AstroPT acabou

logo astroPT

O projeto astroPT está muito perto de fazer 4 anos.
Foram 4 anos a ter bastante trabalho e a perder várias horas por dia para divulgar a astronomia.

Neste momento, torna-se incomportável continuar a perder tantas horas de forma voluntária.
Além de problemas que tem havido, dos quais somos alheios.
Daí que resolvemos acabar com o projeto.

Como despedida, peço-vos para nos comentários nos darem feedback sobre o que pensam do astroPT nos 4 anos que esteve em atividade.

37 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Alexandre Gonçalves on 01/04/2011 at 18:48
    • Responder

    Quase que me engana.Carlos! 1º DE ABRIL!!!!

    • Ana Guerreiro Pereira on 01/04/2011 at 18:11
    • Responder

    E não é um site que remete somente para a astronomia, people 🙂

    Carlos, quantos alguidares de baba já encheste ao longo dia e ao longo dos comentários?? :))

    Mas é verdade, às vezes precisamos de conhecer o feedback do nosso trabalho, e tendo em conta o dia que é, foi uma forma engraçada de o fazer 😀 Porque fazer ciência não tem de ser sempre sério nem tem de ser sempre aquilo que se chama de geek 🙂

    Um dos melhores elogios que aqui li é o do Rubens, que admite que o astro contribuiu para o crescimento do seu espirito critico. :)))))

    • Agostinho Magalhães on 01/04/2011 at 17:56
    • Responder

    Caros amigos,

    Compreendo o vosso abandono e não vos critico. A vossa presença foi importante para mim pois facilitou muito a minha aprendizagem e procura de sites sobre astronomia. Vou continuar pela estrada que vocês me ajudaram a abrir e que vou tentar manter aberta.
    Obrigado a todos

    Agostinho Magalhães

  1. Aproveito a piada de primeiro de abril, pra declarar meu apreço pelo site.

    Eu considero o AstroPT uma verdadeira mina de ouro, para quem se interessa sobre os assuntos Astrofisicos.

  2. O pouco tempo que estive inscrita posso dizer que achei muito interessante (mais até pelas polêmicas) e lamento que tenha decidido isso. Talvez haja uma forma de continuar e fizeram um grande trabalho.

  3. Nao pode ser.

    Este site é muito importante para acabar assim.

    É um blog que transmite várias notícias diárias de astronomia, constantemente actualizado, sempre com rigor cientifico, com divulgação séria de notícias, inspirando as pessoas para a ciência, e a dar-lhes espirito critico.

    Em lingua portuguesa, é o único site que conheço que promove tantas vantagens para o conhecimento cientifico e a divulgaçao de astronomia. E não só, já que alerta as pessoas para não caírem em vigarices, dando-lhes assim uma melhor vida.

    Sou emigrante em França, e prefiro ler este site em portugues do que os sites em frances, porque este tem mais informaçao, e é mais facil de ler.

    Por favor, nao acabem com ele!!!!

    Percebo que dê muito trabalho, e vocês todos têm outros afazeres… mas arranjem forma de se remunerarem.
    Eu pago, se fôr pouco.
    E dêem-me o número do Bill Gates que eu telefono-lhe para ele vos pagar pelo trabalho! 🙂

    Mas por favor, não deixem cair o blog…

    Pelo contrário. O blog já tem um nível tão alto, que deveria ser desenvolvido para formarem uma empresa de divulgação online. Contratem pessoas, façam parcerias com universidades, sei lá… olhem em frente, mas não desistam!!!

    Concordo com o Leandro Guedes:

    “Sempre foi extremamente raro encontrarmos um lugar na internet com a quantidade, a diversidade e a qualidade de informação sobre astronomia que encontramos no AstroPT.

    Lamentando muito aqui o fim desse site único na astronomia de língua portuguesa…”

    Espero bem que seja piada de 1 de Abril… senão, já me estragou o ano! 🙁

  4. Ora bolas!
    Logo agora que astroPT magazine tinha ultrapassado os 1100 leitores e outras tantas visualizações das suas páginas…
    Lá vou eu espalhar Física para outro lado… e “chorar” 🙁 para que um espaço como este volte.

    PS: Se não fosse “dia das mentiras” quase que colava. Mas obrigado Carlos por lançar o debate 🙂

  5. Prezados amigos, leitores e colegas colaboradores

    Foi com imenso pesar e consternação que vi esse post a alguns minutos atrás.

    Sempre foi extremamente raro encontrarmos um lugar na internet com a quantidade, a diversidade e a qualidade de informação sobre astronomia que encontramos no AstroPT.

    Lamentando muito aqui o fim desse site único na astronomia de língua portuguesa…

    Compreendo que tudo possui seu ciclo e, talvez, seja sábio identificar quando um ciclo termina para se inciar outro. De qualquer forma, não tenho sabedoria para poder aceitar o fim do AstroPT sem consternação e tristeza.

    Aos criadores, leitores e colaboradores que formaram essa maravilhosa família durante os 4 anos de existência, meu desejo sincero que não se dissipem, e que nos reencontremos em breve, nesse esforço de construir boa astronomia em língua portuguesa.

    A todos vocês, meu mais Forte Abraço,
    Leandro Guedes.

  6. É 1º de Abril, verdade, mas este blog sempre foi extremamente sério. Por isso meu espanto.

  7. Que pena que um site tão bom, que me ajudou a ter uma visão melhor do que pretendo ser daqui alguns anos, venha a cair por causa de mais uma crise de personalidade do Carlos.

    Desde a metade dos meus 15 anos visito o site, comentando às vezes e às vezes só observando as discussões que ocorriam nos comentários.

    Hoje com 16 anos imagino que, vocês do Astropt, foram meu primeiro passo para desenvolver meu senso critico para poder desviar do caminho das pseudo-ciências que pareciam tão interessantes quando tinha 15 anos.

    Triste essa notícia, mas está bom né?! temos que aceitar o fato de que o Carlos prefere dançar macarena do que postar para o blog.

    Ooooh, macarena!

  8. Isto é uma manobra do Carlos para receber elogios. Ele volta 😉

  9. Espero que seja peta adequada ao calendário.
    Amanhã falamos.

    • Paulo Esteves on 01/04/2011 at 11:03
    • Responder

    Não fosse hoje o dia que é, e certamente o classificaria como um dia muito triste para a divulgação científica escrita em português. É de louvar as horas, dias, semanas!, que certamente você, Carlos, juntamente com o Dário Codinha, o Rui Barbosa, o Nuno Coimbra, o José Gonçalves, e tantos outros colaboradores, perdem cada ano que passa a compilar e processar todas estas informações que nos trazem, num esforço que no ramo, na minha opinião, é só igualado pelo magazine do Rui Barbosa (que é outro “achievement” fenomenal).

    Blog, mailing list, magazine, comentários, desafios, mais e mais e mais a cada dia que passa, que força de vontade!

    Simplesmente, obrigado.

    Os meus mais sinceros parabéns, este vosso orgulhoso seguidor.

    • Luís Carrilho on 01/04/2011 at 10:41
    • Responder

    hoje não é 1 de Abril?! :P:P

    • António Castanheira on 01/04/2011 at 10:28
    • Responder

    Eu penso que hoje é 1 de Abril, portanto…

  10. Resumindo:

    Um sítio brilhante, com informação e informações para todos.
    No meio de tanta iliteracia cientifica, é, necessário, manter este site (e sites como este!), em funcionamento. As forças religiosas e de desinformação, estão, a partir de hoje, mais fortes.

    Boa sorte e tudo de bom, para a “revista”

    1 googol de abraços,
    hav737

  11. Entendo que um blog como este dê muito trabalho e, apesar de serem vários colaboradores, a seriedade do vosso trabalho consome muito tempo, mas já estava habituada a ler-vos e vou sentir a vossa falta. Desejo-vos toda a felicidade e sucesso para as vossas vidas e obrigada pelo vosso esforço na divulgação da astronomia.
    Um abraço,
    Maria Isabel

  12. O dia das mentiras é realmente muito interessante! A quantidade de anúncios de blogs/sites/projectos que terminam dispara! 😀

    De qualquer maneira, vou alinhar na brincadeira.

    Apesar de não o visitar desde o seu início e sim só há coisa de ano, ano e meio, penso que é um projecto bastante interessante que dá a conhecer uma panóplia de assuntos relevantes e indispensáveis para a vida de uma pessoa.

    Posto isto: “Oh!! Por favor não vão embora! Por favor!!”

  13. Dia 1 de abril?

  14. É com grande surpresa e grande admiração que vejo o fim deste projecto.

    Eram perfeitamente perceptíveis alguns problemas, mas também era perfeitamente visível a grande dedicação e exigência que este projecto implicava.

    Em Portugal, considero que o AstroPT tem um papel FUNDAMENTAL na divulgação da astronomia e esse facto, só por si, num país à beira do abismo (onde a divulgação científica tem de ser prioritária para as novas gerações) já seria mais que suficente para, enquanto leitor, ter ainda esperança que consigam entre todos encontrar um meio de promover um outro projecto qualquer que possa continuar o papel até hoje desempenhado pelo ASTROPT.

    A melhor forma que tenho de expressar a minha gratidão com o ASTROPT é dizer que considero a divulgalção científica tão importante quanto a investigação e nessa área vocês executaram como deviam o vosso trabalho.

    Obrigado

  15. Primeiro – lamentável o motivo. É ser levadoo pela infantilidade, imaturidade e pirraça de alguma “criança bem mal-educada”.

    Segundo – Não acho justo, pelo erro de uns que não conseguem se adequar a nada, outros serem prejudicados à informação.

    Terceiro – Sei que cansa esse tipo de batalha com criança mimada e mal educada, mas limites quem põe são adultos, racionais, equilibrados e capazes.

    Quarto – Blog visita-se quem quer e gosta. Quem nõa gosta se afasta – deveria ser a regra.

    Quinto – Vou sentir demais e vou me lembrar exatamente de quem provocou isso. Infantilidades eu permito aos meus filhos – e até uma idade.

    Resumindo – sou contra esse fechamento. Mas, em sendo inevitável, pode encher a minha caixa de emails que eu vou amar! 🙂

  16. É realmente uma pena que o projeto venha a acabar… Eu mal consigo lembrar quantas vezes li matérias interessantíssimas aqui, quando estava começando a me interessar por astronomia… Depois da criação do Livres Pensadores, ainda citei vocês várias vezes. :/

    Se me permitem dar uma sugestão, talvez valesse a pena procurar gente nova para cuidar do site e da divulgação. Talvez alunos de graduação de astronomia, de alguma universidade daí de Portugal, ou daqui do Brasil. Assim, vocês poderiam apenas dar consultoria e orientação a eles, enquanto que o ótimo trabalho iniciado por vocês teria continuidade.

    Sabe… A ciência é muito maior do que todos nós somados, assim como a divulgação científica: não pode parar.

    Enfim… Pensem sobre isto. Talvez valha a pena. E ótima sorte nos novos projetos!

    • Ana Guerreiro Pereira on 01/04/2011 at 09:26
    • Responder

    HEI!!!! Tão??? 🙁 🙁

    A vida segue o seu rumo, de facto… é com muita pena que vejo um dos melhores divulgadores de ciência e manancial de informação “adormecer”. 🙁

  17. Quase que acreditava, têm de ser mais dramáticos para a próxima 🙂

  18. Ah! ah! April’s fool day!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights