Uma teoria da gravidade confirmada e outra rejeitada

Observações recentes de galáxias ricas em gases correspondem exatamente às previsões de uma teoria modificada da gravidade, conhecida como MOND.
Leiam aqui.

Cosmic Void

Já a teoria de que estaríamos no centro de um vazio cósmico, poderá ter sido descartada.

“Usando observações feitas pelo telescópio espacial Hubble, astrônomos descartaram uma teoria alternativa sobre o Universo, que tenta descrever as observações sem precisar da energia escura.
A teoria foi descartada com base em novos cálculos que estimaram a taxa de expansão do Universo com uma precisão sem precedentes.
O Universo parece estar se expandindo a uma velocidade crescente.
A hipótese mais aceita pela comunidade científica é a de que isto ocorre porque o Universo está repleto de uma energia escura que funciona no sentido oposto da gravidade.
Uma hipótese alternativa é a de que estaríamos no centro de uma enorme bolha de um espaço relativamente vazio. Essa bolha teria cerca de oito bilhões de anos-luz de circunferência, abarcando toda a nossa vizinhança galáctica. Se vivêssemos realmente perto do centro desse vazio, as observações que mostram as galáxias sendo empurradas para longe umas das outras, com uma velocidade cada vez maior, seria meramente uma ilusão.
Esta hipótese foi agora invalidada porque os astrônomos mediram a atual taxa de expansão do Universo com uma incerteza de apenas 3,3%, uma melhoria de 30% em relação à medição anterior, também feita pelo Hubble.
O valor da taxa de expansão do Universo é de 73,8 quilômetros por segundo por megaparsec. (…)”

Leiam o resto, aqui, aqui, e aqui.

Sinceramente, li sobre as duas, e parece-me que:
– nem uma está realmente confirmada: foi somente confirmada uma previsão, faltam ainda muitos testes e tem um objectivo diferente;
– nem a outra está descartada: pode ficar descartada uma previsão, mas a pequena diferença real não pode fazer cair tudo.