Recriar a experiência do Primeiro Voo Espacial Humano

 

Uma colaboração entre o astronauta da ESA, Paolo Nespoli, e o cineasta Christopher Riley, pretende recriar o que o astronauta russo Yuri Gagarin – primeiro homem a viajar ao espaço e orbitar o planeta – viu em 12 de abril de 1961.

A meio século atrás, o primeiro cosmonauta do mundo, realizou uma viagem de 108 minutos, numa órbita única ao redor do planeta e viu algo que nenhum outro ser humano jamais tinha visto antes: o nosso planeta, a partir do espaço. “Fiquei maravilhado com a beleza do nosso planeta”, disse Gagarin no momento.

Mas, enquanto o explorador documentada sua viagem na nave espacial Vostok 1, através de uma gravação de voz bastante comovente e poético, ele só conseguiu tirar algumas fotografias e não poderia capturar qualquer vídeo do evento histórico.

Então Nespoli, que está a bordo da Estação Espacial Internacional, recriou a viagem e capturou todo o evento em vídeo HD. Ele apontou a câmara para fora da janela do ISS, e registou a mesma vista da Terra, que Gagarin viu.

Mas combinar a trajectória da ISS com a realizada pela Vostok 1, tanto quanto possível, estava longe de ser fácil. O ISS só imita a viagem do russo – seguindo a mesma trajetória, durante o mesmo tempo do dia – uma vez a cada seis semanas. Assim, Nespoli teve que fazer tudo com precisão para que não falha-se nada, obtendo o vídeo assinalado.

fonte: wiredscience e firstorbit

 

Podem ver o vídeo e fazer o download (é completamente livre) no sítio do firstorbit no dia 12 de Abril.

2 comentários

  1. Pois tens razão 😛
    Já existe… e há somente 2 dias atras 😛

  2. Boa noite,
    Parece-me que a informação deste post já constava no do dia 23 de Março divulgado pelo coordenador Sérgio Paulino.
    http://www.astropt.org/2011/03/23/a-terra-vista-por-yuri-gagarin/

    Cumprimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights