Termina a missão primária da sonda chinesa Chang’E-2


Modelo tridimensional de uma pequena região em Sinus Iridum. Dados e imagens obtidas pela sonda chinesa Chang’E-2 a 28 de Outubro de 2010.
Crédito: CNSA/CLEP.

Chegou ao fim a missão primária da segunda sonda lunar chinesa. Em actividade desde a sua chegada à Lua em Outubro passado, a Chang’E-2 tinha como objectivo principal encontrar potenciais locais de alunagem para a sua sucessora, a Chang’E-3. Durante cerca de 180 dias, a sonda mapeou a superfície lunar com uma resolução superior à conseguida pela Chang’E-1, identificando cinco potenciais pontos de alunagem na planície basáltica de Sinus Iridum.
Apesar do sucesso da missão, continua ainda por determinar o destino final da Chang’E-2. De acordo com Wen Weibin, engenheiro sénior dos Observatórios Astronómicos Nacionais Chineses, a sonda encontra-se com combustível suficiente para observar a Lua por mais um ou dois anos. “Poderá ainda desviar a sua trajectória para o espaço exterior, região nunca antes alcançada por sondas chinesas”, afirmou Weibin à CNTV.
A próxima fase do programa chinês de exploração da Lua terá início em 2013, com o lançamento da Chang’E-3.

2 comentários

  1. Ana,

    Podes clicar no “gosto” porque, de acordo com os responsáveis chineses, a Chang’E-2 cumpriu na integra a sua missão.
    😀
    Falta apenas saber qual o local seleccionado para a alunagem da Chang’E-3, algo que deverá ser revelado apenas daqui a dois anos.

  2. (quer dizer, gosto se ela tiver conseguido cumprir a sua missão)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights