“Global Star Party” no OAL

Informação recebida do OAL:

No mês de Abril de 2011 celebra-se o “Global Astronomy Month” que, à semelhança do Ano Internacional da Astronomia 2009, estará repleto de eventos em que milhares de entusiastas e astrónomos amadores/profissionais terão a oportunidade de partilhar a sua paixão pela Astronomia.

Assim, no próximo dia 9 de Abril o Observatório Astronómico de Lisboa associa-se à iniciativa “Global Star Party”, um evento de proporções planetárias, que tem como objectivo reunir todos aqueles que desejam contemplar o céu e viver o seu interesse pela Astronomia.

Neste dia o OAL terá telescópios seus nas observações mas, no entanto, convida e encoraja os participantes que possuam equipamentos de observação (binóculos, lunetas, telescópios) a trazerem-nos e utilizarem-nos. A equipa do OAL auxiliará o público nesta actividade dentro das suas possibilidades. As observações astronómicas iniciam-se às 21:00 e decorrerão até às 3:00, estando sujeitas às condições
meteorológicas. Aconselha-se o uso de roupa confortável e quente adequada à temperatura ambiente, visto que as observações têm lugar no exterior.

Quem quiser instalar os seus próprios aparelhos poderá fazê-lo a partir das 17:30. Como o espaço disponível é limitado existe uma inscrição própria para estes casos. Deverá ter também em atenção o facto de o acesso a tomadas eléctricas ser muito limitado, sendo aconselhável trazer fonte de energia própria se o seu instrumento necessitar de energia.

Paralelamente às observações astronómicas irão decorrer 3 pequenas palestras com debate, sobre os temas:
“Será Plutão um Planeta” pelo Prof. David Luz, “Viagens no Tempo” pelo Prof. Paulo Crawford, e “Os Planetas Gigantes” pelo Doutor Javier Peralta, investigadores do Centro de Astronomia e Astrofísica da UL. As palestras iniciar-se-ão às 21:30.

O acesso à actividade é livre mas carece de inscrição prévia pois existe um espaço limitado no OAL.

A inscrição é efectuada online neste endereço.
Se após a inscrição verificar que não lhe é possível comparecer, por favor anule a inscrição na seguinte página.

A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights