos que emitem muito mais que uma central nos EUA poderia fazer a nível mundial.
    Micro-managing seria muito mais consistente em termos de conspirações… mas estes conspiradores nem isso entendem.
    Ou seja, talvez tenham razão neste ponto: as ondas electromagnéticas já fritaram o cérebro a estes conspiradores.

    “a nação que detém esta tecnologia jogou aviões contra prédios de sua própria nação para obter o apoio de seu povo em uma guerra inútil que já dura quase 10 anos. Com isso surgem suspeitas de que os EUA teriam usado a tecnologia HAARP para provocar terremotos.”

    Ele assume algo infundado, que é mais uma conspiração “no ar”, para tirar a conclusão non-sequitur (conclusão que não tem nada a ver com o que é dito) que então tem que ser verdade a conspiração sobre o HAARP.
    É um salto no pensamento que não faz qualquer sentido, para enganar aqueles que não entendem a mais elementar lógica.
    Eu também poderia dizer que se existem monstros de esparguete voador, então a pessoa que escreveu esse texto foi comida por um.

    “Um relatório lançado dia 09/03/2011 pelo Institute of Physics of the Earth (Instituto de Física da Terra) está advertindo que as Américas estão em perigo de sofrer um mega-terremoto de proporções catastróficas durante as próximas duas semanas, especificamente nos Estados Unidos, México, América Central e América do Sul da costa Oeste. Prevendo que um mega-terremoto ocorra, o relatório diz que são os aumentos sutis dos sinais eletromagnéticos (O HAARP pode causar esse aumento) que estão sendo detectados na atmosfera superior da Terra ao longo de muitas regiões do Mundo, as mais intensas estão sobre o litoral oeste dos EUA e Centro-Oeste.”

    Mais uma MENTIRA para enganar as pessoas.
    O Relatório realmente diz que os EUA estão em perigo, sobretudo na zona da Califórnia. Isto toda a gente sabe. Tem a ver com placas tectónicas e NADA a ver com HAARP.

    Eu não percebo é como estas pessoas se queixam que o HAARP é um segredo, que não se sabe nada sobre ele, e no entanto estes conspiradores dizem saber tudo!!!
    É um paradoxo que vive da irracionalidade, crendice, e ineptitude mental das pessoas.

    Enfim, um texto totalmente disparatado, cheio de mentiras, com o único objetivo de enganar as pessoas, e estupidificá-las com conspirações infundadas.

    Não há tantos disparates na ideia do boobquake 🙂

    Bill McGuire: eu não preciso de ser cientista, para perceber que o Japão seria um país em risco, até porque anualmente têm dezenas de terramotos. Por isso, ele falar do Japão, é a mesma coisa que eu dizer que vai estar Sol no Texas. Serei um profeta?
    😛
    Quanto ao paper dele, é normal os alarmismos, porque eles precisam $$$ prás investigações que fazem… logo, tem que chamar esse investimento de alguma maneira.
    Claro que nós, não sendo investidores, percebemos a jogada.
    😛

    • Ana Guerreiro Pereira on 16/03/2011 at 23:00
    • Responder

    disponivelatodos.netfacebook.com…

    Nunca ouvi falar de HAARP. Fui procurar, dei com “High Frequency Active Auroral Research Program”, na wikipedia, é isso?

    “entender, simular e controlar os processos ionosféricos que poderiam mudar o funcionamento das comunicações e sistemas de vigilância” – o que é que isto tem a ver (e não a haver :D) com terramotos?

    “Existem especulações de que o projeto HAARP seria uma arma dos Estados Unidos, capaz de controlar o clima provocando inundações e outras catástrofes.” – mesmo que seja verdade (e pelo que percebi o parlamento europeu e o russo alegam que sim, que é um arma geofísica (não me espanta, mas não estou por dentro desta matéria para poder bitaitar neste sentido), o que é que o clima tem a ver com terramotos?

    Tb encontrei isto: http://www.disponivelatodos.net/2011/03/terremoto-no-japao-pura-manifestacao-da.html

    Pelos vistos, já se anda a afirmar q o HAARP é responsável pelo terramoto no japão…???

    Não senhora!!! continuo a afirmar que são efeitos retroactivos do boobquake do ano passado!!!! (http://www.facebook.com/pages/Boobquake/115608248460905?sk=info)

    Ora bem, a verdade é que outro tipo de informação que tem sido veiculado em muitos sites é que o aquecimento global e as alterações climáticas provocam terramotos. Isto é inclusive defendido por um senhor vulcanólogo chamado Bill McGuire (que é criticado: “Critics have said that McGuire has sometimes made exaggerated claims, in the media and in popular science publications, about geohazard risks that are outside his field of expertise.” -wikipedia- mas, por acaso falou há uns tempos de Tóquio como, segundo a wiki, “the city waiting to die”, referring to its placement on a prominent geological fault that could result in a highly damaging earthquake”… e estava certo neste aspecto – e neste caso e altura atribuiu às causas correctas, surpreendentemente; fala disso no seu livro sensacionalista http://books.google.com/books?id=RY-LWN6OdGMC ).

    Este senhor prima pelo alarmismo, daquilo que tenho percebido, é preciso notar…tem um gosto especial por catástrofes e, pelo que percebi, praticamente todo o mundo está condenado… :p Até Portugal está contemplado! 😀 No entanto, ele tinha razão qto a Tóquio (mas tb não era preciso muito para lá chegar… :P).

    Ora este senhor é um dos que advogam que as alterações climáticas podem desencadear erupções e sismos. Como? Basicamente, ele afirma que o aumento do nível do mar pode alterar a dinâmica de deriva dos continentes (é este o termo?) e pressionar placas tectónicas. Por outro lado, afirma que o degelo leva a alterações de pressão em vulcões subglaciares: “a redução das camadas de gelo na superfície dos vulcões alivia a pressão nas câmaras de magma abaixo, permitindo uma maior produção de rocha derretida”, é dito na revista Philosophical Transactions of the Royal Society A (que não conheço, por isso não sei dizer se é fidedigna). E continua com “À medida que os depósitos de gelo do ártico se tornam mais finos, aliviam a pressão sobre a superfície da terra por baixo, enquanto a subida do nível do mar aumenta a pressão nas regiões costeiras de todo o planeta.”; tb se pode ler que “As mudanças de pressão na camada de magma podem também contribuir para mais tremores de terra.”. “Este tipo de alterações “pode ser suficiente para desencadear uma resposta geosférica”, diz Bill McGuire, acrescentando que “As evidências apoiam uma ligação forte entre a mudança nas alterações climáticas e um aumento de processos geológicos e geomorfológicos.”

    No entanto, no final afirma que “não foi identificado um aumento global da actividade vulcânica e sísmica até à data” e que “não é clara a escala temporal em que pode ocorrer uma resposta geológica face a alterações climáticas”, pois, “a produção de magma que resulta da redução das camadas de gelo pode levar décadas, ou mesmo séculos, a atingir a superfície.”

    Ora, esta tese/teoria tem muitos oponentes e não é aceite pela maioria dos sismólogos.

    Pessoalmente, parece-me um caso de empolamento e exagero de uma teoria ou hipótese. O senhor disse que era possível; não disse que é isso que está a acontecer.

    Não conheço geologia suficiente para poder dissecar esta teoria dele. Isso é com o plantel de especialistas do astro.pt 😛

    Fico à espera do poste 😀 sobre esta teoria! 😀

  6. dn.ptBoa tarde.
    Ainda relacionado com o que ainda realmente interessa neste post. Ou seja, o que é realmente verdade; O Diário de Notícias hoje colocou na sua capa uma pequena referência ao facto do perigeu da Lua ser o mais perto dos últimos 18 anos.
    Aqui segue o link: http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1806875

    Abraço!

  7. Olá,

    Já ouvi falar do HAARP. Não tem nada a ver com terramotos.
    O HAARP explica os terramotos da mesma forma que o Pai Natal os explica…

  8. Já ouviu a falar do HAARP? Esta é a explicação dos últimos terramotos. A lua tem pouco haver com isso….

  9. Concordo: existem conspirações, mas não teorias
    😉

  10. lol ok Carlos 🙂

    Relativamente à opinião do Phil Plait, não conheço na totalidade, apenas o que citas. De qualquer forma se ele acha que o artigo é vergonhoso, é com ele. Percebo que perante uma tragédia desta dimensão ele se sinta chocado com a forma como algumas pessoas tiram partido disto, de forma completamente cruel e perversa. Mas não passa de uma opinião. Podia até ser uma linha e ele achar que era quite a bit..

    De acordo com o artigo do dailymail referem que o tal Nolle deu uma entrevista na rádio ABC, onde apresentou ou defendeu a tal ideia disparatada. Não sei se nessa entrevista inicial, existiu alguém a rebater as ideias disparatadas do senhor Nolle.

    No entanto e colocando como hipótese que tal não aconteceu, o artigo serve exactamente para refutar essas ideias disparatadas, ou pelo menos colocar peso no outro lado da balança.

    Relativamente à palavra teoria, usei aspas, exactamente pelos motivos que indicas… Mas já agora, atenção à utilização da expressão teoria da conspiração. 🙂

  11. Caro Carlos Oliveira:

    Parabéns pelo excelente artigo supra.
    Simples e esclarecedor.

    Jose Ramos.

    • Ana Guerreiro Pereira on 15/03/2011 at 19:23
    • Responder

    E agora, q me desculpem todos os excelentes jornalistas deste mundo, mas não posso deixar de partilhar esta pérola:

    http://www.youtube.com/watch?v=k6oAsbbQ60g

    LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

  12. Sérgio,

    Não há qualquer “teoria”. Uma teoria é feita de observações e factos. Neste caso, não há qualquer teoria. Há uma ideia disparatada, a que é dada imenso tempo de “antena”, que depois foi copiada (só essa parte) por muitos outros jornais e blogs pelo mundo.

    Como diz o Phil Plait:

    “The UK newspaper Daily Mail has a shameful article up asking if the Japan earthquake was caused by this “supermoon”. While they do ask a geologist and an astronomer about it — and they both say it’s silly — the article spends quite a bit of its space whipping up fears that the gravity of the Moon will cause volcano eruptions and earthquakes.”

    abraço!

  13. O título da notícia é uma pergunta e no artigo apresentam a “teoria” do tal astrólogo e apresentam varias outras citações e explicações que refutação dessa “teoria”.

    Se eu ler apenas o que se vê no printscreen, de facto fico só com um lado da estoria.

    Não me parece ser justo estar a fazer julgamentos desta forma, como se a parte fosse o todo.

    • Ana Guerreiro Pereira on 15/03/2011 at 14:13
    • Responder

    Pssst, embora neste caso tenha havido falta de trabalho de casa da parte dos senhores jornalistas, não nos esqueçamos que eles tb são vítimas do sistema em que se vive actualmente.

    E não nos esqueçamos que há excelentes jornalistas que dão o seu contributo diariamente e que lutam contra a iliteracia.

    Infelizmente, no meio, aquilo que vende é que dita tudo o resto. E as baboseiras vendem.

    -gosto mais da teoria de que o boobquake (lembram-se??) do ano passado está a fazer das suas… 😛

  14. Fico estupfacto pela mente pequinina que têm os conspiracionistas.

    Tudo vai mudar mas fica tudo na mesma. Ou seja, muda, mas se não mudar como dizem têm uma desculpa perfeita: “eu disse que ia tudo mudar… mas era metafórico. Mudam é as consciências”

    • Luís Carrilho on 15/03/2011 at 02:36
    • Responder

    este tipo de noticias falsas podem ser alarmantes ao provocarem o panico geral. sem dúvida que os jornalistas, não fazendo o trabalho de casa (entrevistando um astronomo por exemplo), ajudam a espalhar o panico e a arranjar pseudo-explicações para vender jornais….

  15. examiner.comyoutube.com…

    Ainda me lembro de uma astróloga que se indignou pelo facto de os cientistas japoneses não terem pedido a opinião à Lua antes de fazerem colidir a sonda Kaguya. (http://www.examiner.com/astrology-in-san-francisco/orbiter-crashing-into-the-moon)

    «Purposefully crashing something into the moon just to watch what happens is akin to a schoolboy cutting up a live frog to see what makes it jump. It is an example of the domination of the left-brained rational scientific approach over the intuitive.
    Did these scientists talk to the moon? Tell her what they were doing? Ask her permission? Show her respect?»

    Pode ser que a Lua agora queira vingança…

    Por outro lado, a teoria desta jovem no youtube parecer ser mais bem fundamentada (http://www.youtube.com/watch?v=7UmotTE-VlY).

  16. As mentiras não páram de ser divulgadas! Enfim…

    Ao menos divulguem as verdades também.
    Divulguem este post!!! 😉

    Senão, as redes sociais enchem-se de mensagens só com ideias erradas 🙁

    • Ana Guerreiro Pereira on 14/03/2011 at 23:26
    • Responder

    Já começam as fritalhadas…

    Não senhora, o terramoto no japão foi provocado pelo efeito retroactivo do boobquake do ano passado!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights